TENDÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80225 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 981 "inscrito_id" => 633 "titulo" => "TENDÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS TEND?NCIAS NO ENSINO DA MATEM?TICA, COM INTUITO DE TRAZER UMA REFLEX?O POR PARTE DOS PROFESSORES DA ?REA DE ATUA??O SOBRE A IMPORT?NCIA DA UTILIZA??O DE TAIS TEND?NCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA. ? UM ESTUDO BIBLIOGR?FICO, CONSTITU?DO PRINCIPALMENTE DE LIVROS E ARTIGOS CIENT?FICOS, ONDE S?O DESTACADAS, CONTEXTUALIZADAS E ANALISADAS AS IDEIAS DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS PESQUISADORES DE CADA TEND?NCIA DISCUTIDA NO TEXTO, CONSIDERANDO O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA. TRAZEMOS REFLEX?ES E CONTRIBUI??ES DAS TEND?NCIAS EM EDUCA??O MATEM?TICA, SENDO ELAS: JOGOS MATEM?TICOS, RESOLU??O DE PROBLEMAS, MODELAGEM MATEM?TICA, INVESTIGA??O MATEM?TICA, ETNOMATEM?TICA, TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) E HIST?RIA DA MATEM?TICA. ? POSS?VEL IDENTIFICAR A IMPORT?NCIA DA UTILIZA??O DESSAS TEND?NCIAS NO ENSINO DE MATEM?TICA, ONDE O PROFESSOR TEM UMA MAIOR VARIEDADE DE METODOLOGIAS QUE POSSA USAR. PODENDO ASSIM, SUPERAR OS OBST?CULOS PRESENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TENDÊNCIAS, METODOLOGIAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID633_29072021224009.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MARIA SOARES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VIVIANE ARAÚJO" "autor_email" => "vivianemarias.araujo@gmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80225 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 981 "inscrito_id" => 633 "titulo" => "TENDÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS TEND?NCIAS NO ENSINO DA MATEM?TICA, COM INTUITO DE TRAZER UMA REFLEX?O POR PARTE DOS PROFESSORES DA ?REA DE ATUA??O SOBRE A IMPORT?NCIA DA UTILIZA??O DE TAIS TEND?NCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA. ? UM ESTUDO BIBLIOGR?FICO, CONSTITU?DO PRINCIPALMENTE DE LIVROS E ARTIGOS CIENT?FICOS, ONDE S?O DESTACADAS, CONTEXTUALIZADAS E ANALISADAS AS IDEIAS DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS PESQUISADORES DE CADA TEND?NCIA DISCUTIDA NO TEXTO, CONSIDERANDO O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA. TRAZEMOS REFLEX?ES E CONTRIBUI??ES DAS TEND?NCIAS EM EDUCA??O MATEM?TICA, SENDO ELAS: JOGOS MATEM?TICOS, RESOLU??O DE PROBLEMAS, MODELAGEM MATEM?TICA, INVESTIGA??O MATEM?TICA, ETNOMATEM?TICA, TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) E HIST?RIA DA MATEM?TICA. ? POSS?VEL IDENTIFICAR A IMPORT?NCIA DA UTILIZA??O DESSAS TEND?NCIAS NO ENSINO DE MATEM?TICA, ONDE O PROFESSOR TEM UMA MAIOR VARIEDADE DE METODOLOGIAS QUE POSSA USAR. PODENDO ASSIM, SUPERAR OS OBST?CULOS PRESENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TENDÊNCIAS, METODOLOGIAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID633_29072021224009.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MARIA SOARES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VIVIANE ARAÚJO" "autor_email" => "vivianemarias.araujo@gmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }