O PRESENTE TRABALHO CONSISTE DEMONSTRAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE À ABORDAGEM
METODOLÓGICA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INTERVENÇÃO EM UMA TURMA DE FORMAÇÃO DE
DOCENTES, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, REFLETINDO SOBRE A LEITURA E ESCRITA, E A CAPACIDADE
DA CRIANÇA CONSTRUIR SEUS CONHECIMENTOS, ATRAVÉS DO PROCESSO DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA.
O OBJETIVO DA PROPOSTA FOI EXPLICITAR, A PARTIR DO REFERENCIAL DE FERREIRO E TEBEROSKY, COMO OS
ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRENDEM A LER E ESCREVER, COM APROXIMAÇÕES
À REALIDADE E VIVÊNCIAS DAS ALUNAS EM FORMAÇÃO DOCENTE, QUE FOI REALIZADO EM 6 MOMENTOS,
APOIADO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ANTONIO ZABALA, ABORDANDO AS HIPÓTESES SILÁBICAS. DESTA
FORMA, O ARTIGO RETRATA O PONTO DE VISTA DOS EDUCADORES, QUANTO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO,
EM QUAL PENSAMENTO ELES SE APOIAM PARA REALIZAR SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SE OS EDUCADORES
PROPORCIONAM SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SEJA DE LEITURA E ESCRITA, QUE POSSIBILITE AO
ALUNO, EDIFICAR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. E POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIRIGIDO AOS ALUNOS,
CONFIRMARAM-SE AS AFIRMAÇÕES DE SEUS RESPECTIVOS PROFESSORES. PERANTE TUDO QUE FOI EXPOSTO,
FOI POSSÍVEL CONSTATAR, ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, QUE TODOS OS EDUCADORES
APLICAM ALGUNS MÉTODOS CONTIDOS NA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA DE FERREIRO E TEBEROSKY.
PERCEBE-SE, A SIGNIFICÂNCIA EM SE ADOTAR MÉTODOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, COMO TAMBÉM A
PRIMORDIALIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM MAIS CONHECIMENTO NOS PENSAMENTOS DE FERREIRO E
TEBEROSKY, COM RELAÇÃO A VISÃO DO ALUNO COMO ATIVO EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE
A ALFABETIZAÇÃO.