AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO, DA LEDOC/CAFS/UFPI
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80090 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 815 "inscrito_id" => 1589 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO, DA LEDOC/CAFS/UFPI" "resumo" => "ENQUANTO POL?TICA P?BLICA DE FORMA??O DE PROFESSORES, O PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) CONSISTE COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA CULTURA EDUCACIONAL, OFERECENDO AOS FUTUROS PROFESSORES A POSSIBILIDADE DE CONSTRU??O DA IDENTIDADE DOCENTE, BEM COMO, SE PREPARAR, PARA O CAMPO DE ATUA??O PROFISSIONAL. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PRP/UFPI, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCA??O DO CAMPO/CI?NCIAS DA NATUREZA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU? (UFPI), CAMPUS AM?LCAR FERREIRA SOBRAL (CAFS). O OBJETIVO DESTE ESTUDO ? DESCREVER AS CONTRIBUI??ES DO PRP PARA A FORMA??O DO PROFESSOR DO CAMPO, ATRAV?S DAS EXPERI?NCIAS VIVIDAS E COMPARTILHADAS NO ?MBITO DO PROGRAMA, NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA, LOCALIZADA NA COMUNIDADE VEREDA GRANDE, ZONA RURAL DO MUN?CIPIO DE FLORIANO-PI. A EXPERI?NCIA QUE TIVEMOS NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA POSSIBILITOU A BUSCA PELO CONHECIMENTO E DE ESTRAT?GIAS DE ENSINO QUE OTIMIZASSEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AL?M DE PERCEBER A IMPORT?NCIA QUE O PRP DENTRO DAS ESCOLAS VINCULADAS, TANTOS PARA OS RESIDENTES COMO PARA OS PROFESSORES ENVOLVIDOS. AS PR?TICAS VIVIDAS CONTRIBU?RAM PARA AMPLIAR NOSSA VIS?O ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO. O PRP OPORTUNIZOU ADENTRAR O CONTEXTO ESCOLAR, VERIFICANDO: COMO SE CONSTR?I O ESPA?O ESCOLAR E AS RELA??ES DA ESCOLA DO CAMPO, QUE ELEMENTOS IMPULSIONAM A PRODU??O DE SABERES E CONHECIMENTOS TE?RICO-PR?TICOS NO SEU COTIDIANO, DENTRE OUTROS ASPECTOS. MESMO DIANTE DE TODAS AS ADVERSIDADES, PRECISAMOS ESTAR BUSCANDO ESTRAT?GIAS PARA FAZERMOS A DIFEREN?A SOBRE A REALIDADE DA ESCOLA DO CAMPO E OS DESAFIOS QUE ELA ENFRENTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO DO CAMPO., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID_29072021165017.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILA VIEIRA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KEILA CARVALHO" "autor_email" => "keilacarvalho123456@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80090 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 815 "inscrito_id" => 1589 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO, DA LEDOC/CAFS/UFPI" "resumo" => "ENQUANTO POL?TICA P?BLICA DE FORMA??O DE PROFESSORES, O PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) CONSISTE COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA CULTURA EDUCACIONAL, OFERECENDO AOS FUTUROS PROFESSORES A POSSIBILIDADE DE CONSTRU??O DA IDENTIDADE DOCENTE, BEM COMO, SE PREPARAR, PARA O CAMPO DE ATUA??O PROFISSIONAL. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PRP/UFPI, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCA??O DO CAMPO/CI?NCIAS DA NATUREZA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU? (UFPI), CAMPUS AM?LCAR FERREIRA SOBRAL (CAFS). O OBJETIVO DESTE ESTUDO ? DESCREVER AS CONTRIBUI??ES DO PRP PARA A FORMA??O DO PROFESSOR DO CAMPO, ATRAV?S DAS EXPERI?NCIAS VIVIDAS E COMPARTILHADAS NO ?MBITO DO PROGRAMA, NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA, LOCALIZADA NA COMUNIDADE VEREDA GRANDE, ZONA RURAL DO MUN?CIPIO DE FLORIANO-PI. A EXPERI?NCIA QUE TIVEMOS NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA POSSIBILITOU A BUSCA PELO CONHECIMENTO E DE ESTRAT?GIAS DE ENSINO QUE OTIMIZASSEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AL?M DE PERCEBER A IMPORT?NCIA QUE O PRP DENTRO DAS ESCOLAS VINCULADAS, TANTOS PARA OS RESIDENTES COMO PARA OS PROFESSORES ENVOLVIDOS. AS PR?TICAS VIVIDAS CONTRIBU?RAM PARA AMPLIAR NOSSA VIS?O ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO. O PRP OPORTUNIZOU ADENTRAR O CONTEXTO ESCOLAR, VERIFICANDO: COMO SE CONSTR?I O ESPA?O ESCOLAR E AS RELA??ES DA ESCOLA DO CAMPO, QUE ELEMENTOS IMPULSIONAM A PRODU??O DE SABERES E CONHECIMENTOS TE?RICO-PR?TICOS NO SEU COTIDIANO, DENTRE OUTROS ASPECTOS. MESMO DIANTE DE TODAS AS ADVERSIDADES, PRECISAMOS ESTAR BUSCANDO ESTRAT?GIAS PARA FAZERMOS A DIFEREN?A SOBRE A REALIDADE DA ESCOLA DO CAMPO E OS DESAFIOS QUE ELA ENFRENTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO DO CAMPO., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID_29072021165017.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILA VIEIRA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KEILA CARVALHO" "autor_email" => "keilacarvalho123456@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }