A LDB (1996) ATRIBUI A ESCOLA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO CIDADÃO, TAL FORMAÇÃO PRESSUPÕE O ENTENDIMENTO DE QUE EXISTEM DIREITOS E DEVERES A SEREM RESPEITADOS. A QUESTÃO DA HOMOFOBIA NA ESCOLA, QUE EXCLUI ALUNOS LGBTQIA+ DE SE MANIFESTAREM LIVREMENTE, COLABORANDO TAMBÉM PARA SUA INVISIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR, É ALGO QUE MERECE DISCUSSÕES. A HOMOFOBIA NA ESCOLA, NA MAIORIA DAS VEZES, COIBI O DIREITO A EDUCAÇÃO, QUE É ALGO PRECONIZADO PELA LDB. DEVIDO A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO DO TEMA, ELABORAMOS UMA PESQUISA COM O OBJETIVO DE OBTER A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA QUESTÃO DA HOMOFOBIA. A PESQUISA FOI FEITA COM 27 PROFESSORES DE AMBOS OS SEXOS DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, PARA OS QUAIS PERGUNTAMOS SE HAVIAM PRESENCIADO ALGUMA SITUAÇÃO HOMOFÓBICA NA ESCOLA E SE TIVESSEM PRESENCIADO, PEDÍAMOS QUE RELATASSEM COMO ELA TINHA OCORRIDO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES 57% JÁ PRESENCIOU SITUAÇÕES VARIADAS DE HOMOFOBIA E QUE PODEM SER CATEGORIZADAS EM: HOMOFOBIA ENTRE PROFESSOR E ALUNO E ENTRE ALUNO E ALUNO. OS DADOS MOSTRAM UMA SITUAÇÃO PREOCUPANTE, NO QUAL ALUNOS SOFREM NA ESCOLA O QUE PODEMOS CHAMAR DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO.