FATORES DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA QUE PROMOVEM A DEMOCRACIA E A COPARTICIPAÇÃO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80061 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 780 "inscrito_id" => 3418 "titulo" => "FATORES DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA QUE PROMOVEM A DEMOCRACIA E A COPARTICIPAÇÃO" "resumo" => "A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA É CONJECTURADA COMO EXEMPLO IDEAL DE GESTÃO PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. CONTUDO, O PRESENTE TRABALHO OFERECE UM BREVE ESTUDO ACERCA DOS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A GESTÃO ESCOLAR QUANDO ESTA SE CARACTERIZA COMO DEMOCRÁTICA E COPARTICIPATIVA, BEM COMO SUA INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE. ESSA IDEALIZAÇÃO FOMENTOU A PREPARAÇÃO DESTE ESTUDO, COM O QUAL SE OBJETIVOU ANALISAR OS FATORES DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA QUE PROMOVEM A DEMOCRACIA E A COPARTICIPAÇÃO. ABORDAM-SE CONCEPÇÕES SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA, ENFATIZANDO-SE A IMPORTÂNCIA DE PRIORIZAR-SE UMA CONSISTENTE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NOS ASPECTOS ATINENTES À GESTÃO ADMINISTRATIVA, PEDAGÓGICA E FINANCEIRA DAS ESCOLAS, POIS, GESTÃO ESCOLAR NÃO DEVE SER ENXERGADA SOMENTE COMO UM CONJUNTO DE PRÁTICAS BUROCRÁTICAS VOLTADAS À ESCOLA, MAS SIM, PRECISA SER VISTA COMO UM VIÉS DE PROMOÇÃO DO FAZER DEMOCRÁTICO E DA CIDADANIA. A ESCOLA NÃO PODE E NÃO DEVE FECHAR-SE EM SEUS MUROS, DEIXANDO DE CONSIDERAR TODA A REALIDADE QUE A NORTEIA E QUE EXERCE INFLUÊNCIA CONSTANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. A PESQUISA FOI DO TIPO NÃO-EXPERIMENTAL, COM ENFOQUE QUANTI-QUALITATIVO DE CUNHO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, BASEADO EM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, COM PESSOAS ENVOLVIDAS NAS SITUAÇÕES-PROBLEMA E LEVANTAMENTO DE DADOS CORRELACIONADOS AO UNIVERSO DO OBJETO DE ESTUDO. O ESTUDO CONCLUI QUE HÁ CONTRADIÇÕES ENTRE A TEORIA E AS PRÁTICAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICAS, POIS, SE FAZ NECESSÁRIO INTERAGIR COM A COMUNIDADE, UMA VEZ QUE É ALGO QUE A ESCOLA DEVERIA FAZER CONSTANTEMENTE, PORÉM A ESCOLA EM ESTUDO SE FAZ, EM SUA MAIORIA, DE FORMA SUPERFICIAL. UMA VEZ QUE A ESCOLA DEVE SER UMA EXTENSÃO DA SOCIEDADE E UMA GESTÃO QUE ATUA DEMOCRATICAMENTE TEM ESSA CONCEPÇÃO. TODAVIA, NÃO HÁ COMO CONCEBER UM TRABALHO ESCOLAR DEMOCRÁTICO SE NÃO HOUVER PRÁTICAS QUE REMETAM À COPARTICIPAÇÃO, SOBRETUDO DOS MEMBROS DA COMUNIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, GESTÃO ESCOLAR, COMUNIDADE ESCOLAR, COPARTICIPAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA117_ID3418_29072021155046.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA CERQUEIRA DO NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "LARISSA CERQUEIRA" "autor_email" => "larissacerqueira@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80061 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 780 "inscrito_id" => 3418 "titulo" => "FATORES DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA QUE PROMOVEM A DEMOCRACIA E A COPARTICIPAÇÃO" "resumo" => "A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA É CONJECTURADA COMO EXEMPLO IDEAL DE GESTÃO PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. CONTUDO, O PRESENTE TRABALHO OFERECE UM BREVE ESTUDO ACERCA DOS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A GESTÃO ESCOLAR QUANDO ESTA SE CARACTERIZA COMO DEMOCRÁTICA E COPARTICIPATIVA, BEM COMO SUA INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE. ESSA IDEALIZAÇÃO FOMENTOU A PREPARAÇÃO DESTE ESTUDO, COM O QUAL SE OBJETIVOU ANALISAR OS FATORES DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA QUE PROMOVEM A DEMOCRACIA E A COPARTICIPAÇÃO. ABORDAM-SE CONCEPÇÕES SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA, ENFATIZANDO-SE A IMPORTÂNCIA DE PRIORIZAR-SE UMA CONSISTENTE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NOS ASPECTOS ATINENTES À GESTÃO ADMINISTRATIVA, PEDAGÓGICA E FINANCEIRA DAS ESCOLAS, POIS, GESTÃO ESCOLAR NÃO DEVE SER ENXERGADA SOMENTE COMO UM CONJUNTO DE PRÁTICAS BUROCRÁTICAS VOLTADAS À ESCOLA, MAS SIM, PRECISA SER VISTA COMO UM VIÉS DE PROMOÇÃO DO FAZER DEMOCRÁTICO E DA CIDADANIA. A ESCOLA NÃO PODE E NÃO DEVE FECHAR-SE EM SEUS MUROS, DEIXANDO DE CONSIDERAR TODA A REALIDADE QUE A NORTEIA E QUE EXERCE INFLUÊNCIA CONSTANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. A PESQUISA FOI DO TIPO NÃO-EXPERIMENTAL, COM ENFOQUE QUANTI-QUALITATIVO DE CUNHO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, BASEADO EM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, COM PESSOAS ENVOLVIDAS NAS SITUAÇÕES-PROBLEMA E LEVANTAMENTO DE DADOS CORRELACIONADOS AO UNIVERSO DO OBJETO DE ESTUDO. O ESTUDO CONCLUI QUE HÁ CONTRADIÇÕES ENTRE A TEORIA E AS PRÁTICAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICAS, POIS, SE FAZ NECESSÁRIO INTERAGIR COM A COMUNIDADE, UMA VEZ QUE É ALGO QUE A ESCOLA DEVERIA FAZER CONSTANTEMENTE, PORÉM A ESCOLA EM ESTUDO SE FAZ, EM SUA MAIORIA, DE FORMA SUPERFICIAL. UMA VEZ QUE A ESCOLA DEVE SER UMA EXTENSÃO DA SOCIEDADE E UMA GESTÃO QUE ATUA DEMOCRATICAMENTE TEM ESSA CONCEPÇÃO. TODAVIA, NÃO HÁ COMO CONCEBER UM TRABALHO ESCOLAR DEMOCRÁTICO SE NÃO HOUVER PRÁTICAS QUE REMETAM À COPARTICIPAÇÃO, SOBRETUDO DOS MEMBROS DA COMUNIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, GESTÃO ESCOLAR, COMUNIDADE ESCOLAR, COPARTICIPAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA117_ID3418_29072021155046.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA CERQUEIRA DO NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "LARISSA CERQUEIRA" "autor_email" => "larissacerqueira@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }