NO BRASIL O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA INICIALMENTE PRIORIZAVA A GRAMÁTICA. NO ENTANTO, A ATUAL LEI Nº 9.394/96 DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA APRESENTA MUDANÇAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PROPONDO UM ENSINO MAIS CONTEXTUALIZADO E INTERATIVO, QUE LEVE EM CONSIDERAÇÃO A REALIDADE SOCIAL DO ALUNO. A PANDEMIA DO COVID-19 EM 2020 TROUXE NOVOS DESAFIOS PARA OS PROFESSORES QUE TIVERAM DE LANÇAR MÃOS DAS TECNOLOGIAS PARA DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES ESCOLARES. DESSE MODO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA COM SEIS PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA QUE TRABALHAM NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA, BUSCANDO IDENTIFICAR E DISCUTIR OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELAS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS, ASSIM COMO APRESENTAR AS ESTRATÉGIAS QUE ELAS DESENVOLVERAM PARA ENFRENTAR ESSAS MUDANÇAS REFERENTE AO ENSINO REMOTO. AS PROFESSORAS RELATARAM QUE NÃO RECEBERAM FORMAÇÃO PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, APESAR DISSO PASSARAM A UTILIZAR OS RECURSOS DISPONÍVEIS, SE ADEQUANDO A ESSA NOVA DEMANDA. POR OUTRO LADO, AFIRMAM QUE OS ESTUDANTES NÃO TÊM ACESSO A INTERNET E OUTROS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA ACOMPANHAR AS AULAS REMOTAS. ISSO, NA OPINIÃO DAS EDUCADORAS PREJUDICA O BOM DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES, VISTO QUE ALGUNS ALUNOS NÃO RECEBEM O APOIO PEDAGÓGICO NECESSÁRIO. NESSE SENTIDO, O RESULTADO DESTE ESTUDO MOSTRA QUE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA INTERATIVO, QUE CONTEMPLE O LETRAMENTO BEM COMO A INCLUSÃO DIGITAL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS TORNAM-SE FUNDAMENTAIS PARA A OFERTA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NESTE NOVO CONTEXTO.