AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) SÃO DESTINADAS A ATENDER ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, COMPLEMENTANDO A ESCOLARIZAÇÃO DESTES ESTUDANTES MATRICULADOS NAS INSTITUIÇÕES ENSINO REGULAR. CONSIDERANDO A AMPLITUDE DE ASPECTOS RELACIONADOS À INSERÇÃO DAS SRM NO AMBIENTE ESCOLAR, É NATURAL ESPERAR QUE ESTAS SALAS SEJAM OBJETOS DE PESQUISAS ACADÊMICAS. NESTE SENTIDO, APRESENTAMOS UMA REVISÃO DESCRITIVA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL QUE TRATAM DO ASSUNTO “SALA DE RECURSOS”, DESCREVENDO ASSIM, O CENÁRIO DA PESQUISA ACADÊMICA EM RELAÇÃO A TEMÁTICA. PARA REALIZAR A PESQUISA UTILIZAMOS A BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) TENDO COMO RECORTE TEMPORAL O PERÍODO DE JANEIRO DE 2017 A DEZEMBRO DE 2019. OS DADOS COLETADOS FORAM SUBMETIDOS A UMA ANÁLISE QUALITATIVA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE QDA MINER 4 LITE, PERMITINDO O AGRUPAMENTO DOS TRABALHOS EM CLASSES, CRIADOS A PARTIR DE CRITÉRIOS DE SIMILARIDADE. PARA ESTE RECORTE TEMPORAL, MOSTRAMOS QUE AS DISSERTAÇÕES E TESES PUBLICADAS NA BDTD ESTÃO DISTRIBUÍDAS EM CINCO ÁREAS DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO: DEFICIÊNCIAS AUDITIVA, INTELECTUAL, VISUAL, TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO E ALTAS HABILIDADE/SUPERDOTAÇÃO, SENDO QUE PARA CADA ÁREA É APRESENTADA UMA CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS EM FUNÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS.