A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) TEM SE TORNADO CADA VEZ MAIS UMA DAS FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO TEÓRICA- METODOLÓGICA, TENDO COMO PRINCIPAL OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA À PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. DIANTE DISSO, É IMPORTANTE MENCIONAR QUE O PROCESSO HISTÓRICO DE DEBATE SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS AINDA É CONTÍNUO E PERPETUA NOSSO MOMENTO ATUAL. A PARTIR DESSAS DISCUSSÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É FAZER UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EA DENTRO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (UC). JUSTIFICA-SE QUE DENTRE AS ESTRATÉGIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UCS ESTÁ O PROCESSO DE ENSINO PEDAGÓGICO, QUE VISA UM OLHAR CRÍTICO E INVESTIGATIVO. PORTANTO, OBSERVA-SE QUE A EA AINDA ESTÁ ATRELADA AOS CONCEITOS TEÓRICOS, QUE BUSCAM APENAS A LEITURA DE ALGO ESPECÍFICO, SENDO FUNDAMENTAL COLOCAR EM PRÁTICA TAIS CONCEITOS ACERCA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS.