O PRESENTE ARTIGO, TEVE COMO FINALIDADE RESSALTAR A IMPORT?NCIA E A EFICI?NCIA DA UTILIZA??O DE JOGOS PEDAG?GICOS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MEIO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ATRAV?S DE UMA PR?TICA REALIZADA EM UMA TURMA DO 1? ANO DO ENSINO M?DIO NA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA ESTADUAL FRANCISCO ERNESTO DO R?GO, NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB. BUSCOU EVIDENCIAR OS JOGOS PEDAG?GICOS COMO INSTRUMENTOS BEN?FICOS, AO PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS DE ORDEM ALTA, TORNANDO OS ALUNOS CAPAZES DE CONSTRUIR O ESP?RITO CR?TICO E CIENT?FICO. PARA COMPROVAR A EFIC?CIA DA UTILIZA??O DE JOGOS NO MODELO REMOTO EMERGENCIAL VIGENTE, EM AULAS S?NCRONAS, DESENVOLVEU-SE UM JOGO DE ESCAPE NA PLATAFORMA GENIALLY VOLTADO PARA A ?REA DE QU?MICA INTITULADO ?ESCAPE DO ERNEST?O?, COM O CONTE?DO DE ESTADOS F?SICOS DA MAT?RIA, SISTEMAS E MISTURAS COM O PROP?SITO DE TORNAR A APRENDIZAGEM ESTIMULANTE E AGRAD?VEL PARA OS ALUNOS. OS RESULTADOS EXP?EM OS GANHOS QUE SE T?M AO UTILIZAR OS JOGOS NO ENSINO, PROVANDO SER UMA METODOLOGIA PRODUTIVA E QUE CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES.