O ENSINO DE LITERATURA A SERVIÇO DO EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79778 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 1898 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA A SERVIÇO DO EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS" "resumo" => "A LITERATURA, N?O S? COMO ARTE, MAS COMO INSTRUMENTO DE PROMO??O DO APRENDIZADO, TAMB?M SE MOSTRA IMPORTANTE RECURSO DE EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS HAJA VISTA QUE EXPANDE O SEU LETRAMENTO, PROPICIA A REFLEX?O SOBRE A VIDA E ESTIMULA, AINDA, A COMPET?NCIA LEITORA. COM EFEITO, ESSA PESQUISA DISCORRE ACERCA DA RELA??O ENTRE O ENSINO DE LITERATURA A SERVI?O DO EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS PROBLEMATIZANDO A RELEV?NCIA DO TEXTO LITER?RIO PARA A FORMA??O DAS PESSOAS, SOBRETUDO NO QUE CONCERNE AO DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA QUE TEVE COMO EMBASAMENTO OS PRESSUPOSTOS TE?RICO-METODOL?GICOS DE AUTORES A EXEMPLO DE: BAQUERO (2012); BARBOSA (2015); CANDIDO (2012), DENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE O ENSINO DE LITERATURA PROPICIA AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA MAIS DIN?MICAS E EST? RELACIONADO AO DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DOS SUJEITOS FAVORECENDO, ASSIM, SUA POSTURA EMPODERADA NA SOCIEDADE. ORA, VERIFICOU-SE QUE ESSE EMPODERAMENTO SE DEVE EM RAZ?O DE A LITERATURA PROPICIAR A REFLEX?O, A CR?TICA SOBRE OS MAIS VARIADOS TEMAS QUE ENVOLVEM A VIDA HUMANA, INCLUSIVE EM SOCIEDADE, HAJA VISTA QUE A LITERATURA ? UMA REPRESENTA??O DA VIDA HUMANA EM SUA DIVERSIDADE. COM ISSO, VIU-SE QUE O ENSINO DE LITERATURA N?O SOMENTE ESTIMULA A LEITURA, MAS, SOBRETUDO, A CRITICIDADE DO MUNDO EM TODAS AS SUAS IDEOLOGIAS FORMANDO LEITORES CR?TICOS E PROMOVENDO A CATARSE DE SEUS SENTIMENTOS E O DELEITE DO TEXTO LITER?RIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "LITERATURA, EMPODERAMENTO, LEITURA, CRITICIDADE, CATARSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID1898_27072021123150.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE CALISTA DUTRA" "autor_nome_curto" => "CLARICE C DUTRA" "autor_email" => "clarice_calista@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79778 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 1898 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA A SERVIÇO DO EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS" "resumo" => "A LITERATURA, N?O S? COMO ARTE, MAS COMO INSTRUMENTO DE PROMO??O DO APRENDIZADO, TAMB?M SE MOSTRA IMPORTANTE RECURSO DE EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS HAJA VISTA QUE EXPANDE O SEU LETRAMENTO, PROPICIA A REFLEX?O SOBRE A VIDA E ESTIMULA, AINDA, A COMPET?NCIA LEITORA. COM EFEITO, ESSA PESQUISA DISCORRE ACERCA DA RELA??O ENTRE O ENSINO DE LITERATURA A SERVI?O DO EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS PROBLEMATIZANDO A RELEV?NCIA DO TEXTO LITER?RIO PARA A FORMA??O DAS PESSOAS, SOBRETUDO NO QUE CONCERNE AO DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA QUE TEVE COMO EMBASAMENTO OS PRESSUPOSTOS TE?RICO-METODOL?GICOS DE AUTORES A EXEMPLO DE: BAQUERO (2012); BARBOSA (2015); CANDIDO (2012), DENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE O ENSINO DE LITERATURA PROPICIA AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA MAIS DIN?MICAS E EST? RELACIONADO AO DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DOS SUJEITOS FAVORECENDO, ASSIM, SUA POSTURA EMPODERADA NA SOCIEDADE. ORA, VERIFICOU-SE QUE ESSE EMPODERAMENTO SE DEVE EM RAZ?O DE A LITERATURA PROPICIAR A REFLEX?O, A CR?TICA SOBRE OS MAIS VARIADOS TEMAS QUE ENVOLVEM A VIDA HUMANA, INCLUSIVE EM SOCIEDADE, HAJA VISTA QUE A LITERATURA ? UMA REPRESENTA??O DA VIDA HUMANA EM SUA DIVERSIDADE. COM ISSO, VIU-SE QUE O ENSINO DE LITERATURA N?O SOMENTE ESTIMULA A LEITURA, MAS, SOBRETUDO, A CRITICIDADE DO MUNDO EM TODAS AS SUAS IDEOLOGIAS FORMANDO LEITORES CR?TICOS E PROMOVENDO A CATARSE DE SEUS SENTIMENTOS E O DELEITE DO TEXTO LITER?RIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "LITERATURA, EMPODERAMENTO, LEITURA, CRITICIDADE, CATARSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID1898_27072021123150.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE CALISTA DUTRA" "autor_nome_curto" => "CLARICE C DUTRA" "autor_email" => "clarice_calista@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }