A LITERATURA, N?O S? COMO ARTE, MAS COMO INSTRUMENTO DE PROMO??O DO APRENDIZADO, TAMB?M SE MOSTRA IMPORTANTE RECURSO DE EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS HAJA VISTA QUE EXPANDE O SEU LETRAMENTO, PROPICIA A REFLEX?O SOBRE A VIDA E ESTIMULA, AINDA, A COMPET?NCIA LEITORA. COM EFEITO, ESSA PESQUISA DISCORRE ACERCA DA RELA??O ENTRE O ENSINO DE LITERATURA A SERVI?O DO EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS PROBLEMATIZANDO A RELEV?NCIA DO TEXTO LITER?RIO PARA A FORMA??O DAS PESSOAS, SOBRETUDO NO QUE CONCERNE AO DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA QUE TEVE COMO EMBASAMENTO OS PRESSUPOSTOS TE?RICO-METODOL?GICOS DE AUTORES A EXEMPLO DE: BAQUERO (2012); BARBOSA (2015); CANDIDO (2012), DENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE O ENSINO DE LITERATURA PROPICIA AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA MAIS DIN?MICAS E EST? RELACIONADO AO DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DOS SUJEITOS FAVORECENDO, ASSIM, SUA POSTURA EMPODERADA NA SOCIEDADE. ORA, VERIFICOU-SE QUE ESSE EMPODERAMENTO SE DEVE EM RAZ?O DE A LITERATURA PROPICIAR A REFLEX?O, A CR?TICA SOBRE OS MAIS VARIADOS TEMAS QUE ENVOLVEM A VIDA HUMANA, INCLUSIVE EM SOCIEDADE, HAJA VISTA QUE A LITERATURA ? UMA REPRESENTA??O DA VIDA HUMANA EM SUA DIVERSIDADE. COM ISSO, VIU-SE QUE O ENSINO DE LITERATURA N?O SOMENTE ESTIMULA A LEITURA, MAS, SOBRETUDO, A CRITICIDADE DO MUNDO EM TODAS AS SUAS IDEOLOGIAS FORMANDO LEITORES CR?TICOS E PROMOVENDO A CATARSE DE SEUS SENTIMENTOS E O DELEITE DO TEXTO LITER?RIO.