A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): EFEITOS E POSSIBILIDADES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79693 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 353 "inscrito_id" => 1373 "titulo" => "A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): EFEITOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "É NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ETAPA QUE COMPREENDE O 1º E O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE AS HABILIDADES DE ESCRITA E LEITURA DAS CRIANÇAS TORNAM-SE CERNE DO CURRÍCULO E DA PRÁTICA DOCENTE DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE A APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA QUE CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE NO TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A). PARA TANTO, O PERCURSO METODOLÓGICO DO TRABALHO DEU-SE EM DOIS MOMENTOS. NO PRIMEIRO, APOIAMO-NOS NOS POSTULADOS TEÓRICOS DE GROSSI (1990A; 1990B; 1990C), RUSSO E VIAN (2001) E SILVA (2019) PARA DESCREVER O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, SEUS NÍVEIS E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO NESSA ETAPA. NO SEGUNDO, COM O INTUITO DE LEVANTAR DADOS DIAGNÓSTICOS QUE VIESSEM A SERVIR DE PONTO DE PARTIDA PARA A NOSSA PROPOSIÇÃO, REALIZAMOS A PESQUISA DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. MEDIANTE A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE DAS 13 (TREZE) CRIANÇAS PARTICIPANTES, A MAIORIA DELAS CONCENTRA-SE NO NÍVEL ALFABÉTICO, ENQUANTO AS DEMAIS CRIANÇAS ENCONTRAM-SE NOS NÍVEIS PRÉ-SILÁBICO II E SILÁBICO. FRENTE A ESSE PAINEL, PROPUSEMO-NOS A ELABORAR SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE SE CONFIGURAM COMO PERTINENTES DE SEREM DESENVOLVIDAS PELO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) JUNTO AOS ALUNOS QUE POSSUEM O PERFIL DIAGNOSTICADO. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO ARTICULA TEORIA E PRÁTICA NO ÂMBITO DA TEMÁTICA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DOS EFEITOS E DAS POSSIBILIDADES ORIUNDAS DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE, PSICOGÊNESE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID1373_22072021125901.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STÉFANE DE ALMEIDA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "STÉFANE DE ALMEIDA " "autor_email" => "stefanemsp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79693 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 353 "inscrito_id" => 1373 "titulo" => "A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): EFEITOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "É NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ETAPA QUE COMPREENDE O 1º E O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE AS HABILIDADES DE ESCRITA E LEITURA DAS CRIANÇAS TORNAM-SE CERNE DO CURRÍCULO E DA PRÁTICA DOCENTE DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE A APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA QUE CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE NO TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A). PARA TANTO, O PERCURSO METODOLÓGICO DO TRABALHO DEU-SE EM DOIS MOMENTOS. NO PRIMEIRO, APOIAMO-NOS NOS POSTULADOS TEÓRICOS DE GROSSI (1990A; 1990B; 1990C), RUSSO E VIAN (2001) E SILVA (2019) PARA DESCREVER O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, SEUS NÍVEIS E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO NESSA ETAPA. NO SEGUNDO, COM O INTUITO DE LEVANTAR DADOS DIAGNÓSTICOS QUE VIESSEM A SERVIR DE PONTO DE PARTIDA PARA A NOSSA PROPOSIÇÃO, REALIZAMOS A PESQUISA DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. MEDIANTE A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE DAS 13 (TREZE) CRIANÇAS PARTICIPANTES, A MAIORIA DELAS CONCENTRA-SE NO NÍVEL ALFABÉTICO, ENQUANTO AS DEMAIS CRIANÇAS ENCONTRAM-SE NOS NÍVEIS PRÉ-SILÁBICO II E SILÁBICO. FRENTE A ESSE PAINEL, PROPUSEMO-NOS A ELABORAR SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE SE CONFIGURAM COMO PERTINENTES DE SEREM DESENVOLVIDAS PELO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) JUNTO AOS ALUNOS QUE POSSUEM O PERFIL DIAGNOSTICADO. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO ARTICULA TEORIA E PRÁTICA NO ÂMBITO DA TEMÁTICA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DOS EFEITOS E DAS POSSIBILIDADES ORIUNDAS DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE, PSICOGÊNESE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID1373_22072021125901.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STÉFANE DE ALMEIDA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "STÉFANE DE ALMEIDA " "autor_email" => "stefanemsp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }