Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): EFEITOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE, PSICOGÊNESE, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79693
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 353
    "inscrito_id" => 1373
    "titulo" => "A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): EFEITOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "É NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ETAPA QUE COMPREENDE O 1º E O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE AS HABILIDADES DE ESCRITA E LEITURA DAS CRIANÇAS TORNAM-SE CERNE DO CURRÍCULO E DA PRÁTICA DOCENTE DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE A APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA QUE CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE NO TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A). PARA TANTO, O PERCURSO METODOLÓGICO DO TRABALHO DEU-SE EM DOIS MOMENTOS. NO PRIMEIRO, APOIAMO-NOS NOS POSTULADOS TEÓRICOS DE GROSSI (1990A; 1990B; 1990C), RUSSO E VIAN (2001) E SILVA (2019) PARA DESCREVER O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, SEUS NÍVEIS E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO NESSA ETAPA. NO SEGUNDO, COM O INTUITO DE LEVANTAR DADOS DIAGNÓSTICOS QUE VIESSEM A SERVIR DE PONTO DE PARTIDA PARA A NOSSA PROPOSIÇÃO, REALIZAMOS A PESQUISA DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. MEDIANTE A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE DAS 13 (TREZE) CRIANÇAS PARTICIPANTES, A MAIORIA DELAS CONCENTRA-SE NO NÍVEL ALFABÉTICO, ENQUANTO AS DEMAIS CRIANÇAS ENCONTRAM-SE NOS NÍVEIS PRÉ-SILÁBICO II E SILÁBICO. FRENTE A ESSE PAINEL, PROPUSEMO-NOS A ELABORAR SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE SE CONFIGURAM COMO PERTINENTES DE SEREM DESENVOLVIDAS PELO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) JUNTO AOS ALUNOS QUE POSSUEM O PERFIL DIAGNOSTICADO. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO ARTICULA TEORIA E PRÁTICA NO ÂMBITO DA TEMÁTICA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DOS EFEITOS E DAS POSSIBILIDADES ORIUNDAS DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE, PSICOGÊNESE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID1373_22072021125901.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STÉFANE DE ALMEIDA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "STÉFANE DE ALMEIDA "
    "autor_email" => "stefanemsp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79693
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 353
    "inscrito_id" => 1373
    "titulo" => "A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): EFEITOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "É NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ETAPA QUE COMPREENDE O 1º E O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE AS HABILIDADES DE ESCRITA E LEITURA DAS CRIANÇAS TORNAM-SE CERNE DO CURRÍCULO E DA PRÁTICA DOCENTE DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE A APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA QUE CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE NO TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A). PARA TANTO, O PERCURSO METODOLÓGICO DO TRABALHO DEU-SE EM DOIS MOMENTOS. NO PRIMEIRO, APOIAMO-NOS NOS POSTULADOS TEÓRICOS DE GROSSI (1990A; 1990B; 1990C), RUSSO E VIAN (2001) E SILVA (2019) PARA DESCREVER O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, SEUS NÍVEIS E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO NESSA ETAPA. NO SEGUNDO, COM O INTUITO DE LEVANTAR DADOS DIAGNÓSTICOS QUE VIESSEM A SERVIR DE PONTO DE PARTIDA PARA A NOSSA PROPOSIÇÃO, REALIZAMOS A PESQUISA DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. MEDIANTE A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE DAS 13 (TREZE) CRIANÇAS PARTICIPANTES, A MAIORIA DELAS CONCENTRA-SE NO NÍVEL ALFABÉTICO, ENQUANTO AS DEMAIS CRIANÇAS ENCONTRAM-SE NOS NÍVEIS PRÉ-SILÁBICO II E SILÁBICO. FRENTE A ESSE PAINEL, PROPUSEMO-NOS A ELABORAR SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE SE CONFIGURAM COMO PERTINENTES DE SEREM DESENVOLVIDAS PELO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) JUNTO AOS ALUNOS QUE POSSUEM O PERFIL DIAGNOSTICADO. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO ARTICULA TEORIA E PRÁTICA NO ÂMBITO DA TEMÁTICA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DOS EFEITOS E DAS POSSIBILIDADES ORIUNDAS DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE, PSICOGÊNESE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID1373_22072021125901.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STÉFANE DE ALMEIDA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "STÉFANE DE ALMEIDA "
    "autor_email" => "stefanemsp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

É NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ETAPA QUE COMPREENDE O 1º E O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE AS HABILIDADES DE ESCRITA E LEITURA DAS CRIANÇAS TORNAM-SE CERNE DO CURRÍCULO E DA PRÁTICA DOCENTE DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE A APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA QUE CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE NO TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A). PARA TANTO, O PERCURSO METODOLÓGICO DO TRABALHO DEU-SE EM DOIS MOMENTOS. NO PRIMEIRO, APOIAMO-NOS NOS POSTULADOS TEÓRICOS DE GROSSI (1990A; 1990B; 1990C), RUSSO E VIAN (2001) E SILVA (2019) PARA DESCREVER O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, SEUS NÍVEIS E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO NESSA ETAPA. NO SEGUNDO, COM O INTUITO DE LEVANTAR DADOS DIAGNÓSTICOS QUE VIESSEM A SERVIR DE PONTO DE PARTIDA PARA A NOSSA PROPOSIÇÃO, REALIZAMOS A PESQUISA DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA COM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. MEDIANTE A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE DAS 13 (TREZE) CRIANÇAS PARTICIPANTES, A MAIORIA DELAS CONCENTRA-SE NO NÍVEL ALFABÉTICO, ENQUANTO AS DEMAIS CRIANÇAS ENCONTRAM-SE NOS NÍVEIS PRÉ-SILÁBICO II E SILÁBICO. FRENTE A ESSE PAINEL, PROPUSEMO-NOS A ELABORAR SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE SE CONFIGURAM COMO PERTINENTES DE SEREM DESENVOLVIDAS PELO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) JUNTO AOS ALUNOS QUE POSSUEM O PERFIL DIAGNOSTICADO. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO ARTICULA TEORIA E PRÁTICA NO ÂMBITO DA TEMÁTICA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DOS EFEITOS E DAS POSSIBILIDADES ORIUNDAS DA PESQUISA PSICOGENÉTICA DA LÍNGUA ESCRITA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.