O PRESENTE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA, O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, DEVIDAMENTE MATRICULADO NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS, NO DECORRENTE CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS INVESTIGAR QUAIS FORAM ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS ADOTADAS NA EDUCAÇÃO EMERGENCIAL REMOTA PARA ATENDER AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENFRENTADAS PELO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO. PARA ISSO, O OBJETIVO GERAL VISOU ANALISAR O PROCESSO E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PARA A APRENDIZAGEM DO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, EM TEMPOS DE PANDEMIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, COM ENFOQUE AUTOETNOGRÁFICO, TENDO COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS OS ESTUDOS TEÓRICOS E O DIÁRIO PESSOAL DA TRADUTORA INTÉRPRETE QUE ATUA COM O ALUNO SURDO COM BAIXA VISÃO, NO ENSINO REGULAR. OS DADOS NOS PERMITEM AFIRMAR QUE, DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19, AS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS FORAM ADAPTADAS PARA MELHOR ATENDER O ESTUDANTE, UTILIZANDO-SE DE ADAPTAÇÕES MATERIAIS E CURRICULARES. PARA CONSOLIDARMOS A INCLUSÃO SOCIAL, FAZ-SE NECESSÁRIO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIAL OBSERVANDO AS NECESSIDADES DE CADA ESTUDANTE E SOCIALIZAR AS PRÁTICAS EXITOSAS, PORÉM, O ENSINO REMOTO NÃO FUNCIONOU PARA O ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO, UMA VEZ QUE AS ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÕES DAS AULAS MAIS ADOTADAS PARA A APRENDIZAGEM DESTE ALUNO FORAM REALIZADAS PRESENCIALMENTE, COM O APOIO DA LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) TÁTIL E MATÉRIAS ADAPTADOS.