OS DISCURSOS CONSTITUÍDOS NOS VÁRIOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR APRESENTAM FORTES INDÍCIOS DE QUE SÃO MATERIALIZADOS COMO SE FOSSEM BENESSES SOCIAIS DO ESTADO PARA COM A SOCIEDADE. ENTRETANTO, PERSPECTIVAS COERENTES COM PROJEÇÕES MAIS REAIS APONTAM PARA OUTRAS INTENÇÕES. O USO DE GOVERNAMENTALIDADE, NORMAS, SUBJETIVAÇÃO DENTRE OUTROS ELEMENTOS, ASSOCIADA A IDEIAS DO NEOLIBERALISMO FEZ COM QUE O ESTADO PRODUZISSE MAIS MECANISMOS DE INCLUSÃO, DEIXANDO EM DESTAQUE A “PARCERIA” EXISTENTE ENTRE O CAMPO EDUCACIONAL ESTATAL E O PRIVADO. COM ESSAS PREMISSAS NORTEADORAS BUSCAMOS EM AUTORES COMO MICHEL FOUCAULT (2008A, 2008B, 2008C), VEIGA-NETO (2002, 2006, 2007A, 2007B), SANTOS E TAVARES (2016), POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ELEMENTOS QUE CONSUBSTANCIAM O FATO. ASSIM, NOS DEPARAMOS COM DADOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO QUE AJUDAM A INTERCALAR ALGUMAS SUPOSIÇÕES LEVANTADAS. DESSA MANEIRA CONCLUÍMOS QUE OS DISCURSO NEOLIBERAIS INSISTEM EM AFIRMAR QUE O ESTADO DEVE SE OCUPAR SÓ COM ALGUMAS ATIVIDADES “ESSENCIAIS”, COMO A EDUCAÇÃO E A SAÚDE; E, ASSIM MESMO, ENCARREGANDO-SE DE, NO MÁXIMO, REGULÁ-LAS.