PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS SITUADAS EM JUAZEIRO/BA E PETROLINA/PE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79595 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 2159 "titulo" => "PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS SITUADAS EM JUAZEIRO/BA E PETROLINA/PE" "resumo" => "A PSICOMOTRICIDADE É PRIMORDIAL PARA A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA DESDE A INFÂNCIA, JÁ QUE É ATRAVÉS DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS QUE HAVERÁ UM DESENVOLVIMENTO CONJUNTO ENTRE O ASPECTO MOTOR, COGNITIVO E AFETIVO. DESTE MODO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEVE INCLUIR O CONHECIMENTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, POSSIBILITANDO INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EFICIENTES. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO BUSCA ANALISAR QUAL O LUGAR DA PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS POR MEIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA OFERTADOS PELAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DOCUMENTAL QUE ABORDOU A ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA. ALÉM DA DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR, A ÊNFASE MAIOR OCORREU SOB O EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS, OBSERVANDO SE EXISTE ALGUMA DISCIPLINA ESPECÍFICA SOBRE PSICOMOTRICIDADE OU ALGUM COMPONENTE CURRICULAR QUE ABORDE O TEMA. APÓS A ANÁLISE DE DADOS, FOI POSSÍVEL VER QUE, ENTRE AS TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, NÃO EXISTE DISCIPLINA ESPECÍFICA SOBRE PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO BÁSICA, MAS ELAS POSSUEM DISCIPLINAS QUE TRAZEM O TEMA TANGENCIALMENTE NO EMENTÁRIO. TAMBÉM HÁ DISCIPLINAS ELETIVAS QUE ABORDAM O TEMA DE FORMA MAIS PROFUNDA, NO ENTANTO, DEPENDEM DA DISPONIBILIDADE DE OFERTA PELA UNIVERSIDADE E DA ESCOLHA DO ALUNO. CONSIDERA-SE, POR FIM, A NECESSIDADE DE ESTUDOS FUTUROS QUE INCLUAM NOS CURSOS A OFERTA DESSE COMPONENTE CURRICULAR, BEM COMO A FORMAÇÃO DOCENTE PROVENIENTE DOS ESTÁGIOS E DAS PRÁTICAS PREVISTAS NOS PPCS ANALISADOS SOBRE A TEMÁTICA OBJETO DESTE ESTUDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO PSICOMOTORA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2159_10072021104150.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILIAN DE ARAUJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GILIAN RODRIGUES" "autor_email" => "gilian.rodrigues@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79595 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 2159 "titulo" => "PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS SITUADAS EM JUAZEIRO/BA E PETROLINA/PE" "resumo" => "A PSICOMOTRICIDADE É PRIMORDIAL PARA A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA DESDE A INFÂNCIA, JÁ QUE É ATRAVÉS DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS QUE HAVERÁ UM DESENVOLVIMENTO CONJUNTO ENTRE O ASPECTO MOTOR, COGNITIVO E AFETIVO. DESTE MODO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEVE INCLUIR O CONHECIMENTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, POSSIBILITANDO INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EFICIENTES. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO BUSCA ANALISAR QUAL O LUGAR DA PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS POR MEIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA OFERTADOS PELAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DOCUMENTAL QUE ABORDOU A ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA. ALÉM DA DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR, A ÊNFASE MAIOR OCORREU SOB O EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS, OBSERVANDO SE EXISTE ALGUMA DISCIPLINA ESPECÍFICA SOBRE PSICOMOTRICIDADE OU ALGUM COMPONENTE CURRICULAR QUE ABORDE O TEMA. APÓS A ANÁLISE DE DADOS, FOI POSSÍVEL VER QUE, ENTRE AS TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, NÃO EXISTE DISCIPLINA ESPECÍFICA SOBRE PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO BÁSICA, MAS ELAS POSSUEM DISCIPLINAS QUE TRAZEM O TEMA TANGENCIALMENTE NO EMENTÁRIO. TAMBÉM HÁ DISCIPLINAS ELETIVAS QUE ABORDAM O TEMA DE FORMA MAIS PROFUNDA, NO ENTANTO, DEPENDEM DA DISPONIBILIDADE DE OFERTA PELA UNIVERSIDADE E DA ESCOLHA DO ALUNO. CONSIDERA-SE, POR FIM, A NECESSIDADE DE ESTUDOS FUTUROS QUE INCLUAM NOS CURSOS A OFERTA DESSE COMPONENTE CURRICULAR, BEM COMO A FORMAÇÃO DOCENTE PROVENIENTE DOS ESTÁGIOS E DAS PRÁTICAS PREVISTAS NOS PPCS ANALISADOS SOBRE A TEMÁTICA OBJETO DESTE ESTUDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO PSICOMOTORA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2159_10072021104150.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILIAN DE ARAUJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GILIAN RODRIGUES" "autor_email" => "gilian.rodrigues@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }