Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS (CEGUEIRA) NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: ALUNO CEGO, ALFABETIZAÇÃO, DESAFIOS, , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79554
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 1694
    "titulo" => "DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS (CEGUEIRA) NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "A ALFABETIZA??O DESEMPENHA GRANDE INFLU?NCIA NO PROCESSO DE INCLUS?O DA CRIAN?A CEGA, POR ISSO O ARTIGO EM QUEST?O QUE TEM COMO TEMA DESAFIOS DA INCLUS?O DE ALUNOS DEFICIENTE VISUAIS (CEGUEIRA) NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O FOI DESENVOLVIDO NA PERSPECTIVA DE ANALISAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE ESCOLAS DO ENSINO REGULAR FRENTE A ESSE PROCESSO. PRESSUP?E-SE QUE MUITOS PROFESSORES ALFABETIZADORES ENCONTRAM DIFICULDADES PARA DESENVOLVER SUA PR?TICA COM ESSE P?BLICO-ALVO E QUE A FALTA DE CAPACITA??O SEJA UMA DELAS. NESSE SENTIDO, A PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR QUAL A PARTICIPA??O DA FAM?LIA, O M?TODO E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO REGULAR NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O DA CRIAN?A CEGA. PARA MELHOR INVESTIGA??O, APLICABILIDADE E EFIC?CIA, A NATUREZA DA PESQUISA SE DEU DE FORMA B?SICA E CONDUZIU-SE POR INTERM?DIO DA PESQUISA QUALITATIVA, AO CONSIDERAR QUE, AL?M DO LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO, FEZ-SE NECESS?RIO ANALISAR RELATOS DE EXPERI?NCIA DE PR?TICAS PEDAG?GICAS VOLTADAS ? INCLUS?O DESTE ALUNO NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O, POR INTERM?DIO DE QUESTION?RIO SEMIESTRUTURADO. CONCLUIU-SE QUE, EMBORA A CAPACITA??O DOCENTE SEJA UM FATOR RELEVANTE NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O DOS ALUNOS CEGOS, A FALTA DE PARTICIPA??O DA FAM?LIA NESSA ETAPA ESCOLAR FOI O QUE PREDOMINOU ENTRE O MAIOR DESAFIO ENFRENTADO PELOS PROFESSORES PESQUISADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALUNO CEGO, ALFABETIZAÇÃO, DESAFIOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID1694_02072021163910.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁTIA APARECIDA DE SALES"
    "autor_nome_curto" => "CÁTIA APARECIDA DE SALES"
    "autor_email" => "catiasalesma@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CATHEDRAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79554
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 1694
    "titulo" => "DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS (CEGUEIRA) NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "A ALFABETIZA??O DESEMPENHA GRANDE INFLU?NCIA NO PROCESSO DE INCLUS?O DA CRIAN?A CEGA, POR ISSO O ARTIGO EM QUEST?O QUE TEM COMO TEMA DESAFIOS DA INCLUS?O DE ALUNOS DEFICIENTE VISUAIS (CEGUEIRA) NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O FOI DESENVOLVIDO NA PERSPECTIVA DE ANALISAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE ESCOLAS DO ENSINO REGULAR FRENTE A ESSE PROCESSO. PRESSUP?E-SE QUE MUITOS PROFESSORES ALFABETIZADORES ENCONTRAM DIFICULDADES PARA DESENVOLVER SUA PR?TICA COM ESSE P?BLICO-ALVO E QUE A FALTA DE CAPACITA??O SEJA UMA DELAS. NESSE SENTIDO, A PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR QUAL A PARTICIPA??O DA FAM?LIA, O M?TODO E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO REGULAR NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O DA CRIAN?A CEGA. PARA MELHOR INVESTIGA??O, APLICABILIDADE E EFIC?CIA, A NATUREZA DA PESQUISA SE DEU DE FORMA B?SICA E CONDUZIU-SE POR INTERM?DIO DA PESQUISA QUALITATIVA, AO CONSIDERAR QUE, AL?M DO LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO, FEZ-SE NECESS?RIO ANALISAR RELATOS DE EXPERI?NCIA DE PR?TICAS PEDAG?GICAS VOLTADAS ? INCLUS?O DESTE ALUNO NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O, POR INTERM?DIO DE QUESTION?RIO SEMIESTRUTURADO. CONCLUIU-SE QUE, EMBORA A CAPACITA??O DOCENTE SEJA UM FATOR RELEVANTE NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O DOS ALUNOS CEGOS, A FALTA DE PARTICIPA??O DA FAM?LIA NESSA ETAPA ESCOLAR FOI O QUE PREDOMINOU ENTRE O MAIOR DESAFIO ENFRENTADO PELOS PROFESSORES PESQUISADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALUNO CEGO, ALFABETIZAÇÃO, DESAFIOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID1694_02072021163910.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁTIA APARECIDA DE SALES"
    "autor_nome_curto" => "CÁTIA APARECIDA DE SALES"
    "autor_email" => "catiasalesma@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CATHEDRAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A ALFABETIZA??O DESEMPENHA GRANDE INFLU?NCIA NO PROCESSO DE INCLUS?O DA CRIAN?A CEGA, POR ISSO O ARTIGO EM QUEST?O QUE TEM COMO TEMA DESAFIOS DA INCLUS?O DE ALUNOS DEFICIENTE VISUAIS (CEGUEIRA) NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O FOI DESENVOLVIDO NA PERSPECTIVA DE ANALISAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE ESCOLAS DO ENSINO REGULAR FRENTE A ESSE PROCESSO. PRESSUP?E-SE QUE MUITOS PROFESSORES ALFABETIZADORES ENCONTRAM DIFICULDADES PARA DESENVOLVER SUA PR?TICA COM ESSE P?BLICO-ALVO E QUE A FALTA DE CAPACITA??O SEJA UMA DELAS. NESSE SENTIDO, A PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR QUAL A PARTICIPA??O DA FAM?LIA, O M?TODO E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO REGULAR NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O DA CRIAN?A CEGA. PARA MELHOR INVESTIGA??O, APLICABILIDADE E EFIC?CIA, A NATUREZA DA PESQUISA SE DEU DE FORMA B?SICA E CONDUZIU-SE POR INTERM?DIO DA PESQUISA QUALITATIVA, AO CONSIDERAR QUE, AL?M DO LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO, FEZ-SE NECESS?RIO ANALISAR RELATOS DE EXPERI?NCIA DE PR?TICAS PEDAG?GICAS VOLTADAS ? INCLUS?O DESTE ALUNO NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O, POR INTERM?DIO DE QUESTION?RIO SEMIESTRUTURADO. CONCLUIU-SE QUE, EMBORA A CAPACITA??O DOCENTE SEJA UM FATOR RELEVANTE NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O DOS ALUNOS CEGOS, A FALTA DE PARTICIPA??O DA FAM?LIA NESSA ETAPA ESCOLAR FOI O QUE PREDOMINOU ENTRE O MAIOR DESAFIO ENFRENTADO PELOS PROFESSORES PESQUISADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.