AS VÁRIAS DIMENSÕES DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79544 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 1939 "titulo" => "AS VÁRIAS DIMENSÕES DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "EM UM MUNDO DE OBJETIVAÇÕES E NECESSIDADES DE APROPRIAÇÃO, O JOGO É UMA DAS FORMAS DE RELAÇÃO COM A CULTURA. ENTRETANTO, NA EDUCAÇÃO INFANTIL ELE SOFRE COM A GENERALIZAÇÃO, DESCONSIDERANDO SUAS VÁRIAS DIMENSÕES. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI DIFERENCIAR AS REPRESENTAÇÕES DO JOGO EM CADA UMA DESSAS DIMENSÕES, SEJA VINCULADO À CULTURA CORPORAL, À PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO OU À PEDAGOGIA. A METODOLOGIA DESENVOLVIDA FOI UMA PESQUISA TEÓRICA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E ABORDAGEM QUALITATIVA. OS RESULTADOS MOSTRARAM O JOGO COMO ATIVIDADE “NÃO SÉRIA”, QUANDO COMPARADA ÀS ATIVIDADES INTELECTUAIS DE SALA DE AULA, TRAZENDO CONSIGO UMA VISÃO ESPONTANEÍSTA DE DESENVOLVIMENTO, AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO E PROPÓSITO EDUCACIONAL. NA CULTURA CORPORAL, OBJETO DE ESTUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, O JOGO EXPRESSA UMA CONSTRUÇÃO CULTURAL HUMANA ATRAVÉS DA MOTRICIDADE. JÁ O JOGO NA FORMA DE BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS SE REFERE À PROTAGONIZAÇÃO DO PAPEL DO ADULTO PELA CRIANÇA, CONTRASTANDO A NECESSIDADE DE AGIR E A IMPOSSIBILIDADE DE REALIZAR A AÇÃO. POR FIM, NA PEDAGOGIA O JOGO PODE SER UMA ATIVIDADE RECREATIVA – OCUPAR O TEMPO OCIOSO E DIVERTIR; OU SER UM RECURSO DIDÁTICO DE APRENDIZAGEM – ATIVIDADE DIDATIZADA PARA ATENDER OBJETIVOS EDUCACIONAIS PRÉ-DEFINIDOS. A GENERALIZAÇÃO DO TERMO JOGO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PODE SER EVITADA POR MEIO DE SUA CONCEITUAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DESSAS VÁRIAS DIMENSÕES, RECONHECENDO O SEU USO NO PROCESSO EDUCATIVO, PORÉM SEM DESCARACTERIZÁ-LO. ENFIM, A INTENÇÃO É PRESERVÁ-LO COMO ATIVIDADE LÚDICA, NÃO UTILITÁRIA E RECONHECER SUA LEGITIMIDADE COMO CONHECIMENTO ESCOLAR NA PRÉ-ESCOLA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "JOGO, EDUCAÇÃO INFANTIL, CULTURA CORPORAL, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID1939_30062021145804.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL OLIVEIRA DE ANTONIO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL OLIVEIRA DE ANTONIO" "autor_email" => "ro.antonio@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79544 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 1939 "titulo" => "AS VÁRIAS DIMENSÕES DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "EM UM MUNDO DE OBJETIVAÇÕES E NECESSIDADES DE APROPRIAÇÃO, O JOGO É UMA DAS FORMAS DE RELAÇÃO COM A CULTURA. ENTRETANTO, NA EDUCAÇÃO INFANTIL ELE SOFRE COM A GENERALIZAÇÃO, DESCONSIDERANDO SUAS VÁRIAS DIMENSÕES. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI DIFERENCIAR AS REPRESENTAÇÕES DO JOGO EM CADA UMA DESSAS DIMENSÕES, SEJA VINCULADO À CULTURA CORPORAL, À PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO OU À PEDAGOGIA. A METODOLOGIA DESENVOLVIDA FOI UMA PESQUISA TEÓRICA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E ABORDAGEM QUALITATIVA. OS RESULTADOS MOSTRARAM O JOGO COMO ATIVIDADE “NÃO SÉRIA”, QUANDO COMPARADA ÀS ATIVIDADES INTELECTUAIS DE SALA DE AULA, TRAZENDO CONSIGO UMA VISÃO ESPONTANEÍSTA DE DESENVOLVIMENTO, AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO E PROPÓSITO EDUCACIONAL. NA CULTURA CORPORAL, OBJETO DE ESTUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, O JOGO EXPRESSA UMA CONSTRUÇÃO CULTURAL HUMANA ATRAVÉS DA MOTRICIDADE. JÁ O JOGO NA FORMA DE BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS SE REFERE À PROTAGONIZAÇÃO DO PAPEL DO ADULTO PELA CRIANÇA, CONTRASTANDO A NECESSIDADE DE AGIR E A IMPOSSIBILIDADE DE REALIZAR A AÇÃO. POR FIM, NA PEDAGOGIA O JOGO PODE SER UMA ATIVIDADE RECREATIVA – OCUPAR O TEMPO OCIOSO E DIVERTIR; OU SER UM RECURSO DIDÁTICO DE APRENDIZAGEM – ATIVIDADE DIDATIZADA PARA ATENDER OBJETIVOS EDUCACIONAIS PRÉ-DEFINIDOS. A GENERALIZAÇÃO DO TERMO JOGO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PODE SER EVITADA POR MEIO DE SUA CONCEITUAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DESSAS VÁRIAS DIMENSÕES, RECONHECENDO O SEU USO NO PROCESSO EDUCATIVO, PORÉM SEM DESCARACTERIZÁ-LO. ENFIM, A INTENÇÃO É PRESERVÁ-LO COMO ATIVIDADE LÚDICA, NÃO UTILITÁRIA E RECONHECER SUA LEGITIMIDADE COMO CONHECIMENTO ESCOLAR NA PRÉ-ESCOLA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "JOGO, EDUCAÇÃO INFANTIL, CULTURA CORPORAL, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID1939_30062021145804.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL OLIVEIRA DE ANTONIO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL OLIVEIRA DE ANTONIO" "autor_email" => "ro.antonio@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }