A LITERATURA INFANTIL É PATRIMÔNIO CULTURAL, DE AMPLA VARIEDADE TEXTUAL, A EXEMPLO, DAS ADIVINHAS, NARRATIVAS, PARLENDAS, CONTOS, FÁBULAS, ENTRE OUTROS. ADEMAIS, É DIREITO DA CRIANÇA E ELEMENTOS CRUCIAL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. NESSE CONTEXTO, É DEVER DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVER O ACESSO DA CRIANÇA AOS TEXTOS DE LITERATURA INFANTIL, POR MEIO DE PROPOSTAS QUE VALORIZEM ESSA PRODUÇÃO CULTURAL. ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-PB, REALIZADA ENTRE 2017 A 2019. NESSA PERSPECTIVA, DISCUTIMOS A LITERATURA INFANTIL NAS PRÁTICAS DE SEIS PROFESSORAS DE DUAS CRECHES DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA QUE, PARA A PRODUÇÃO DOS DADOS UTILIZOU OBSERVAÇÕES E DIÁRIO DE CAMPO. O MÉTODO DE ANÁLISE UTILIZADO FOI NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO. A PESQUISA APONTOU POUCA CLAREZA DAS PROFESSORAS PESQUISADAS SOBRE TEXTOS DE LITERATURA INFANTIL E PARADIDÁTICOS, ESTE ÚLTIMO, APARENTEMENTE, PREFERIDOS DEVIDO O PROPÓSITO MORAL. EVIDENCIAMOS A EXPLORAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL, ESPECIALMENTE, AS NARRATIVAS, EM DIAS ESPECÍFICOS DA SEMANA OU EM DADO MOMENTO DA ROTINA DAS CRECHES. VERIFICAMOS AINDA QUE, ALÉM DA ESCASSEZ DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL NAS INSTITUIÇÕES, AS CRIANÇAS NÃO POSSUÍAM AUTONOMIA DE ACESSO PARA ESCOLHER OS LIVROS QUE GOSTARIAM DE LER ENTRE SI, UMA VEZ QUE NA MAIORIA DAS VEZES, A LEITURA DOS TEXTOS ERA REALIZADA PELAS PROFESSORAS.