ESTE TRABALHO DISCUTE AS IMPLICA??ES DO CAPITAL CULTURAL E DA IDEOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA INF?NCIA DE CRIAN?AS, JUSTIFICANDO-SE DE FORMA A FORTALECER UM CONTINUUM DE ESTUDOS NESTE CAMPO DE PESQUISA. TEM POR QUEST?O-PROBLEMA: QUE IMPLICA??ES O CAPITAL CULTURAL E A IDEOLOGIA MANIFESTAM NO DESENVOLVIMENTO DA INF?NCIA DE CRIAN?AS PEQUENAS NA CONTEMPORANEIDADE A PARTIR DOS AUTORES BOURDIEU E ALTHUSSER? E COMO OBJETIVO GERAL: PROBLEMATIZAR AS IMPLICA??ES DO CAPITAL CULTURAL E DA IDEOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA INF?NCIA DE CRIAN?AS PEQUENAS NA CONTEMPORANEIDADE. E POR OBJETIVOS ESPEC?FICOS: I) DISCUTIR O CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL, IDEOLOGIA E INF?NCIA; E II) DESCREVER AS IMPLICA??ES DO CAPITAL CULTURAL E DA IDEOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA INF?NCIA DE CRIAN?AS NA ESCOLA DURANTE A CONTEMPORANEIDADE. UTILIZAMOS O TIPO DE PESQUISA QUALITATIVA, SOB A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM BIBLIOGR?FICA-EXPLORAT?RIA. COMO RESULTADOS, INFERIMOS QUE A ESCOLA PODE SER UMA POTENCIALIZADORA DAS DIFEREN?AS, MAS TAMB?M PODE SER UMA PROPULSORA DA EQUIDADE SOCIAL ATRAV?S DA ALIMENTA??O DOS MECANISMOS DO CAPITAL CULTURAL.