ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA DO PARANÁ NA PANDEMIA
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79074 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA DO PARANÁ NA PANDEMIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A PANDEMIA CAUSADA PELO SARS-COV-2, CARACTERIZA-SE COMO SENDO UMA INFECÇÃO RESPIRATÓRIA CAUSADA PELO VÍRUS DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE 2 E FOI DECLARADO ESTADO DE PANDEMIA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) NO DIA 11 DE MARÇO DE 2020 POR SUA PROPAGAÇÃO EM NÍVEL MUNDIAL, DESENCADEANDO MUDANÇAS NO COTIDIANO DE VIDA E TRABALHO DE TODA A POPULAÇÃO. ALGUMAS ESTRATÉGIAS FORAM ADOTADAS PELAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS PARA REDUZIR O RITMO DE PROGRESSÃO DE CONTÁGIO, SENDO A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL, O DISTANCIAMENTO, A PROIBIÇÃO DE EVENTOS, ENCONTROS E O USO DE MÁSCARA E ÁLCOOL EM GEL. COM A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL, HOUVE MUDANÇAS NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA DE VÁRIOS PROFISSIONAIS, QUE TIVERAM QUE ALTERAR A FORMA DE TRABALHO DURANTE A PANDEMIA, COMO É O CASO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (PEF) QUE ATUAM NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAIS. AS ATIVIDADES QUE ANTERIORMENTE ERAM REALIZADAS EM GRUPOS FORAM SUSPENSAS DEVIDO A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO PARA EVITAR A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS. OBJETIVO: O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS PELOS PEF NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NO ESTADO DO PARANÁ NA CONTINUIDADE DO CUIDADO EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. MATERIAIS E MÉTODOS: A PESQUISA CARACTERIZA-SE COM DELINEAMENTO TRANSVERSAL E APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS ATRAVÉS DE ANÁLISE DESCRITIVA SIMPLES. FOI REALIZADA A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL ELABORADO PELA AUTORA, ABORDANDO QUESTÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL. RESULTADOS: FORAM ENTREVISTADOS 13 PEF (7 MULHERES E 6 HOMENS), COM MÉDIA DE IDADE DE 26,07 ANOS ±2,28, ADVINDOS DOS 4 PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ E COM ATUAÇÃO MÉDIA DE 11 MESES ±8,75. AS PRINCIPAIS DEMANDAS DO TERRITÓRIO RELATADOS PELOS ENTREVISTADOS FORAM DE: PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS (100%); IDOSOS (92%); GESTANTES (69%); TRABALHADORES (54%); CRIANÇAS (46%) E OUTROS (31%). TODOS ENTREVISTADOS RELATARAM MUDANÇAS NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA DAS QUAIS 85% DESTACARAM A NECESSIDADE DE MIGRAR DE ATENDIMENTOS EM GRUPO PARA ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS E NECESSITARAM CRIAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA CONTINUIDADE DO TRABALHO. DENTRE AS ESTRATÉGIAS, AS MAIS UTILIZADAS POR ELES FORAM: GRAVAÇÃO DE VÍDEOS E ENTREGA DE MATERIAL IMPRESSO (92% E 77% RESPECTIVAMENTE). AS FERRAMENTAS MAIS UTILIZADAS FORAM O WHATSAPP (54%) E O YOUTUBE (38%). DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS, AS MAIS CITADAS FORAM A FALTA DE CAPACITAÇÃO NO USO DAS FERRAMENTAS (38%), A ADESÃO DAS NOVAS ESTRATÉGIAS PELA POPULAÇÃO (31%) E A ACESSIBILIDADE DA POPULAÇÃO A ESSAS TECNOLOGIAS (31%). CONCLUSÃO: COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUIU-SE QUE OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUARAM NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAIS TIVERAM QUE UTILIZAR DE NOVAS ESTRATÉGIAS PARA DAR CONTINUIDADE AO TRABALHO COM A POPULAÇÃO, SEJA POR MEIO DE VÍDEOS, MATERIAL IMPRESSO E WHATSAPP. A NECESSIDADE DE MUDANÇAS OCASIONOU DESAFIOS E DIFICULDADES COM O USO DAS FERRAMENTAS. POR FIM, FAZ-SE NECESSÁRIO ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO E SUPORTE PARA QUE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ADQUIRAM CONHECIMENTO E HABILIDADES NO USO DAS FERRAMENTAS QUE AUXILIEM NOS PROCESSOS DE TRABALHO DURANTE A PANDEMIA." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 02 - Eixo Atenção" "palavra_chave" => "COVID-19, ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, EDUCAÇÃO FÍSICA, UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA102_ID366_27102021081119.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA ELOIZA DE FARIA" "autor_nome_curto" => "KARLINHA" "autor_email" => "karla.eloiza13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79074 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA DO PARANÁ NA PANDEMIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A PANDEMIA CAUSADA PELO SARS-COV-2, CARACTERIZA-SE COMO SENDO UMA INFECÇÃO RESPIRATÓRIA CAUSADA PELO VÍRUS DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE 2 E FOI DECLARADO ESTADO DE PANDEMIA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) NO DIA 11 DE MARÇO DE 2020 POR SUA PROPAGAÇÃO EM NÍVEL MUNDIAL, DESENCADEANDO MUDANÇAS NO COTIDIANO DE VIDA E TRABALHO DE TODA A POPULAÇÃO. ALGUMAS ESTRATÉGIAS FORAM ADOTADAS PELAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS PARA REDUZIR O RITMO DE PROGRESSÃO DE CONTÁGIO, SENDO A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL, O DISTANCIAMENTO, A PROIBIÇÃO DE EVENTOS, ENCONTROS E O USO DE MÁSCARA E ÁLCOOL EM GEL. COM A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL, HOUVE MUDANÇAS NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA DE VÁRIOS PROFISSIONAIS, QUE TIVERAM QUE ALTERAR A FORMA DE TRABALHO DURANTE A PANDEMIA, COMO É O CASO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (PEF) QUE ATUAM NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAIS. AS ATIVIDADES QUE ANTERIORMENTE ERAM REALIZADAS EM GRUPOS FORAM SUSPENSAS DEVIDO A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO PARA EVITAR A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS. OBJETIVO: O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS PELOS PEF NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NO ESTADO DO PARANÁ NA CONTINUIDADE DO CUIDADO EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. MATERIAIS E MÉTODOS: A PESQUISA CARACTERIZA-SE COM DELINEAMENTO TRANSVERSAL E APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS ATRAVÉS DE ANÁLISE DESCRITIVA SIMPLES. FOI REALIZADA A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL ELABORADO PELA AUTORA, ABORDANDO QUESTÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL. RESULTADOS: FORAM ENTREVISTADOS 13 PEF (7 MULHERES E 6 HOMENS), COM MÉDIA DE IDADE DE 26,07 ANOS ±2,28, ADVINDOS DOS 4 PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ E COM ATUAÇÃO MÉDIA DE 11 MESES ±8,75. AS PRINCIPAIS DEMANDAS DO TERRITÓRIO RELATADOS PELOS ENTREVISTADOS FORAM DE: PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS (100%); IDOSOS (92%); GESTANTES (69%); TRABALHADORES (54%); CRIANÇAS (46%) E OUTROS (31%). TODOS ENTREVISTADOS RELATARAM MUDANÇAS NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA DAS QUAIS 85% DESTACARAM A NECESSIDADE DE MIGRAR DE ATENDIMENTOS EM GRUPO PARA ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS E NECESSITARAM CRIAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA CONTINUIDADE DO TRABALHO. DENTRE AS ESTRATÉGIAS, AS MAIS UTILIZADAS POR ELES FORAM: GRAVAÇÃO DE VÍDEOS E ENTREGA DE MATERIAL IMPRESSO (92% E 77% RESPECTIVAMENTE). AS FERRAMENTAS MAIS UTILIZADAS FORAM O WHATSAPP (54%) E O YOUTUBE (38%). DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS, AS MAIS CITADAS FORAM A FALTA DE CAPACITAÇÃO NO USO DAS FERRAMENTAS (38%), A ADESÃO DAS NOVAS ESTRATÉGIAS PELA POPULAÇÃO (31%) E A ACESSIBILIDADE DA POPULAÇÃO A ESSAS TECNOLOGIAS (31%). CONCLUSÃO: COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUIU-SE QUE OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUARAM NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAIS TIVERAM QUE UTILIZAR DE NOVAS ESTRATÉGIAS PARA DAR CONTINUIDADE AO TRABALHO COM A POPULAÇÃO, SEJA POR MEIO DE VÍDEOS, MATERIAL IMPRESSO E WHATSAPP. A NECESSIDADE DE MUDANÇAS OCASIONOU DESAFIOS E DIFICULDADES COM O USO DAS FERRAMENTAS. POR FIM, FAZ-SE NECESSÁRIO ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO E SUPORTE PARA QUE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ADQUIRAM CONHECIMENTO E HABILIDADES NO USO DAS FERRAMENTAS QUE AUXILIEM NOS PROCESSOS DE TRABALHO DURANTE A PANDEMIA." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 02 - Eixo Atenção" "palavra_chave" => "COVID-19, ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, EDUCAÇÃO FÍSICA, UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA102_ID366_27102021081119.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA ELOIZA DE FARIA" "autor_nome_curto" => "KARLINHA" "autor_email" => "karla.eloiza13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }