Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

APLICAÇÃO DE DINÂMICA POR ENFERMEIROS PARA RECONHECIMENTO DE VALORES DE CULTURA E PAZ ENTRE ADOLESCENTES

Palavra-chaves: CULTURA E PAZ, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ADOLESCENTES, ENFERMEIRO, PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Resumo ET 01 - Eixo ensino
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79048
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 475
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE DINÂMICA POR ENFERMEIROS PARA RECONHECIMENTO DE VALORES DE CULTURA E PAZ ENTRE ADOLESCENTES"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      CONSTRUIR UMA CULTURA DE PAZ É PROMOVER AS TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS E INDISPENSÁVEIS PARA QUE A PAZ SEJA O PRINCÍPIO GOVERNANTE DE TODAS RELAÇÕES HUMANAS E SOCIAIS. SÃO TRANSFORMAÇÕES QUE VÃO DESDE A DIMENSÃO DOS VALORES, ATITUDES E ESTILOS DE VIDA ATÉ A ESTRUTURA ECONÔMICA E JURÍDICA. ALCANÇADAS ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DOS ADOLESCENTES, O ENFERMEIRO DEVE TRABALHAR DE FORMA INTEGRADA, A JUSTIÇA SOCIAL, IGUALDADE ENTRE OS SEXOS, ELIMINAÇÃO DO RACISMO, TOLERÂNCIA RELIGIOSA, RESPEITO ÀS MINORIAS, EDUCAÇÃO UNIVERSAL, EQUILÍBRIO ECOLÓGICO E LIBERDADE POLÍTICA. OBJETIVOU-SE COM ESSE ESTUDO DESENVOLVER UMA DINÂMICA PARA SER APLICADO, COM ADOLESCENTES, PARA ABORDAGEM DO TEMA CULTURA E PAZ, COM A FINALIDADE DE TRAZER A REFLEXÃO E O PENSAMENTO CRÍTICO, DURANTE O ATENDIMENTO DO ENFERMEIRO. NESTE ESTUDO, A METODOLOGIA APLICADA CONSISTIU DE UMA REVISÃO DE LITERÁRIA, COM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS NO SCIELO, ALÉM DA APLICAÇÃO DE UMA DINÂMICA PARA ADOLESCENTES EM SALA DE ESPERA DAS UNIDADES DE PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E PEDIATRIA. O MATERIAL A SER APLICADO FOI ELABORADO ATRAVÉS DE PUBLICAÇÃO ENTRE 2003 A 2021, NO IDIOMA PORTUGUÊS. O MÉTODO PROPOSTO CONSISTE EM UMA DINÂMICA PARA RECONHECER OS VALORES DE CULTURA E PAZ DOS ADOLESCENTES PEDINDO PARA QUE ELES ESCREVAM, EM UMA FOLHA EM BRANCO: O QUE É VIOLÊNCIA?; COMO POSSO CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA SOCIEDADE?; IR A FESTA É MAIS IMPORTANTE DO QUE PASSAR UM TEMPO COM MEUS PAIS?;PREFIRO GASTAR TODAS AS MINHAS ECONOMIAS, DO QUE GUARDAR ?; É MAIS IMPORTANTE: SAIR COM MEU NAMORADO; ESTUDAR; ALMOÇAR COM A FAMÍLIA; IR A UMA FESTA; COMPRAR ROUPAS? EM SEGUIDA, SERÁ SOLICITADO AOS PARTICIPANTES ESCREVEREM DO LADO DIREITO O QUE ACHAM MAIS IMPORTANTE PARA SUAS VIDAS, EM ORDEM DE MAIOR PARA MENOR IMPORTÂNCIA E DO LADO ESQUERDO O QUE ERA MAIS IMPORTANTE PARA CADA UM DELES QUANDO CRIANÇAS. APÓS SERÁ NECESSÁRIO CONVIDAR OS ADOLESCENTES A REFLEXÃO SOBRE AS ESCOLHAS E VALORES, CULTURA E PAZ E SE DESEJAM PERMANECER COM OS MESMOS ESCOLHIDOS ATÉ O MOMENTO. ESPERA-SE ALCANÇAR O RESULTADO EM QUE OS ADOLESCENTES POSSAM COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E PAZ ATRAVÉS DA REFLEXÃO DE SEUS VALORES E ATITUDES. AS CONSIDERAÇÕES FINAIS SÃO DE QUE PARA LIDAR COM A VIOLÊNCIA, TEMOS QUE FAVORECER A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA ESCOLA, O CONVÍVIO SOCIAL, A OCORRÊNCIA DE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS POSITIVOS E A CONSTRUÇÃO DO SEU PROJETO DE VIDA. PARA QUE ISSO OCORRO É NECESSÁRIO IR AUXILIANDO-OS A DAR VOZ A SEUS ANSEIOS, ENFRENTAR SEUS PROBLEMAS E LIDAR EXIGÊNCIAS E DESAFIOS. PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE IMPLEMENTADO POR ENFERMEIROS QUE VISEM A CULTURA DE PAZ SÃO ALTERNATIVAS VIÁVEIS E EFICAZES, POR AJUDAR AOS JOVENS A LIDAR COM SUA VULNERABILIDADE, A IDENTIFICAR E ENFRENTAR SITUAÇÕES DE RISCO BEM E PROMOVER FATORES DE PROTEÇÃO PESSOAL E SOCIAL.
      """
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "CULTURA E PAZ, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ADOLESCENTES, ENFERMEIRO, PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID475_28102021200239.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA COSSOLINO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "a.claudiacossolino@gmail."
    "autor_ies" => "UNIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79048
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 475
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE DINÂMICA POR ENFERMEIROS PARA RECONHECIMENTO DE VALORES DE CULTURA E PAZ ENTRE ADOLESCENTES"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      CONSTRUIR UMA CULTURA DE PAZ É PROMOVER AS TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS E INDISPENSÁVEIS PARA QUE A PAZ SEJA O PRINCÍPIO GOVERNANTE DE TODAS RELAÇÕES HUMANAS E SOCIAIS. SÃO TRANSFORMAÇÕES QUE VÃO DESDE A DIMENSÃO DOS VALORES, ATITUDES E ESTILOS DE VIDA ATÉ A ESTRUTURA ECONÔMICA E JURÍDICA. ALCANÇADAS ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DOS ADOLESCENTES, O ENFERMEIRO DEVE TRABALHAR DE FORMA INTEGRADA, A JUSTIÇA SOCIAL, IGUALDADE ENTRE OS SEXOS, ELIMINAÇÃO DO RACISMO, TOLERÂNCIA RELIGIOSA, RESPEITO ÀS MINORIAS, EDUCAÇÃO UNIVERSAL, EQUILÍBRIO ECOLÓGICO E LIBERDADE POLÍTICA. OBJETIVOU-SE COM ESSE ESTUDO DESENVOLVER UMA DINÂMICA PARA SER APLICADO, COM ADOLESCENTES, PARA ABORDAGEM DO TEMA CULTURA E PAZ, COM A FINALIDADE DE TRAZER A REFLEXÃO E O PENSAMENTO CRÍTICO, DURANTE O ATENDIMENTO DO ENFERMEIRO. NESTE ESTUDO, A METODOLOGIA APLICADA CONSISTIU DE UMA REVISÃO DE LITERÁRIA, COM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS NO SCIELO, ALÉM DA APLICAÇÃO DE UMA DINÂMICA PARA ADOLESCENTES EM SALA DE ESPERA DAS UNIDADES DE PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E PEDIATRIA. O MATERIAL A SER APLICADO FOI ELABORADO ATRAVÉS DE PUBLICAÇÃO ENTRE 2003 A 2021, NO IDIOMA PORTUGUÊS. O MÉTODO PROPOSTO CONSISTE EM UMA DINÂMICA PARA RECONHECER OS VALORES DE CULTURA E PAZ DOS ADOLESCENTES PEDINDO PARA QUE ELES ESCREVAM, EM UMA FOLHA EM BRANCO: O QUE É VIOLÊNCIA?; COMO POSSO CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA SOCIEDADE?; IR A FESTA É MAIS IMPORTANTE DO QUE PASSAR UM TEMPO COM MEUS PAIS?;PREFIRO GASTAR TODAS AS MINHAS ECONOMIAS, DO QUE GUARDAR ?; É MAIS IMPORTANTE: SAIR COM MEU NAMORADO; ESTUDAR; ALMOÇAR COM A FAMÍLIA; IR A UMA FESTA; COMPRAR ROUPAS? EM SEGUIDA, SERÁ SOLICITADO AOS PARTICIPANTES ESCREVEREM DO LADO DIREITO O QUE ACHAM MAIS IMPORTANTE PARA SUAS VIDAS, EM ORDEM DE MAIOR PARA MENOR IMPORTÂNCIA E DO LADO ESQUERDO O QUE ERA MAIS IMPORTANTE PARA CADA UM DELES QUANDO CRIANÇAS. APÓS SERÁ NECESSÁRIO CONVIDAR OS ADOLESCENTES A REFLEXÃO SOBRE AS ESCOLHAS E VALORES, CULTURA E PAZ E SE DESEJAM PERMANECER COM OS MESMOS ESCOLHIDOS ATÉ O MOMENTO. ESPERA-SE ALCANÇAR O RESULTADO EM QUE OS ADOLESCENTES POSSAM COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E PAZ ATRAVÉS DA REFLEXÃO DE SEUS VALORES E ATITUDES. AS CONSIDERAÇÕES FINAIS SÃO DE QUE PARA LIDAR COM A VIOLÊNCIA, TEMOS QUE FAVORECER A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA ESCOLA, O CONVÍVIO SOCIAL, A OCORRÊNCIA DE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS POSITIVOS E A CONSTRUÇÃO DO SEU PROJETO DE VIDA. PARA QUE ISSO OCORRO É NECESSÁRIO IR AUXILIANDO-OS A DAR VOZ A SEUS ANSEIOS, ENFRENTAR SEUS PROBLEMAS E LIDAR EXIGÊNCIAS E DESAFIOS. PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE IMPLEMENTADO POR ENFERMEIROS QUE VISEM A CULTURA DE PAZ SÃO ALTERNATIVAS VIÁVEIS E EFICAZES, POR AJUDAR AOS JOVENS A LIDAR COM SUA VULNERABILIDADE, A IDENTIFICAR E ENFRENTAR SITUAÇÕES DE RISCO BEM E PROMOVER FATORES DE PROTEÇÃO PESSOAL E SOCIAL.
      """
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "CULTURA E PAZ, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ADOLESCENTES, ENFERMEIRO, PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID475_28102021200239.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA COSSOLINO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "a.claudiacossolino@gmail."
    "autor_ies" => "UNIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

RESUMO CONSTRUIR UMA CULTURA DE PAZ É PROMOVER AS TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS E INDISPENSÁVEIS PARA QUE A PAZ SEJA O PRINCÍPIO GOVERNANTE DE TODAS RELAÇÕES HUMANAS E SOCIAIS. SÃO TRANSFORMAÇÕES QUE VÃO DESDE A DIMENSÃO DOS VALORES, ATITUDES E ESTILOS DE VIDA ATÉ A ESTRUTURA ECONÔMICA E JURÍDICA. ALCANÇADAS ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DOS ADOLESCENTES, O ENFERMEIRO DEVE TRABALHAR DE FORMA INTEGRADA, A JUSTIÇA SOCIAL, IGUALDADE ENTRE OS SEXOS, ELIMINAÇÃO DO RACISMO, TOLERÂNCIA RELIGIOSA, RESPEITO ÀS MINORIAS, EDUCAÇÃO UNIVERSAL, EQUILÍBRIO ECOLÓGICO E LIBERDADE POLÍTICA. OBJETIVOU-SE COM ESSE ESTUDO DESENVOLVER UMA DINÂMICA PARA SER APLICADO, COM ADOLESCENTES, PARA ABORDAGEM DO TEMA CULTURA E PAZ, COM A FINALIDADE DE TRAZER A REFLEXÃO E O PENSAMENTO CRÍTICO, DURANTE O ATENDIMENTO DO ENFERMEIRO. NESTE ESTUDO, A METODOLOGIA APLICADA CONSISTIU DE UMA REVISÃO DE LITERÁRIA, COM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS NO SCIELO, ALÉM DA APLICAÇÃO DE UMA DINÂMICA PARA ADOLESCENTES EM SALA DE ESPERA DAS UNIDADES DE PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E PEDIATRIA. O MATERIAL A SER APLICADO FOI ELABORADO ATRAVÉS DE PUBLICAÇÃO ENTRE 2003 A 2021, NO IDIOMA PORTUGUÊS. O MÉTODO PROPOSTO CONSISTE EM UMA DINÂMICA PARA RECONHECER OS VALORES DE CULTURA E PAZ DOS ADOLESCENTES PEDINDO PARA QUE ELES ESCREVAM, EM UMA FOLHA EM BRANCO: O QUE É VIOLÊNCIA?; COMO POSSO CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA SOCIEDADE?; IR A FESTA É MAIS IMPORTANTE DO QUE PASSAR UM TEMPO COM MEUS PAIS?;PREFIRO GASTAR TODAS AS MINHAS ECONOMIAS, DO QUE GUARDAR ?; É MAIS IMPORTANTE: SAIR COM MEU NAMORADO; ESTUDAR; ALMOÇAR COM A FAMÍLIA; IR A UMA FESTA; COMPRAR ROUPAS? EM SEGUIDA, SERÁ SOLICITADO AOS PARTICIPANTES ESCREVEREM DO LADO DIREITO O QUE ACHAM MAIS IMPORTANTE PARA SUAS VIDAS, EM ORDEM DE MAIOR PARA MENOR IMPORTÂNCIA E DO LADO ESQUERDO O QUE ERA MAIS IMPORTANTE PARA CADA UM DELES QUANDO CRIANÇAS. APÓS SERÁ NECESSÁRIO CONVIDAR OS ADOLESCENTES A REFLEXÃO SOBRE AS ESCOLHAS E VALORES, CULTURA E PAZ E SE DESEJAM PERMANECER COM OS MESMOS ESCOLHIDOS ATÉ O MOMENTO. ESPERA-SE ALCANÇAR O RESULTADO EM QUE OS ADOLESCENTES POSSAM COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E PAZ ATRAVÉS DA REFLEXÃO DE SEUS VALORES E ATITUDES. AS CONSIDERAÇÕES FINAIS SÃO DE QUE PARA LIDAR COM A VIOLÊNCIA, TEMOS QUE FAVORECER A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA ESCOLA, O CONVÍVIO SOCIAL, A OCORRÊNCIA DE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS POSITIVOS E A CONSTRUÇÃO DO SEU PROJETO DE VIDA. PARA QUE ISSO OCORRO É NECESSÁRIO IR AUXILIANDO-OS A DAR VOZ A SEUS ANSEIOS, ENFRENTAR SEUS PROBLEMAS E LIDAR EXIGÊNCIAS E DESAFIOS. PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE IMPLEMENTADO POR ENFERMEIROS QUE VISEM A CULTURA DE PAZ SÃO ALTERNATIVAS VIÁVEIS E EFICAZES, POR AJUDAR AOS JOVENS A LIDAR COM SUA VULNERABILIDADE, A IDENTIFICAR E ENFRENTAR SITUAÇÕES DE RISCO BEM E PROMOVER FATORES DE PROTEÇÃO PESSOAL E SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.