A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE PROBLEMATIZAÇÃO E REFLEXÃO NO TRABALHO DOCENTE
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79037 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 147 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE PROBLEMATIZAÇÃO E REFLEXÃO NO TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A ATIVIDADE DE TRABALHO DOS PROFESSORES É DOTADA DE ESTRESSE, COBRANÇAS POR PRODUÇÃO, SOBRECARGA DE TRABALHO E FALHAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESPAÇOS DE DIÁLOGO EFICAZES NA BUSCA PELA MELHORIA DESSE CENÁRIO. OBSERVA-SE DOCENTES MAIS ADOECIDOS, EM PRÁTICAS ENGESSADAS E EM AMBIENTES QUE ATUAM OPRIMINDO ATRAVÉS DE PADRÕES IMPOSITORES E DOMESTICADORES. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE APARECE NESSA CONJUNTURA COMO UMA ESTRATÉGIA QUE CONVOCA PARA TRANSFORMAÇÕES ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, COM A OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS NO COTIDIANO DOS TRABALHOS. OBJETIVO: REFLETIR SOBRE COMO A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PODERIA INFLUENCIAR NO AUXÍLIO DA PROBLEMATIZAÇÃO DO COTIDIANO DE TRABALHO DOCENTE. MATERIAIS E MÉTODOS: TRATA-SE DE UM ESTUDO DE REFLEXÃO FUNDAMENTADO PELO REFERENCIAL POLÍTICO ATRAVÉS DA POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E TEÓRICO-FILOSÓFICO POR PAULO FREIRE E BELL HOOKS. FORAM UTILIZADOS COMO FONTES DADOS, ALÉM DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE, OS LIVROS EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE E PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE, E ENSINANDO A TRANSGREDIR: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE DE BELL HOOKS. TEM-SE COMO HIPÓTESE A SER EXPLORADA, A POSSIBILIDADE DE PROBLEMATIZAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO DOCENTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE. RESULTADOS: A EDUCAÇÃO PERMANENTE VEM COM UMA PROPOSTA DE APLICABILIDADE EMBASADA NA DESCONTINUIDADE DE UM MODELO VERTICAL DE TRABALHO, INCENTIVANDO O OLHAR PARA O OUTRO, ENXERGANDO-O PARA ALÉM DO ÓBVIO E SE ATENDANDO PARA SUA INSERÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA, VALIDANDO O TRABALHADOR COMO UM SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. CORROBORANDO COM ISSO, FREIRE AFIRMA QUE ANTES DE SER UM EDUCADOR, É IMPORTANTE SER GENTE, E SE COLOCAR NO MUNDO COM ESSA PREMISSA. A PARTIR DE TAL RECONHECIMENTO, TORNA-SE POSSÍVEL APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS, EXPECTATIVAS E FRUSTRAÇÕES PARA A DISCUSSÃO, NA BUSCA POR POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA AS PROBLEMÁTICAS DO COTIDIANO DO TRABALHO. AGREGADO A ISSO, HOOKS AFIRMA QUE É NECESSÁRIO INCORPORAR NA PRÁTICA AS DISCUSSÕES PROFERIDAS NA TEORIA, SENDO IMPORTANTE E RELEVANTE ENTENDER QUE TODO INDIVÍDUO LEVA PARA A SALA UM CONHECIMENTO VIVIDO NA ÓTICA DA EXPERIÊNCIA, INCLUSIVE O PROFESSOR. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PODE FAVORECER NA VIDA LABORAL DESSES PROFISSIONAIS E NA PRÁTICA LIBERTADORA ATRAVÉS DO FOMENTO AOS ESPAÇOS DE PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS, COM A REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO E VALORIZAÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS NOS PROCESSOS DE TRABALHO. CONCLUSÃO: OS LOCAIS DE TRABALHO DOS DOCENTES PODEM, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE, SEREM ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO COLETIVA ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO REFLEXIVA COM FOCO NA HUMANIZAÇÃO. HÁ A POSSIBILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE RODAS DE CONVERSA E/OU OFICINAS, POR EXEMPLO, QUE AUXILIE NO OLHAR PARA AS REALIDADES, NO COMPARTILHAMENTO DAS FERRAMENTAS E NA BUSCA POR SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS. ANTES DE TUDO É PRECISO CONSTRUIR AMBIENTES PROPÍCIOS AO DIÁLOGO E À REFLEXÃO, DE MODO QUE HAJA UMA VISÃO CRÍTICA RUMO A UMA PEDAGOGIA LIBERTADORA." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "DOCENTES, ENSINO, EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, EDUCAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID147_28102021194216.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÂNIA CANDEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NATANIA" "autor_email" => "nataniacandeira@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79037 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 147 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE PROBLEMATIZAÇÃO E REFLEXÃO NO TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A ATIVIDADE DE TRABALHO DOS PROFESSORES É DOTADA DE ESTRESSE, COBRANÇAS POR PRODUÇÃO, SOBRECARGA DE TRABALHO E FALHAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESPAÇOS DE DIÁLOGO EFICAZES NA BUSCA PELA MELHORIA DESSE CENÁRIO. OBSERVA-SE DOCENTES MAIS ADOECIDOS, EM PRÁTICAS ENGESSADAS E EM AMBIENTES QUE ATUAM OPRIMINDO ATRAVÉS DE PADRÕES IMPOSITORES E DOMESTICADORES. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE APARECE NESSA CONJUNTURA COMO UMA ESTRATÉGIA QUE CONVOCA PARA TRANSFORMAÇÕES ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, COM A OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS NO COTIDIANO DOS TRABALHOS. OBJETIVO: REFLETIR SOBRE COMO A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PODERIA INFLUENCIAR NO AUXÍLIO DA PROBLEMATIZAÇÃO DO COTIDIANO DE TRABALHO DOCENTE. MATERIAIS E MÉTODOS: TRATA-SE DE UM ESTUDO DE REFLEXÃO FUNDAMENTADO PELO REFERENCIAL POLÍTICO ATRAVÉS DA POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E TEÓRICO-FILOSÓFICO POR PAULO FREIRE E BELL HOOKS. FORAM UTILIZADOS COMO FONTES DADOS, ALÉM DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE, OS LIVROS EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE E PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE, E ENSINANDO A TRANSGREDIR: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE DE BELL HOOKS. TEM-SE COMO HIPÓTESE A SER EXPLORADA, A POSSIBILIDADE DE PROBLEMATIZAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO DOCENTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE. RESULTADOS: A EDUCAÇÃO PERMANENTE VEM COM UMA PROPOSTA DE APLICABILIDADE EMBASADA NA DESCONTINUIDADE DE UM MODELO VERTICAL DE TRABALHO, INCENTIVANDO O OLHAR PARA O OUTRO, ENXERGANDO-O PARA ALÉM DO ÓBVIO E SE ATENDANDO PARA SUA INSERÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA, VALIDANDO O TRABALHADOR COMO UM SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. CORROBORANDO COM ISSO, FREIRE AFIRMA QUE ANTES DE SER UM EDUCADOR, É IMPORTANTE SER GENTE, E SE COLOCAR NO MUNDO COM ESSA PREMISSA. A PARTIR DE TAL RECONHECIMENTO, TORNA-SE POSSÍVEL APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS, EXPECTATIVAS E FRUSTRAÇÕES PARA A DISCUSSÃO, NA BUSCA POR POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA AS PROBLEMÁTICAS DO COTIDIANO DO TRABALHO. AGREGADO A ISSO, HOOKS AFIRMA QUE É NECESSÁRIO INCORPORAR NA PRÁTICA AS DISCUSSÕES PROFERIDAS NA TEORIA, SENDO IMPORTANTE E RELEVANTE ENTENDER QUE TODO INDIVÍDUO LEVA PARA A SALA UM CONHECIMENTO VIVIDO NA ÓTICA DA EXPERIÊNCIA, INCLUSIVE O PROFESSOR. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PODE FAVORECER NA VIDA LABORAL DESSES PROFISSIONAIS E NA PRÁTICA LIBERTADORA ATRAVÉS DO FOMENTO AOS ESPAÇOS DE PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS, COM A REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO E VALORIZAÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS NOS PROCESSOS DE TRABALHO. CONCLUSÃO: OS LOCAIS DE TRABALHO DOS DOCENTES PODEM, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE, SEREM ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO COLETIVA ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO REFLEXIVA COM FOCO NA HUMANIZAÇÃO. HÁ A POSSIBILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE RODAS DE CONVERSA E/OU OFICINAS, POR EXEMPLO, QUE AUXILIE NO OLHAR PARA AS REALIDADES, NO COMPARTILHAMENTO DAS FERRAMENTAS E NA BUSCA POR SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS. ANTES DE TUDO É PRECISO CONSTRUIR AMBIENTES PROPÍCIOS AO DIÁLOGO E À REFLEXÃO, DE MODO QUE HAJA UMA VISÃO CRÍTICA RUMO A UMA PEDAGOGIA LIBERTADORA." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino" "palavra_chave" => "DOCENTES, ENSINO, EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, EDUCAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID147_28102021194216.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÂNIA CANDEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NATANIA" "autor_email" => "nataniacandeira@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }