COM O ATUAL CENÁRIO DEMOGRÁFICO, PERCEBEMOS UM CONSIDERÁVEL AUMENTO DA SENILIDADE, PRINCIPALMENTE, DEVIDO ÀS MUDANÇAS NOS PENSAMENTOS SOBRE O ESTILO DE VIDA, COMO TAMBÉM POR QUESTÕES POLÍTICAS, COMO A CRIAÇÃO DE POLÍTICAS SANITÁRIAS E DE SAÚDE PÚBLICA, QUE TRANSFORMARAM DE FORMA PROGRESSIVA O CENÁRIO MUNDIAL. ENTRETANTO, QUESTÕES ASSOCIADAS À VELHICE AINDA ASSOLAM GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO, COMO A DOR CRÔNICA, QUE DECORRE DE DIVERSOS FATORES, COMO ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DO PRÓPRIO ORGANISMO OU POR PATOLOGIAS ASSOCIADAS AO TRABALHO DESSAS PESSOAS. ADEMAIS, É TÁCITO AFIRMAR QUE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE É O FIO CONDUTOR QUE GUIA OS SUJEITOS DESSE OBJETO DE ESTUDO, BEM COMO A FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS VEM SENDO VIABILIZADA QUANDO RELACIONADO A FACILIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE TEMAS COMPLEXOS. COMO METODOLOGIA ESTE ESTUDO SE CLASSIFICA COMO UMA REVISÃO DE LITERATURA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. CONCLUI-SE QUE É ESSENCIAL A APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIFERENCIADOS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE FORMA A FACILITAR A APRENDIZAGEM DE TEMAS COMPLEXOS DOS PACIENTES LEIGOS E DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DA DOR. AQUI, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS INTERVENÇÕES SE DESTACAM COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E IDENTIFICAÇÃO DA DOR, BEM COMO UM GRANDE FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE.