O PRESENTE ARTIGO VIABILIZA O ESTUDO SOBRE A ASSISTÊNCIA ÀS DEMANDAS PSÍQUICAS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA. POIS, MESMO NÃO SE ENCAIXANDO NA NOSOLOGIA MÉDICA, OS SINTOMAS DIFUSOS RECEBEM HEGEMONICAMENTE UMA FORMA DE TRATAMENTO QUE AINDA SE DÁ PELA VIA DA MEDICALIZAÇÃO. LOGO, A METODOLOGIA DE CARÁTER QUALITATIVO EMPREGADA NA PESQUISA FOI A REVISÃO INTEGRATIVA. BUSCANDO ENTENDER COMO DENOMINAÇÕES DE DEMANDAS PSÍQUICAS SEMELHANTES A PROBLEMAS DIFUSOS OU QUEIXAS MAL DEFINIDAS SÃO TRATADAS NA ATENÇÃO BÁSICA. E DE MANEIRA ESPECÍFICA, A CONCEITUAÇÃO DE TERMOS PRESENTES NO PROCESSO SAÚDE DOENÇA A PARTIR DE CANGUILHEM; A COMPREENSÃO DE SE ESTAS NOMENCLATURAS QUE FAZEM PARTE DA INTERVENÇÃO UTILIZADA PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E NO SENSO COMUM PODEM GERAR ESTIGMAS NOS SUJEITOS VELHOS; E, POR FIM, INDICAR SE A ATENÇÃO BÁSICA, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PODE ATUAR NAS DEMANDAS PSÍQUICAS DE MANEIRA RELEVANTE NOS VARIADOS CONTEXTOS SOCIAIS. DIANTE DISSO, CONSTATOU-SE QUE AS DENOMINAÇÕES PRESENTES NO PROCESSO SAÚDE E DOENÇA SÃO EXPERIENCIADOS PELA VIA DA SUBJETIVIDADE. OS SUJEITOS VELHOS, SENDO DENOMINADOS DE PORTADORES DE CASOS DIFUSOS, QUEIXAS MAL DEFINIDAS, ENTRE OUTROS, CHEGAM A SER ESTIGMATIZADOS PELOS DISCURSOS DOS PROFISSIONAIS E PELA PRÓPRIA COMUNIDADE. POR FIM, FICOU EVIDENTE O QUANTO É POTENTE A INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ALIADA A EDUCAÇÃO POPULAR E AS METODOLOGIAS ATIVAS, AS QUAIS LEVAM EM CONSIDERAÇÃO O SABER PRESENTE NA COMUNIDADE.