Artigo Anais do VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

POR UMA PEDAGOGIA DA VELHICE: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PARA IDOSOS

Palavra-chaves: PEDAGOGIA DA VELHICE, TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTO DIGITAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Comunicação Oral (CO) AT 07 - Novas tecnologias e envelhecimento
"2022-01-20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77386
    "edicao_id" => 183
    "trabalho_id" => 271
    "inscrito_id" => 2312
    "titulo" => "POR UMA PEDAGOGIA DA VELHICE: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PARA IDOSOS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL DUAS QUESTÕES: 1) APRESENTAR REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS SOCIOEDUCATIVOS NO ENVELHECIMENTO E 2) DESCREVER RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DIGITAL PARA IDOSOS. PORTANTO, TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO QUE SE TORNOU POSSÍVEL A PARTIR DOS DADOS EMPÍRICOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO PELO PROJETO “LETRAMENTO DIGITAL”, DESENVOLVIDO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA, NO NORTE FLUMINENSE, DO RIO DE JANEIRO. E PELA PESQUISA DE MESTRADO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA COM IDOSOS NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, A METODOLOGIA DE PESQUISA ADOTADA, PRIORIZOU A DESCRITIVA, REFLEXIVA E QUALITATIVA. INICIANDO PELA REVISÃO DE LITERATURA E PELOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. EM NOSSOS RESULTADOS A ALFABETIZAÇÃO E O APRENDIZADO DE IDOSOS ENVOLVE, RESSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM E PRINCIPALMENTE DA COMUNICAÇÃO. OS IDOSOS ANALFABETOS DEMONSTRAM INTERESSES EM APRENDER A UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PROMOVENDO A POSSIBILIDADE DO LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DAS LINGUAGENS DIGITAIS. CONCLUI-SE QUE O LETRAMENTO DIGITAL TEM SIDO UM MODELO INTERDISCIPLINAR DE INTERVENÇÃO COM IDOSOS QUE TEM POSSIBILITADO PROMOVER UM ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO DE AÇÕES QUE ESTIMULAM A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA NUMA PERSPECTIVA DE QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO ATIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias e envelhecimento"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DA VELHICE, TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTO DIGITAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV160_MD1_SA107_ID2312_21092021232955.pdf"
    "created_at" => "2021-12-07 10:54:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE SILVA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "TORRES, LIDIANE"
    "autor_email" => "lidianesilvatorres1@gmail"
    "autor_ies" => "UENF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9ec7ba38c_07122021144959.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-20"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 16:07:09"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77386
    "edicao_id" => 183
    "trabalho_id" => 271
    "inscrito_id" => 2312
    "titulo" => "POR UMA PEDAGOGIA DA VELHICE: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PARA IDOSOS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL DUAS QUESTÕES: 1) APRESENTAR REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS SOCIOEDUCATIVOS NO ENVELHECIMENTO E 2) DESCREVER RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DIGITAL PARA IDOSOS. PORTANTO, TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO QUE SE TORNOU POSSÍVEL A PARTIR DOS DADOS EMPÍRICOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO PELO PROJETO “LETRAMENTO DIGITAL”, DESENVOLVIDO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA, NO NORTE FLUMINENSE, DO RIO DE JANEIRO. E PELA PESQUISA DE MESTRADO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA COM IDOSOS NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, A METODOLOGIA DE PESQUISA ADOTADA, PRIORIZOU A DESCRITIVA, REFLEXIVA E QUALITATIVA. INICIANDO PELA REVISÃO DE LITERATURA E PELOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. EM NOSSOS RESULTADOS A ALFABETIZAÇÃO E O APRENDIZADO DE IDOSOS ENVOLVE, RESSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM E PRINCIPALMENTE DA COMUNICAÇÃO. OS IDOSOS ANALFABETOS DEMONSTRAM INTERESSES EM APRENDER A UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PROMOVENDO A POSSIBILIDADE DO LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DAS LINGUAGENS DIGITAIS. CONCLUI-SE QUE O LETRAMENTO DIGITAL TEM SIDO UM MODELO INTERDISCIPLINAR DE INTERVENÇÃO COM IDOSOS QUE TEM POSSIBILITADO PROMOVER UM ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO DE AÇÕES QUE ESTIMULAM A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA NUMA PERSPECTIVA DE QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO ATIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias e envelhecimento"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DA VELHICE, TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTO DIGITAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV160_MD1_SA107_ID2312_21092021232955.pdf"
    "created_at" => "2021-12-07 10:54:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE SILVA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "TORRES, LIDIANE"
    "autor_email" => "lidianesilvatorres1@gmail"
    "autor_ies" => "UENF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9ec7ba38c_07122021144959.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-20"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 16:07:09"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL DUAS QUESTÕES: 1) APRESENTAR REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS SOCIOEDUCATIVOS NO ENVELHECIMENTO E 2) DESCREVER RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO DIGITAL PARA IDOSOS. PORTANTO, TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO QUE SE TORNOU POSSÍVEL A PARTIR DOS DADOS EMPÍRICOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO PELO PROJETO “LETRAMENTO DIGITAL”, DESENVOLVIDO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA, NO NORTE FLUMINENSE, DO RIO DE JANEIRO. E PELA PESQUISA DE MESTRADO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA COM IDOSOS NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, A METODOLOGIA DE PESQUISA ADOTADA, PRIORIZOU A DESCRITIVA, REFLEXIVA E QUALITATIVA. INICIANDO PELA REVISÃO DE LITERATURA E PELOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. EM NOSSOS RESULTADOS A ALFABETIZAÇÃO E O APRENDIZADO DE IDOSOS ENVOLVE, RESSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM E PRINCIPALMENTE DA COMUNICAÇÃO. OS IDOSOS ANALFABETOS DEMONSTRAM INTERESSES EM APRENDER A UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PROMOVENDO A POSSIBILIDADE DO LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DAS LINGUAGENS DIGITAIS. CONCLUI-SE QUE O LETRAMENTO DIGITAL TEM SIDO UM MODELO INTERDISCIPLINAR DE INTERVENÇÃO COM IDOSOS QUE TEM POSSIBILITADO PROMOVER UM ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO DE AÇÕES QUE ESTIMULAM A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA NUMA PERSPECTIVA DE QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO ATIVO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.