MEDIANTE A SÉRIE DE DEBATES RELACIONADOS AO ENVELHECIMENTO E A MANEIRA COMO ESTÁ OCORRENDO UM
NOVO PERFIL POPULACIONAL COM FAIXAS ETÁRIAS IGUAIS OU SUPERIORES A 60 ANOS, SÃO NECESSÁRIAS AÇÕES
EDUCATIVAS CONSTANTES QUE VISEM PRIMORDIALMENTE O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, BEM COMO UMA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA IDENTIFICAR NA LITERATURA AS PRODUÇÕES
CIENTÍFICAS QUE RELATAM AÇÕES EDUCATIVAS VISANDO A PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL. LOGO, O
PRESENTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA REALIZADA NAS BASES DE DADOS BDENF,
LILACS, MEDLINE E PUBMED, POR MEIO DO ENTRECRUZAMENTO DOS DESCRITORES “EDUCAÇÃO EM
SAÚDE”, “PROMOÇÃO DA SAÚDE” E “SERVIÇOS DE SAÚDE PARA IDOSOS”, E APÓS UM PROCESSO DE APLICAÇÃO DE
FILTROS0 OBTEVE-SE 10 ARTIGOS PARA COMPOR A AMOSTRA FINAL. DENTRE AS AÇÕES EDUCATIVAS ENCONTRADAS,
DESTACAM-SE: FORMAÇÃO DE GRUPOS DE IDOSOS, CRIAÇÃO DE OFICINAS COM TEMÁTICAS SOBRE ESTILO DE VIDA
SAUDÁVEL, PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS DURANTE CONSULTAS, AÇÕES DE TELEMONITORAMENTO E TELESSAÚDE,
FORNECIMENTO DE DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL; E O TRABALHO DAS ACS FRENTE A AÇÕES DE PROMOÇÃO À
SAÚDE. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE OBSERVAR QUE A PROMOÇÃO DA SAÚDE COM ENFOQUE NO AUTOCUIDADO E
NA QUALIDADE DE VIDA CONTRIBUI PARA INFLUENCIAR POSITIVAMENTE OS IDOSOS NA PRESERVAÇÃO DE SUA
AUTONOMIA, INDEPENDÊNCIA E CONDIÇÕES DE SAÚDE. LOGO, É NECESSÁRIO FAZER USO DE ABORDAGENS QUE
POTENCIALIZAM O EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS PARA A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA E AUTOCUIDADO.