POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CRÍTICA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76776 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 722 "titulo" => "POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CRÍTICA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA" "resumo" => "CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: HISTORICAMENTE, A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ESTEVE PAUTADA NO MODELO POSITIVISTA, BIOMÉDICO E FRAGMENTADO. APESAR DE EXISTIREM MUITAS AÇÕES QUE BUSCAM A SUPERAÇÃO DESTE MODELO, A LACUNA AINDA PERSISTE. ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCUTE AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CRÍTICA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL LATO SENSU EM SAÚDE COLETIVA. DESCRIÇÃO: O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DO INSTITUTO DE SAÚDE TEM COMO OBJETIVO FORMAR PROFISSIONAIS NAS DIMENSÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DA ATENÇÃO À SAÚDE NAS ESFERAS DO SUS. OS ALUNOS DESENVOLVEM AS ATIVIDADES PRÁTICAS DO PROGRAMA, COM CARGA HORÁRIA DE 1260 HORAS, INSERIDOS EM UM SISTEMA DE SAÚDE MUNICIPAL, ONDE TRABALHAM JUNTO À GESTÃO E AOS TRABALHADORES DE SAÚDE E RESPONDEM ÀS DEMANDAS DA REALIDADE LOCAL. DESDE 2014 ESTA PRÁTICA É REALIZADA NO MUNICÍPIO DE FRANCO DA ROCHA. A PRINCÍPIO FOI REALIZADO UM DIAGNÓSTICO DE SAÚDE MUNICIPAL, DE ONDE FORAM ELEITOS PROBLEMAS PRIORITÁRIOS DE SAÚDE E ELABORADAS TRÊS SÍNTESES DE EVIDÊNCIAS PARA INFORMAR POLÍTICAS DE SAÚDE. A SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES INCLUIU O DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE GUIAS DE ORIENTAÇÃO DE CUIDADOS À POPULAÇÃO, E PROCESSOS FORMATIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. LIÇÕES APRENDIDAS: ESSA EXPERIÊNCIA DEMONSTRA O POTENCIAL DA INSERÇÃO DE ALUNOS EM ESPAÇOS DE GESTÃO E EM SERVIÇOS NA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM VISÃO CRÍTICA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E COM UMA PRÁTICA PROFISSIONAL TRANSFORMADORA, POR MEIO DO USO DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NA PROPOSIÇÃO DE INOVAÇÕES NA ATENÇÃO E GESTÃO DO SISTEMA DE SAÚDE. RECOMENDAÇÃO: ESSA EXPERIÊNCIA EXPLICITA A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DOS ALUNOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA A UMA FORMAÇÃO ALINHADA À COMPLEXIDADE E PLURALIDADE DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO E OS PRINCÍPIOS DO SUS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo" "palavra_chave" => "SAÚDE PÚBLICA, FORMAÇÃO EM SAÚDE, NECESSIDADES E DEMANDAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA102_ID722_18092021180334.pdf" "created_at" => "2021-11-26 11:12:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA SANTOS LUCENA" "autor_nome_curto" => "FABI" "autor_email" => "fabiana.lucena@isaude.sp." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76776 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 722 "titulo" => "POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CRÍTICA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA" "resumo" => "CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: HISTORICAMENTE, A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ESTEVE PAUTADA NO MODELO POSITIVISTA, BIOMÉDICO E FRAGMENTADO. APESAR DE EXISTIREM MUITAS AÇÕES QUE BUSCAM A SUPERAÇÃO DESTE MODELO, A LACUNA AINDA PERSISTE. ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCUTE AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CRÍTICA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL LATO SENSU EM SAÚDE COLETIVA. DESCRIÇÃO: O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DO INSTITUTO DE SAÚDE TEM COMO OBJETIVO FORMAR PROFISSIONAIS NAS DIMENSÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DA ATENÇÃO À SAÚDE NAS ESFERAS DO SUS. OS ALUNOS DESENVOLVEM AS ATIVIDADES PRÁTICAS DO PROGRAMA, COM CARGA HORÁRIA DE 1260 HORAS, INSERIDOS EM UM SISTEMA DE SAÚDE MUNICIPAL, ONDE TRABALHAM JUNTO À GESTÃO E AOS TRABALHADORES DE SAÚDE E RESPONDEM ÀS DEMANDAS DA REALIDADE LOCAL. DESDE 2014 ESTA PRÁTICA É REALIZADA NO MUNICÍPIO DE FRANCO DA ROCHA. A PRINCÍPIO FOI REALIZADO UM DIAGNÓSTICO DE SAÚDE MUNICIPAL, DE ONDE FORAM ELEITOS PROBLEMAS PRIORITÁRIOS DE SAÚDE E ELABORADAS TRÊS SÍNTESES DE EVIDÊNCIAS PARA INFORMAR POLÍTICAS DE SAÚDE. A SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES INCLUIU O DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE GUIAS DE ORIENTAÇÃO DE CUIDADOS À POPULAÇÃO, E PROCESSOS FORMATIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. LIÇÕES APRENDIDAS: ESSA EXPERIÊNCIA DEMONSTRA O POTENCIAL DA INSERÇÃO DE ALUNOS EM ESPAÇOS DE GESTÃO E EM SERVIÇOS NA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM VISÃO CRÍTICA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E COM UMA PRÁTICA PROFISSIONAL TRANSFORMADORA, POR MEIO DO USO DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NA PROPOSIÇÃO DE INOVAÇÕES NA ATENÇÃO E GESTÃO DO SISTEMA DE SAÚDE. RECOMENDAÇÃO: ESSA EXPERIÊNCIA EXPLICITA A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DOS ALUNOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA A UMA FORMAÇÃO ALINHADA À COMPLEXIDADE E PLURALIDADE DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO E OS PRINCÍPIOS DO SUS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo" "palavra_chave" => "SAÚDE PÚBLICA, FORMAÇÃO EM SAÚDE, NECESSIDADES E DEMANDAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA102_ID722_18092021180334.pdf" "created_at" => "2021-11-26 11:12:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA SANTOS LUCENA" "autor_nome_curto" => "FABI" "autor_email" => "fabiana.lucena@isaude.sp." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }