A PRECEPTORIA PARA GRADUAÇÃO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PERFIL, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O QUADRILÁTERO DA FORMAÇÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/SP
"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76686 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 71 "titulo" => "A PRECEPTORIA PARA GRADUAÇÃO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PERFIL, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O QUADRILÁTERO DA FORMAÇÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/SP" "resumo" => "A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE COM FOCO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO CONTINUA SENDO UM DESAFIO A SER ENFRENTADO POR GESTORES, EDUCADORES E TRABALHADORES. ESTA FORMAÇÃO ENVOLVE ATORES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE, DE TODAS ESFERAS DE GESTÃO E DA COMUNIDADE COMPONDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-GESTÃO-COMUNIDADE. COMO UM ELO ESTRATÉGICO DESTA INTEGRAÇÃO, DESTACA-SE A FIGURA DO PRECEPTOR, PROFISSIONAL DO SERVIÇO QUE ASSUME O PROCESSO PEDAGÓGICO DE INSERÇÃO DOS GRADUANDOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. OS OBJETIVOS FORAM CONHECER AS COMPETÊNCIAS E AS MOTIVAÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA PRECEPTORIA; CONHECER COMO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; SABER QUAL A PARTICIPAÇÃO DE CADA FACE DO QUADRILÁTERO E SE EXISTEM BARREIRAS ANTI-PEDAGÓGICAS E DE PROCESSO DE TRABALHO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PRECEPTORES DE GRADUAÇÃO NO ÂMBITO DA APS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/SP. FOI REALIZADO UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO DE ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM 14 PRECEPTORES EXAMINADAS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA. VERIFICOU-SE UM PERFIL DE PRECEPTORES CUJAS COMPETÊNCIAS IDENTIFICADAS FORAM A PEDAGÓGICA, CLÍNICA E ENGAJAMENTO COM A COMUNIDADE E AS MOTIVAÇÕES SÃO A TROCA DE APRENDIZADOS, FINANCEIRA OU ACADÊMICA E FORTALECIMENTO DO SUS. O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM É GUIADO ESPECIALMENTE PELA ROTINA DA APS E OS PROCESSOS AVALIATIVOS APRESENTARAM-SE INCIPIENTES E CAUSAM INSEGURANÇA NOS PRECEPTORES. EM RELAÇÃO À INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-GESTÃO-COMUNIDADE NOTOU-SE COMO BARREIRAS PRINCIPAIS: A SOBRECARGA DE TRABALHO, DISTANCIAMENTO DA IES E GESTÃO, ALÉM DA FALTA DE APOIO PEDAGÓGICO. COMO CONTRIBUIÇÕES DESTACA-SE O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL E A APROXIMAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E A GESTÃO QUANDO ESTAS PLANEJAM O ESTÁGIO. CONCLUÍMOS QUE É FUNDAMENTAL A FORMAÇÃO DE PRECEPTORES PARA EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, CONSCIENTIZANDO-SE DO PAPEL DE EDUCADOR, E A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NECESSITA MELHORAR A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ATORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo" "palavra_chave" => "PRECEPTORIA, ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA_ID71_18082021103344.pdf" "created_at" => "2021-11-26 11:12:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFONSO LUÍS PUIG PEREIRA" "autor_nome_curto" => "AFONSO" "autor_email" => "dr.afonsopereira@gmail.co" "autor_ies" => "HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76686 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 71 "titulo" => "A PRECEPTORIA PARA GRADUAÇÃO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PERFIL, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O QUADRILÁTERO DA FORMAÇÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/SP" "resumo" => "A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE COM FOCO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO CONTINUA SENDO UM DESAFIO A SER ENFRENTADO POR GESTORES, EDUCADORES E TRABALHADORES. ESTA FORMAÇÃO ENVOLVE ATORES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE, DE TODAS ESFERAS DE GESTÃO E DA COMUNIDADE COMPONDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-GESTÃO-COMUNIDADE. COMO UM ELO ESTRATÉGICO DESTA INTEGRAÇÃO, DESTACA-SE A FIGURA DO PRECEPTOR, PROFISSIONAL DO SERVIÇO QUE ASSUME O PROCESSO PEDAGÓGICO DE INSERÇÃO DOS GRADUANDOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. OS OBJETIVOS FORAM CONHECER AS COMPETÊNCIAS E AS MOTIVAÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA PRECEPTORIA; CONHECER COMO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; SABER QUAL A PARTICIPAÇÃO DE CADA FACE DO QUADRILÁTERO E SE EXISTEM BARREIRAS ANTI-PEDAGÓGICAS E DE PROCESSO DE TRABALHO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PRECEPTORES DE GRADUAÇÃO NO ÂMBITO DA APS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/SP. FOI REALIZADO UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO DE ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM 14 PRECEPTORES EXAMINADAS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA. VERIFICOU-SE UM PERFIL DE PRECEPTORES CUJAS COMPETÊNCIAS IDENTIFICADAS FORAM A PEDAGÓGICA, CLÍNICA E ENGAJAMENTO COM A COMUNIDADE E AS MOTIVAÇÕES SÃO A TROCA DE APRENDIZADOS, FINANCEIRA OU ACADÊMICA E FORTALECIMENTO DO SUS. O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM É GUIADO ESPECIALMENTE PELA ROTINA DA APS E OS PROCESSOS AVALIATIVOS APRESENTARAM-SE INCIPIENTES E CAUSAM INSEGURANÇA NOS PRECEPTORES. EM RELAÇÃO À INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-GESTÃO-COMUNIDADE NOTOU-SE COMO BARREIRAS PRINCIPAIS: A SOBRECARGA DE TRABALHO, DISTANCIAMENTO DA IES E GESTÃO, ALÉM DA FALTA DE APOIO PEDAGÓGICO. COMO CONTRIBUIÇÕES DESTACA-SE O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL E A APROXIMAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E A GESTÃO QUANDO ESTAS PLANEJAM O ESTÁGIO. CONCLUÍMOS QUE É FUNDAMENTAL A FORMAÇÃO DE PRECEPTORES PARA EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, CONSCIENTIZANDO-SE DO PAPEL DE EDUCADOR, E A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NECESSITA MELHORAR A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ATORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02 - SUS (re)existindo" "palavra_chave" => "PRECEPTORIA, ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD1_SA_ID71_18082021103344.pdf" "created_at" => "2021-11-26 11:12:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AFONSO LUÍS PUIG PEREIRA" "autor_nome_curto" => "AFONSO" "autor_email" => "dr.afonsopereira@gmail.co" "autor_ies" => "HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }