BEM-ESTAR/MAL-ESTAR NO TRABALHO DOCENTE: CONDIÇÕES DE TRABALHO NO PERÍODO PANDÊMICO
"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76764 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 224 "inscrito_id" => 692 "titulo" => "BEM-ESTAR/MAL-ESTAR NO TRABALHO DOCENTE: CONDIÇÕES DE TRABALHO NO PERÍODO PANDÊMICO" "resumo" => "DIANTE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EXPERIENCIADAS PELAS PROFESSORAS E PROFESSORES AO LONGO DA HISTÓRIA DA PROFISSÃO, QUE SOFREM O IMPACTO DA REFORMA EDUCACIONAL INICIADA NA DÉCADA DE 1990 ATÉ HOJE, BEM COMO DAS REFORMAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA APÓS O GOLPE DE 2016, VÊ-SE A CRESCENTE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. EM 2020, COM A ECLOSÃO DA PANDEMIA DA COVID-19, PARECE HAVER UMA ATUALIZAÇÃO DESSA PRECARIZAÇÃO BEM COMO DA INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO. ADMITINDO QUE O TRABALHO PODE DISPOR TANTO DE ASPECTOS ADOECEDORES COMO PROMOTORES DE SAÚDE, O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE IDENTIFICAR TAIS ASPECTOS NO TRABALHO DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO CEARÁ. TRATOU-SE DE UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA DESCRITIVA DESENVOLVIDA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO INSPIRADO NOS QUESTIONÁRIOS DE CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE BEM-ESTAR NO TRABALHO COM 41 DOCENTES E DA REALIZAÇÃO DE DOIS GRUPOS FOCAIS COM 16 PARTICIPANTES NO TOTAL. OS DADOS QUALITATIVOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E OS QUANTITATIVOS FORAM TRATADOS NO PROGRAMA STATA/SE 15.1. COMPREENDEU-SE PELOS RESULTADOS ENCONTRADOS QUE OS ASPECTOS SOCIAIS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO O RESPEITO E O RECONHECIMENTO NO TRABALHO IMPACTAM NA PRODUÇÃO DE SAÚDE E DE BEM-ESTAR PSICOSSOCIAL, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A PERCEPÇÃO DAS DOCENTES SOBRE SUAS COMPETÊNCIAS. POR OUTRO LADO, OS ASPECTOS QUE ENVOLVEM A REGULAÇÃO E A MATERIALIDADE DO TRABALHO, SOBRETUDO NO PERÍODO PANDÊMICO, APONTAM PARA UMA RELAÇÃO COM OS SINTOMAS E EFEITOS COLATERAIS APRESENTADOS PELAS DOCENTES, ESPECIALMENTE NO ÂMBITO DO DESGASTE. VÊ-SE A NECESSIDADE DA PRODUÇÃO E FORTALECIMENTO DE ESTRATÉGIAS COLETIVAS E DE POLÍTICAS DE SAÚDE QUE TENHAM EFEITOS A NÍVEL LOCAL E DE FORMA INTERSETORIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04 - Vigilância, controles e territórios" "palavra_chave" => "SAÚDE DO TRABALHADOR, TRABALHO DOCENTE, COVID-19, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "61a0f5a502d62_26112021115637.pdf" "created_at" => "2021-11-26 11:12:57" "updated_at" => "2021-11-26 12:56:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA MOTA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabrielamotapsi@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76764 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 224 "inscrito_id" => 692 "titulo" => "BEM-ESTAR/MAL-ESTAR NO TRABALHO DOCENTE: CONDIÇÕES DE TRABALHO NO PERÍODO PANDÊMICO" "resumo" => "DIANTE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EXPERIENCIADAS PELAS PROFESSORAS E PROFESSORES AO LONGO DA HISTÓRIA DA PROFISSÃO, QUE SOFREM O IMPACTO DA REFORMA EDUCACIONAL INICIADA NA DÉCADA DE 1990 ATÉ HOJE, BEM COMO DAS REFORMAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA APÓS O GOLPE DE 2016, VÊ-SE A CRESCENTE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. EM 2020, COM A ECLOSÃO DA PANDEMIA DA COVID-19, PARECE HAVER UMA ATUALIZAÇÃO DESSA PRECARIZAÇÃO BEM COMO DA INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO. ADMITINDO QUE O TRABALHO PODE DISPOR TANTO DE ASPECTOS ADOECEDORES COMO PROMOTORES DE SAÚDE, O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE IDENTIFICAR TAIS ASPECTOS NO TRABALHO DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DO CEARÁ. TRATOU-SE DE UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA DESCRITIVA DESENVOLVIDA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO INSPIRADO NOS QUESTIONÁRIOS DE CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE BEM-ESTAR NO TRABALHO COM 41 DOCENTES E DA REALIZAÇÃO DE DOIS GRUPOS FOCAIS COM 16 PARTICIPANTES NO TOTAL. OS DADOS QUALITATIVOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E OS QUANTITATIVOS FORAM TRATADOS NO PROGRAMA STATA/SE 15.1. COMPREENDEU-SE PELOS RESULTADOS ENCONTRADOS QUE OS ASPECTOS SOCIAIS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO O RESPEITO E O RECONHECIMENTO NO TRABALHO IMPACTAM NA PRODUÇÃO DE SAÚDE E DE BEM-ESTAR PSICOSSOCIAL, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A PERCEPÇÃO DAS DOCENTES SOBRE SUAS COMPETÊNCIAS. POR OUTRO LADO, OS ASPECTOS QUE ENVOLVEM A REGULAÇÃO E A MATERIALIDADE DO TRABALHO, SOBRETUDO NO PERÍODO PANDÊMICO, APONTAM PARA UMA RELAÇÃO COM OS SINTOMAS E EFEITOS COLATERAIS APRESENTADOS PELAS DOCENTES, ESPECIALMENTE NO ÂMBITO DO DESGASTE. VÊ-SE A NECESSIDADE DA PRODUÇÃO E FORTALECIMENTO DE ESTRATÉGIAS COLETIVAS E DE POLÍTICAS DE SAÚDE QUE TENHAM EFEITOS A NÍVEL LOCAL E DE FORMA INTERSETORIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04 - Vigilância, controles e territórios" "palavra_chave" => "SAÚDE DO TRABALHADOR, TRABALHO DOCENTE, COVID-19, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "61a0f5a502d62_26112021115637.pdf" "created_at" => "2021-11-26 11:12:57" "updated_at" => "2021-11-26 12:56:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA MOTA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabrielamotapsi@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }