SALES, Laurenia Souto. Astúcias do leitor de literatura às vésperas do vestibular. Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/762>. Acesso em: 23/11/2024 16:27
Este trabalho consiste em investigar o discurso de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba acerca da importância de se fazer a leitura dos textos literários indicados para o vestibular. A pesquisa apresenta um corpus discursivo composto de 25 entrevistas realizadas com alunos recém-ingressos no período 2007.2. Tem-se como aporte teórico os estudos de De Certeau (1994) e Chartier (1999, 2001), que entendem a leitura como prática social e cultural, e os estudos de Lajolo (1986, 1993) e Zilberman (2000), que possibiltam conhecer um pouco mais sobre o sujeito leitor. Os resultados da análise revelam que a maioria dos alunos não consideraram necessário ler, na íntegra, os textos indicados porque as escolas e cursinhos facilitavam essa leitura através de resumos e exposição de filmes.