PRETINHA, EU? LITERATURA INFANTO-JUVENIL E IDENTIDADE NEGRA: NOVOS OLHARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NEGROS
"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 605 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 342 "titulo" => "PRETINHA, EU? LITERATURA INFANTO-JUVENIL E IDENTIDADE NEGRA: NOVOS OLHARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NEGROS" "resumo" => "PRETINHA, EU? LITERATURA INFANTO-JUVENIL E IDENTIDADE NEGRA: NOVOS OLHARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NEGROS SANTOS, Adeilma Machado dos – UEPBEste resumo tem como objetivo proporcionar uma reflexão acerca da importância da leitura de obras, em sala de aula, quepromovam um resgate da cultura Afrobrasileira e possibilitemaos alunos negros não somente um reconhecimento com as mesmas, mas tambémum apoio em sua (re)afirmação identitária. Para tal, utilizaremos a obra Pretinha, eu?,do autor Júlio Emílio Braz como suporte literário, e, como suporte teórico, entre outros, Vigotski (1987), Kleiman (2004), Brookshaw (1983); a fim de ilustrar como essa problemática é abordada no contexto escolar, assim como entender como a leitura de obras que insiram o leitor negro em seu contexto, mas não de forma discriminatória nem excludente, os auxiliará na formação de uma consciência de mundo. Nesse sentido, a literatura infanto-juvenil mostra-se um espaço essencial para a formação desses sujeitos leitores.Palavras-Chave: Cultura Afrobrasileira, Reafirmação Identitária, Texto Literário." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "2be1210423d20a548a294a5b541253cd_342_129_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEILMA MACHADO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADEILMA MACHADO" "autor_email" => "adeilma_santos@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 605 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 342 "titulo" => "PRETINHA, EU? LITERATURA INFANTO-JUVENIL E IDENTIDADE NEGRA: NOVOS OLHARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NEGROS" "resumo" => "PRETINHA, EU? LITERATURA INFANTO-JUVENIL E IDENTIDADE NEGRA: NOVOS OLHARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NEGROS SANTOS, Adeilma Machado dos – UEPBEste resumo tem como objetivo proporcionar uma reflexão acerca da importância da leitura de obras, em sala de aula, quepromovam um resgate da cultura Afrobrasileira e possibilitemaos alunos negros não somente um reconhecimento com as mesmas, mas tambémum apoio em sua (re)afirmação identitária. Para tal, utilizaremos a obra Pretinha, eu?,do autor Júlio Emílio Braz como suporte literário, e, como suporte teórico, entre outros, Vigotski (1987), Kleiman (2004), Brookshaw (1983); a fim de ilustrar como essa problemática é abordada no contexto escolar, assim como entender como a leitura de obras que insiram o leitor negro em seu contexto, mas não de forma discriminatória nem excludente, os auxiliará na formação de uma consciência de mundo. Nesse sentido, a literatura infanto-juvenil mostra-se um espaço essencial para a formação desses sujeitos leitores.Palavras-Chave: Cultura Afrobrasileira, Reafirmação Identitária, Texto Literário." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "2be1210423d20a548a294a5b541253cd_342_129_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEILMA MACHADO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADEILMA MACHADO" "autor_email" => "adeilma_santos@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }