A ESCOLHA PROFISSIONAL, DE UM CURSO SUPERIOR, PARA ALUNOS QUE TERMINARAM O ENSINO MÉDIO, É CONSIDERADA UM MOMENTO DE MUITAS DÚVIDAS E DE DIFÍCIL DECISÃO. DIANTE DISSO, O QUE MOTIVA A ESCOLHA DO CURSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA? CONSIDERANDO ESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO, RECORTE DE UMA PARTE DA TESE DE DOUTORADO QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO, É CONHECER A TRAJETÓRIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO. PARA RESPONDER AO PROBLEMA INVESTIGADO, ADOTOU-SE A PESQUISA QUALITATIVA, DELINEADA PELA ANÁLISE TEMÁTICA, A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DAS NARRATIVAS. FORAM ENTREVISTADOS CINCO PROFESSORES E CINCO PROFESSORAS QUE ATUAM EM INSTITUTOS FEDERAIS. APESAR DE SE TRATAR DE INFORMAÇÕES PRELIMINARES, OS RESULTADOS APONTAM QUE AS MOTIVAÇÕES QUE OS (AS) FIZERAM ESCOLHER O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTAVAM RELACIONADAS COM AS EXPERIÊNCIAS NAS ÁREAS ESPORTIVAS (2), DE LUTAS (3), DE DANÇAS (2) E PELO INTERESSE NA ÁREA DA SAÚDE (4). A ESCOLHA INICIAL FOI MOTIVADA PELA POSSIBILIDADE DE ATUAR COMO BACHAREL. NENHUM DOS PARTICIPANTES PLANEJOU A ESCOLHA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA CARREIRA DOCENTE E, A MAIORIA, NÃO TINHA CONHECIMENTO SOBRE A DISTINÇÃO DOS CAMPOS DE ATUAÇÃO ENTRE LICENCIADO E/OU BACHAREL. FOI DURANTE A GRADUAÇÃO QUE HOUVE ESSA COMPREENSÃO. OS DETERMINANTES QUE LEVARAM OS PARTICIPANTES A OPTAREM PELA CARREIRA DOCENTE RELACIONAM-SE COM A PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO. ENQUANTO CAMPO DE ATUAÇÃO, O INTERESSE ESTAVA DIRECIONADO A SEGUIR A CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR (7) E CARREIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (3). EMBORA O CONHECIMENTO SOBRE O CAMPO DE ATUAÇÃO E DE QUE FORMA A CARREIRA PODERIA SER ESTRUTURADA TENHA ACONTECIDO EM AMBIENTES FORMAIS, OS PARTICIPANTES MENCIONARAM QUE A COMPREENSÃO ACONTECEU POR MEIO DE OBSERVAÇÕES PESSOAIS SOBRE A CARREIRA ACADÊMICA, CONVERSAS INFORMAIS QUE ACONTECERAM COM OS PROFESSORES ORIENTADORES E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NOS CONTEXTOS DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO. PORTANTO, CONHECER A TRAJETÓRIA DA CARREIRA DOCENTE DE PROFESSORES (AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODE CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO DAS ESCOLHAS, CAMINHOS PERCORRIDOS E REFORMULAÇÕES CURRICULARES. CONSIDERANDO QUE A GRADUAÇÃO É PENSADA NO PERFIL DE FORMAÇÃO ESPERADA, ESPAÇO INICIAL DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL, É FUNDAMENTAL QUE HAJA REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE A CARREIRA DOCENTE DE FORMA AMPLA E VERTICALIZADA, PARA ALÉM DAS QUESTÕES TÉCNICO-BUROCRÁTICAS. UMA PROPOSTA, CONTRÁRIA A ESCOLHA NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR OU DE OUTROS MEIOS DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR, SERIA APRESENTAR A ESTRUTURAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DOCENTE E/OU CARREIRA NA ÁREA DO BACHAREL NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO COM POSSIBILIDADES DE ESCOLHA DO FUTURO PROFISSIONAL PELO CAMINHO E TRAJETÓRIA A SEREM PERCORRIDOS.