Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

DESEMPENHOS INFERIORES NA COORDENAÇÃO MOTORA E MAIOR TEMPO DE TELA ENTRE ESCOLARES

Palavra-chaves: TEMPO DE TELA, COORDENAÇÃO MOTORA, ESCOLARES, KTK, Pôster (PO) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

ATUALMENTE CRIANÇAS PASSAM MAIS TEMPO FRENTE ÀS TELAS, O QUE PODE ACARRETAR EM PROBLEMAS FUTUROS. NO ENTANTO, É NA INFÂNCIA QUE O CONTROLE MOTOR DEVE SER ALCANÇADO, POIS É A FASE EM QUE AS CRIANÇAS AMPLIAM SUAS HABILIDADES E DESENVOLVEM A COORDENAÇÃO MOTORA E OUTRAS COMPETÊNCIAS PARA REALIZAR ATIVIDADES ESPECÍFICAS E COTIDIANAS. ASSIM, ESSE ESTUDO VERIFICOU A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO NOS TESTES DO KTK E O TEMPO DE TELA DE ESCOLARES ENTRE 8 E 11 ANOS CONFORME SEXO E FAIXA ETÁRIA. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 122 ESCOLARES (69 MENINOS E 53 MENINAS) COM IDADE MÉDIA DE 9,4 ANOS (DP=0,8) DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE OURINHOS-SP. PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O TEMPO DE TELA FORAM ELABORADAS QUESTÕES PARA DETERMINAR O TEMPO GASTO EM ELETRÔNICOS (TV, VIDEOGAME, COMPUTADOR E CELULAR), DURANTE A SEMANA E NO FINAL DE SEMANA (FDS). TAMBÉM FOI APLICADO O TESTE DE COORDENAÇÃO CORPORAL PARA CRIANÇAS (KTK) COMPOSTO DE QUATRO TESTES: EQUILÍBRIO SOBRE A TRAVE, SALTOS MONOPEDAIS, SALTOS LATERAIS E TRANSFERÊNCIA SOBRE PLATAFORMAS. O ESTUDO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS (Nº 3.233.315 - CAAE: 07741818.8.0000.5502). TODOS OS ENVOLVIDOS ENTREGARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO ASSINADO PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS. AS COLETAS OCORREM DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DO TESTE DE CORRELAÇÃO DE SPEARMAN. O TEMPO DE TELA NÃO DIFERIU FRENTE AO SEXO, COM EXPOSIÇÃO MÉDIA DE 162 MINUTOS(MIN) DURANTE A SEMANA E 200 MIN/FDS, COM DESTAQUE PARA O CELULAR (253MIN/SEMANA; 303MIN/FDS) E A TV (214MIN/SEMANA; 267MIN/FDS). ALÉM DISSO, 29,5% APRESENTARAM INSUFICIÊNCIA NA COORDENAÇÃO, 38,5% PERTURBAÇÃO E 32% COORDENAÇÃO NORMAL. ENTRE OS MENINOS, CORRELAÇÕES NEGATIVAS ENFATIZARAM MAIOR TEMPO DE VIDEOGAME DURANTE A SEMANA E MENOR DESEMPENHO NA TRAVE, SALTO MONOPEDAL E QUOCIENTE MOTOR GERAL. ESPECIFICAMENTE ENTRE 10 E 11 ANOS (N=42) O TEMPO DE VIDEOGAME TANTO DURANTE COMO NO FDS ESTIVERAM RELACIONADOS A DESEMPENHOS INFERIORES NA TRAVE DE EQUILÍBRIO (RHO= -0,36; P<0,05). ENTRE OS MENINOS DE 9 E 8 ANOS (N=27) CONSTATOU-SE QUE MAIOR TEMPO NO CELULAR DURANTE A SEMANA (RHO= -0,60; P<0,01) E NOS FDS (RHO= -0,50; P<0,05), ASSIM COMO MAIOR EXPOSIÇÃO À TV DURANTE A SEMANA (RHO= -0,48; P<0,05) ESTIVERAM RELACIONADOS A MENORES QUOCIENTES NA TRAVE DE EQUILÍBRIO. ENTRE AS MENINAS NÃO FORAM OBSERVADAS CORRELAÇÕES MEDIANTE OS GRUPOS ETÁRIOS, APENAS CORRELAÇÃO NEGATIVA E FRACA ENTRE MAIOR TEMPO NO CELULAR E MENOR QUOCIENTE MOTOR PARA TRANSFERÊNCIA DE PLATAFORMAS (RHO= -0,29; P<0,05). TAIS RESULTADOS ATENTAM PARA OS ASPECTOS NEGATIVOS DO TEMPO DE TELA ELEVADO DIANTE DE SUA RELAÇÃO COM MENOR DESEMPENHO NOS TESTES DE COORDENAÇÃO MOTORA. NÃO PODEMOS NEGAR O AUXÍLIO E A APRENDIZAGEM QUE A TECNOLOGIA TRAZ, ENTRETANTO, ESTIMULAR O ENVOLVIMENTO EM PRÁTICAS MOTORAS NO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR É CRUCIAL PARA A SAÚDE E FORMAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS.

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