ANÁLISE DE QUALIDADE DOS COMBUSTÍVEIS DOS POSTOS DA CIDADE DE LAVRAS/MG - ANO DE 2021
"2021-04-29 08:13:40" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75371 "edicao_id" => 160 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "ANÁLISE DE QUALIDADE DOS COMBUSTÍVEIS DOS POSTOS DA CIDADE DE LAVRAS/MG - ANO DE 2021" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DO PETRÓLEO COMO FONTE DE ENERGIA FOI ESSENCIAL PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL PELA OFERTA DE COMBUSTÍVEIS COM DIFERENTES ESPECIFICAÇÕES. O COMBUSTÍVEL DE MAIOR VALOR DE MERCADO É A GASOLINA TIPO C, QUE É COMERCIALIZADA COMO UMA MISTURA DE NAFTA, SOLVENTES E ETANOL ANIDRO. NO CENÁRIO BRASILEIRO, COM A NECESSIDADE DE REDUZIR A DEPENDÊNCIA DO PETRÓLEO E A BUSCA PELA MELHORA DA OCTANAGEM DO COMBUSTÍVEL, A GASOLINA PASSOU A RECEBER A ADIÇÃO DE ETANOL ANIDRO. ADEMAIS, FOI DESENVOLVIDO MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA À ETANOL HIDRATADO, BUSCANDO APRIMORAR A FLEXIBILIDADE QUANTO AO COMBUSTÍVEL UTILIZADO. DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XXI, DESPONTARAM OS VEÍCULOS FLEX QUE OPERAM COM UMA MISTURA EM QUALQUER PROPORÇÃO DE ETANOL HIDRATADO E GASOLINA TIPO C. DE ACORDO COM A AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP), DEVE-SE RESPEITAR A PROPORÇÃO DE ADIÇÃO DE 27% EM VOLUME DE ÁLCOOL ANIDRO COM 1% DE TOLERÂNCIA NA GASOLINA TIPO C. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR AMOSTRAS DE GASOLINA TIPO C DE POSTOS REVENDEDORES DA CIDADE DE LAVRAS (MG), A FIM DE DETERMINAR O TEOR DE ETANOL ANIDRO, COMPARANDO COM AS ESPECIFICAÇÕES IMPOSTAS PELA AGÊNCIA REGULADORA. OS TESTES FORAM REALIZADOS SEGUINDO O MÉTODO DA PROVETA (NBR 13992/2005). OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE 61,90% DAS AMOSTRAS ANALISADAS APRESENTAM TEOR DE ETANOL ANIDRO EM DESACORDO COM A FAIXA ESTABELECIDA PELA ANP, SENDO QUE, DENTRE OS 15 POSTOS CREDENCIADOS, 9 EXTRAPOLARAM A FAIXA PERMITIDA. CONCLUI-SE QUE A MAIORIA DOS POSTOS ANALISADOS COMERCIALIZAM GASOLINA FORA DA ESPECIFICAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Combustíveis e Biocombustíveis" "palavra_chave" => "GASOLINA, TEOR DE ETANOL, ADULTERAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV147_MD1_SA7_ID405_07052021110125.pdf" "created_at" => "2021-06-10 09:03:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELLEN RIBEIRO" "autor_email" => "ellenribeiro806@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS UFLA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conepetro-e-vi-wepetro" "edicao_nome" => "Anais do IV CONEPETRO E VI WEPETRO" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS E VI WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conepetro/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa71427c9b_08062021142124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-29 08:13:40" "publicacao_id" => 23 "publicacao_nome" => "Revista CONEPETRO" "publicacao_codigo" => "2446-8339" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75371 "edicao_id" => 160 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "ANÁLISE DE QUALIDADE DOS COMBUSTÍVEIS DOS POSTOS DA CIDADE DE LAVRAS/MG - ANO DE 2021" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DO PETRÓLEO COMO FONTE DE ENERGIA FOI ESSENCIAL PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL PELA OFERTA DE COMBUSTÍVEIS COM DIFERENTES ESPECIFICAÇÕES. O COMBUSTÍVEL DE MAIOR VALOR DE MERCADO É A GASOLINA TIPO C, QUE É COMERCIALIZADA COMO UMA MISTURA DE NAFTA, SOLVENTES E ETANOL ANIDRO. NO CENÁRIO BRASILEIRO, COM A NECESSIDADE DE REDUZIR A DEPENDÊNCIA DO PETRÓLEO E A BUSCA PELA MELHORA DA OCTANAGEM DO COMBUSTÍVEL, A GASOLINA PASSOU A RECEBER A ADIÇÃO DE ETANOL ANIDRO. ADEMAIS, FOI DESENVOLVIDO MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA À ETANOL HIDRATADO, BUSCANDO APRIMORAR A FLEXIBILIDADE QUANTO AO COMBUSTÍVEL UTILIZADO. DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XXI, DESPONTARAM OS VEÍCULOS FLEX QUE OPERAM COM UMA MISTURA EM QUALQUER PROPORÇÃO DE ETANOL HIDRATADO E GASOLINA TIPO C. DE ACORDO COM A AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP), DEVE-SE RESPEITAR A PROPORÇÃO DE ADIÇÃO DE 27% EM VOLUME DE ÁLCOOL ANIDRO COM 1% DE TOLERÂNCIA NA GASOLINA TIPO C. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR AMOSTRAS DE GASOLINA TIPO C DE POSTOS REVENDEDORES DA CIDADE DE LAVRAS (MG), A FIM DE DETERMINAR O TEOR DE ETANOL ANIDRO, COMPARANDO COM AS ESPECIFICAÇÕES IMPOSTAS PELA AGÊNCIA REGULADORA. OS TESTES FORAM REALIZADOS SEGUINDO O MÉTODO DA PROVETA (NBR 13992/2005). OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE 61,90% DAS AMOSTRAS ANALISADAS APRESENTAM TEOR DE ETANOL ANIDRO EM DESACORDO COM A FAIXA ESTABELECIDA PELA ANP, SENDO QUE, DENTRE OS 15 POSTOS CREDENCIADOS, 9 EXTRAPOLARAM A FAIXA PERMITIDA. CONCLUI-SE QUE A MAIORIA DOS POSTOS ANALISADOS COMERCIALIZAM GASOLINA FORA DA ESPECIFICAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Combustíveis e Biocombustíveis" "palavra_chave" => "GASOLINA, TEOR DE ETANOL, ADULTERAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV147_MD1_SA7_ID405_07052021110125.pdf" "created_at" => "2021-06-10 09:03:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELLEN RIBEIRO" "autor_email" => "ellenribeiro806@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS UFLA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conepetro-e-vi-wepetro" "edicao_nome" => "Anais do IV CONEPETRO E VI WEPETRO" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS E VI WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conepetro/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa71427c9b_08062021142124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-29 08:13:40" "publicacao_id" => 23 "publicacao_nome" => "Revista CONEPETRO" "publicacao_codigo" => "2446-8339" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }