CANDIDO, Rejane Leal et al.. . E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/74783>. Acesso em: 24/11/2024 17:54
O RIO-92 E A AGENDA 21 NA PROMO??O ? SUSTENTABILIDADE MARCAM INCLINA??ES PR?-AMBIENTALISTAS AS QUAIS RESPONDEM DISCURSIVAMENTE SOBRE O AMBIENTE PELO VI?S DO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL. DA COMPREENS?O DA PRODU??O DISCURSIVA DE UMA PESQUISADORA QUE PROP?E ESTUDAR A SUSTENTABILIDADE NA FORMA??O, PROCURAMOS AQUI RESPONDER: ?COMO ESSE PROCESSO APARECE NA MATERIALIDADE DISCURSIVA DA PESQUISA EM FORMA??O DE PROFESSORES E COMO TEM SIDO CONSTRU?DO O POSICIONAMENTO DENTRO DA PESQUISA?? OBJETIVAMOS ANALISAR COMO OCORRE O POSICIONAMENTO NA PRODU??O DE UMA PESQUISA FRENTE ? DEFESA DA IMPORT?NCIA DA FORMA??O DOCENTE EM EDUCA??O AMBIENTAL NA CONSTRU??O DA CONSCI?NCIA PARA SUSTENTABILIDADE, SENDO QUE O TRABALHO PRODUZIDO PODE SER CONSIDERADO UM CAMPO DISCURSIVO. A METODOLOGIA FOI UM ESTUDO BIBLIOGR?FICO DE TESES E DISSERTA??ES, ANALISADOS ? LUZ DE BAKTHIN. OS RESULTADOS APRESENTAM QUE DISCURSOS NA FORMA??O DOCENTE SE BASEIAM EM UM PAR?METRO HEGEM?NICO DE CONCEBER AS CONDI??ES DE SER-ESTAR NO MUNDO, REFLETINDO NAS MEM?RIAS E RELA??ES COM O AMBIENTE.