BARBOSA, Victor Ramalho. . E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/74691>. Acesso em: 24/11/2024 16:01
OS INSETOS SÃO RESPONSÁVEIS POR GRANDE PARTE DO EQUILÍBRIO ECOSSISTÊMICO DO PLANETA, CONTUDO, PERCEPÇÕES SOCIOCULTURAIS NEGATIVAS DESTINADAS A ESTES TORNAM-SE PREOCUPANTES PARA A REDUÇÃO DESSA FAUNA, CONSEQUENTEMENTE CONTRIBUINDO PARA O AGRAVAMENTO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS. NESSE SENTIDO, CONSIDERAM-SE PERTINENTES AS AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS À RESSIGNIFICAÇÃO NA FORMA COMO A ENTOMOFAUNA É PERCEBIDA SOCIALMENTE. ASSIM, OBJETIVOU-SE ANALISAR EM QUE MEDIDA OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODEM CONTRIBUIR PARA A DESCONSTRUÇÃO DA VISÃO PEJORATIVA E VALORIZAÇÃO SOCIAL DOS INSETOS. O PERCURSO METODOLÓGICO UTILIZADO FOI A PESQUISA-AÇÃO, O LEVANTAMENTO DE CAMPO OCORREU ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS APLICADOS COM 25 PARTICIPANTES DAS OFICINAS DE EA REALIZADAS NA EEMTI JOÃO NOGUEIRA JUCÁ, FORTALEZA-CE. APESAR DA PONTUALIDADE E PERÍODO INSUFICIENTE DAS OFICINAS PARA ABORDAR TODOS OS ASPECTOS DESEJADOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER MUDANÇAS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES, EMBORA NÃO ABANDONASSEM TOTALMENTE A VISÃO PEJORATIVA EM RELAÇÃO AOS INSETOS, PASSARAM COMPREENDER E RESPEITAR AS IMPORTÂNCIAS ECOLÓGICAS E ECONÔMICAS DESSES ARTRÓPODES.