MUITAS VEZES A BIOLOGIA É UTILIZADA PARA EMBASAR ARGUMENTOS QUE JUSTIFICAM DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES. POR EXEMPLO, FOI AFIRMADO POR MAIS DE UM SÉCULO QUE AS MULHERES NÃO ERAM INTELECTUALMENTE TÃO COMPETENTES QUANTO OS HOMENS PORQUE ELAS TERIAM CÉREBROS LIGEIRAMENTE MENORES, EM MÉDIA. NO ENTANTO, NÃO HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA FUNDAMENTADA NA INTELIGÊNCIA MÉDIA ENCONTRADA ENTRE OS GÊNEROS. ESTA E OUTRAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS ESPECÍFICAS ÀS MULHERES, TAIS COMO SUA CAPACIDADE DE ENGRAVIDAR, MUITAS VEZES SÃO USADAS CONTRA ELAS COMO UM ATRIBUTO DE FRAQUEZA. SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA ESTE MATERIAL DIDÁTICO FOI DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PIBID PARA TRABALHAR QUESTÕES RELATIVAS À EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO.