O PRESENTE RELATO DE EXPERI?NCIA DIZ RESPEITO AO PROCESSO PEDAG?GICO DESENVOLVIDO NO PIBID, POR UM GRUPO DE TR?S ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE S?O CARLOS, CAMPUS SOROCABA. OBJETIVAMOS EVIDENCIAR COMO A ABORDAGEM TEM?TICA FREIREANA POSSIBILITOU O ESTABELECIMENTO DE UMA RELA??O DIAL?GICA ENTRE EDUCANDOS E EDUCADORES NA PERSPECTIVA DA FORMA??O PERMANENTE NA PR?XIS PEDAG?GICA. TAMB?M QUEREMOS EXPLICITAR COMO A TEM?TICA DA EDUCA??O PARA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE G?NERO SE MOSTROU EMERGENTE A PARTIR DO PROCESSO DE INVESTIGA??O E REDU??O TEM?TICA. FINALMENTE PRETENDEMOS RESSALTAR A IMPORT?NCIA DO PIBID PARA A CONSOLIDA??O DO MAGIST?RIO COMO FUTURO PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS E DE QUE FORMA A BOLSA OFERECIDA PELO PROGRAMA CONTRIBUI PARA A PERMAN?NCIA ESTUDANTIL DOS LICENCIANDOS DURANTE A GRADUA??O.