O ENSINO DE BIOLOGIA CONSTITUI-SE DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, SENDO ESSENCIAL PARA DESPERTAR, NOS QUE ESTÃO INSERIDOS NESTE PROCESSO, UMA BUSCA POR MODIFICAÇÕES SIGNIFICATIVAS NA REALIDADE DE CADA ESTUDANTE. VISANDO ESTRATÉGIAS DE SENSO INVESTIGATIVO E CRÍTICO AOS ESTUDANTES, OBSERVANDO AS ESPÉCIES FLORÍSTICAS NO ENTORNO DA ESCOLA, PERCEBER AS AÇÕES FRENTE A PAISAGEM FLORÍSTICA NO ENTORNO DA ESCOLA, SUGERIR AOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS SOLUÇÕES E RELATAR OS RESULTADOS DA PESQUISA PARA COMUNIDADE DA ESCOLAR. ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE CUNHO INVESTIGATIVO BUSCANDO RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS CIENTÍFICAS REALIZADAS PELAS EQUIPES NO DECORRER DA PESQUISA. ASSIM, DESENVOLVIDA EM FASES BUSCANDO O ENRIQUECIMENTO DOS ESTUDANTES PELO SEU ESFORÇO E APROXIMAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO UTILIZANDO-SE DO CAMINHO DAS PRÁTICAS BIOLÓGICAS PELO MÉTODO CIENTÍFICO. PORTANTO, REPENSAR AS ESTRATÉGIAS SIGNIFICATIVAS PARA QUE O ESTUDANTE, AO ROMPER OS MUROS DA ESCOLA, PERCEBA NO AMBIENTE A SUA VOLTA AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO FORMAL REALIZADO EM SALA DE AULA.