A BIOLOGIA, CIÊNCIA QUE ESTUDA A VIDA, É CARACTERIZADA POR APRESENTAR UMA EXTENSA TERMINOLOGIA. EMBORA ESSA LINGUAGEM TENHA CARÁTER FUNDANTE NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS BIOLÓGICOS, ELA PODE SE MOSTRAR COMO UM DESAFIO NO PROCESSO DE ENSINAGEM E APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. DIANTE DESTA REALIDADE, E POR OCASIÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TURMAS DE 2º ANO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO JOAQUIM MAGALHÃES, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA-CEARÁ, REALIZAMOS UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O SURGIMENTO E O FUNCIONAMENTO DO DICIONÁRIO BIOLÓGICO (DB), COM O OBJETIVO DE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO DB COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINAGEM E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA. COM A PRESENTE PESQUISA CONSTATAMOS QUE A TERMINOLOGIA CIENTÍFICA DA BIOLOGIA CONSTITUI UM DESAFIO DE ENSINO PARA PROFESSORES E DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL CONHECER MELHOR O SURGIMENTO E O FUNCIONAMENTO DO DB, BEM COMO A IMPORTÂNCIA E AS FRAGILIDADES DESSE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO.