ESTA PESQUISA É O RESULTADO DA VIVÊNCIA OCORRIDA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DE BARCARENA-PA ENVOLVENDO UMA TURMA DO 3º. OBSERVOU-SE EM ESTÁGIOS ANTERIORES NAS ESCOLAS O USO QUASE RESTRITO DO LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE BOTÂNICA, O QUE LEVOU A SE DESENVOLVER SEQUÊNCIAS DIÁDICAS COM O USO DE MICROSCOPIA, DESENHO LIVRE E JOGOS, PROCURANDO AVERIGUAR A CONTRIBUIÇÃO DESSES RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDO. OS RECURSOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS CONTRIBUÍRAM PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDO CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E APRENDIZAGEM DE CONVIVÊNCIA, POSSIBILITADO PELA PARTICIPAÇÃO, COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS E TRABALHO EM EQUIPE, DEMOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE SUA IMPLEMENTAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O REFORÇO, ILUSTRAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.