O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ENTENDER COMO SE CONFIGURA O ENSINO EXPERIMENTAL NA DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS ANALISANDO-SE ASPECTOS DO PERÍODO DO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO E DOS DIAS ATUAIS. PARA TAL FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS. ALÉM DISSO, FOI ESCOLHIDA UMA COLEÇÃO DIDÁTICA, COM VALORIZAÇÃO DO ENSINO EXPERIMENTAL, PARA ANALISAR AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS COM BASE NA SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS ASPECTOS DO ENSINO EXPERIMENTAL PROPOSTOS PELAS PRODUÇÕES CURRICULARES DO PERÍODO DO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS (1950/60/70) PODEM SER PERCEBIDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS ATUAIS? A ANÁLISE DESSES LIVROS PERMITIU COMPREENDER QUE A EXPERIMENTAÇÃO PERMANECE REPRESENTANDO UMA FORTE TRADIÇÃO DENTRO DA DISCIPLINA, PORÉM TRANSFORMOU-SE DE UMA VERSÃO MAIS ACADÊMICA, EM QUE O LABORATÓRIO APRESENTAVA PROTAGONISMO, COMO LOCAL DE CULMINÂNCIA DOS EXPERIMENTOS, EM UMA VERSÃO MAIS SIMPLIFICADA, COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DO COTIDIANO, SENDO POSSÍVEL A SUA EXECUÇÃO EM UMA SALA DE AULA.