RIBEIRO, Guilherme Augusto Maciel et al.. . E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/74444>. Acesso em: 14/11/2024 09:35
O ESTUDO DO CORPO HUMANO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS, É MARCADO POR UMA VISÃO DICOTÔMICA CENTRADA NA DETERMINAÇÃO SEXUAL, TRATANDO-SE COMO ESTRANHOS TODOS OS CORPOS QUE TRANSCENDAM À LÓGICA ANATOMO-FISIOLÓGICA MASCULINO X FEMININO. DIANTE DE TAL PREMISSA, QUESTIONA-SE QUAL É O CORPO QUE IMPORTA AO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTRAPONTO ÀS QUESTÕES DE GÊNERO, NO TOCANTE À TRANSGENERIDADE. NÃO OBSTANTE, O PRESENTE TRABALHO VISA PROBLEMATIZAR A TRATATIVA DOS CORPOS TRANS À LUZ DAS PRÁTICAS CURRICULARES COTIDIANAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, OFERECENDO NOVAS ABORDAGENS SOBRE O ESTUDO DO CORPO HUMANO PRATICADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. CONSIDERANDO O MOMENTO ANTIDEMOCRÁTICO E CONSERVADOR QUE ASSOLA AS CONQUISTAS DEMOCRÁTICAS DA POPULAÇÃO TRANS, GARANTIR O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE SUJEITOS TRANS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR NO BRASIL ENSEJA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOVAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS FRENTE À PLURALIDADE DEMANDADA PELO COTIDIANO ESCOLAR, SOBRETUDO EM ASSEGURAR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E INCLUSIVA PARA A POPULAÇÃO TRANS.