SOUSA, Raquel Gonçalves De et al.. . E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/74398>. Acesso em: 24/11/2024 15:25
AS MINHAS EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS ENVOLVENDO JOGOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS DEMONSTRARAM QUE O USO DESSA FERRAMENTA PROPORCIONAVA UMA CONFIGURAÇÃO DIFERENCIADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS. EM UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DA TEORIA ATOR-REDE, O CONHECIMENTO ESTÁ CORPORIFICADO EM VÁRIAS FORMAS MATERIAIS, AS QUAIS, SÃO JUSTAPOSTAS EM UMA REDE. PARA MOBILIZAR UMA NOVA REDE O MATERIAL DESENVOLVIDO PARA O PRESENTE ESTUDO FOI O JOGO DIDÁTICO “ENERGIZANDO” PROPOSTO, PARA TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E QUE PERMITIRÁ TRABALHAR COM O CONCEITO DE ENERGIA. O JOGO FOI ELABORADO NO ESTILO ROLE-PLAYING GAME E É COMPOSTO POR UM TABULEIRO, CARTAS COLORIDAS E UM DADO. OS JOGADORES DEVEM SE ORGANIZAR EM QUATRO EQUIPES, NOS SEGUINTES TERRITÓRIOS: ESCOLA, UNIVERSIDADE, PARQUE DE DIVERSÕES E SIDERÚRGICA E A HISTÓRIA DO JOGO SE DESENVOLVE COM BASE NOS CONCEITOS DE TRANSFORMAÇÃO, TRANSFERÊNCIA, CONSERVAÇÃO E DEGRADAÇÃO.