Artigo E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01

E-books

ISBN: 978-65-86901-27-6

O DIREITO DE SER CRIANÇA DENTRO DO AMBIENTE HOSPITALAR: BRINQUEDOTECA E CLASSE HOSPITALAR À MARGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: BRINQUEDOTECA, CLASSE HOSPITALAR, EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZADO, DIREITOS DA CRIANÇA HOSPITALIZADA, POLÍTICAS PÚBLICAS REGULATÓRIAS E-book E-book
0 of 0
"2021-02-09 09:32:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 74081 "edicao_id" => 154 "trabalho_id" => 631 "inscrito_id" => 4676 "titulo" => "O DIREITO DE SER CRIANÇA DENTRO DO AMBIENTE HOSPITALAR: BRINQUEDOTECA E CLASSE HOSPITALAR À MARGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE O DIREITO DE SER CRIAN?A DENTRO DO AMBIENTE HOSPITALAR. ? FATO QUE AS EXPERI?NCIAS DE APRENDIZADO PERPASSAM PELO O QUE A CRIAN?A OBSERVA E VIVENCIA EM UM DETERMINADO AMBIENTE. POSTO ISSO, COMO GARANTIR EXPERI?NCIAS SAUD?VEIS DE SER CRIAN?A E VIVER A INF?NCIA DENTRO DE UM HOSPITAL? DESTA FORMA, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO QUANTITATIVO EM 38 HOSPITAIS DA CIDADE DE S?O PAULO, NO QUAL BUSCOU-SE VERIFICAR SE OS DIREITOS DE BRINCAR E ? EDUCA??O, EXPRESSOS EM V?RIOS DISPOSITIVOS LEGAIS (LEI N? 8.069/1990; LEI N? 9394/1996; LEI 11.104/2005), EST?O DE FATO GARANTIDOS ATRAV?S DA EXIST?NCIA DE BRINQUEDOTECAS E CLASSES HOSPITALARES. A METODOLOGIA ENTRELA?OU DADOS QUANTITATIVOS E BIBLIOGR?FICOS. POR FIM, CONSTATOU-SE QUE, APESAR DA LDB ASSEGURAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO DA EDUCA??O B?SICA INTERNADO PARA TRATAMENTO DE SA?DE EM REGIME HOSPITALAR POR TEMPO PROLONGADO (BRASIL, 1996, ART. 4? A), ISSO DE FATO N?O VEM ACONTECENDO EM MUITAS DAS INSTITUI??ES PESQUISADAS, LEVANDO-NOS A CONCLUIR QUE OS DIREITOS SE ENCONTRAM ? MARGEM DAS POL?TICAS P?BLICAS.ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE O DIREITO DE SER CRIAN?A DENTRO DO AMBIENTE HOSPITALAR. ? FATO QUE AS EXPERI?NCIAS DE APRENDIZADO PERPASSAM PELO O QUE A CRIA" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "BRINQUEDOTECA, CLASSE HOSPITALAR, EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZADO, DIREITOS DA CRIANÇA HOSPITALIZADA, POLÍTICAS PÚBLICAS REGULATÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID4676_21082020110638.pdf" "created_at" => "2021-02-11 08:53:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA CRISTIANE MARASCHIN BRUSCATO" "autor_nome_curto" => "ANDREA BRUSCATO" "autor_email" => "bruscato@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01" "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:32:44" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 74081 "edicao_id" => 154 "trabalho_id" => 631 "inscrito_id" => 4676 "titulo" => "O DIREITO DE SER CRIANÇA DENTRO DO AMBIENTE HOSPITALAR: BRINQUEDOTECA E CLASSE HOSPITALAR À MARGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE O DIREITO DE SER CRIAN?A DENTRO DO AMBIENTE HOSPITALAR. ? FATO QUE AS EXPERI?NCIAS DE APRENDIZADO PERPASSAM PELO O QUE A CRIAN?A OBSERVA E VIVENCIA EM UM DETERMINADO AMBIENTE. POSTO ISSO, COMO GARANTIR EXPERI?NCIAS SAUD?VEIS DE SER CRIAN?A E VIVER A INF?NCIA DENTRO DE UM HOSPITAL? DESTA FORMA, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO QUANTITATIVO EM 38 HOSPITAIS DA CIDADE DE S?O PAULO, NO QUAL BUSCOU-SE VERIFICAR SE OS DIREITOS DE BRINCAR E ? EDUCA??O, EXPRESSOS EM V?RIOS DISPOSITIVOS LEGAIS (LEI N? 8.069/1990; LEI N? 9394/1996; LEI 11.104/2005), EST?O DE FATO GARANTIDOS ATRAV?S DA EXIST?NCIA DE BRINQUEDOTECAS E CLASSES HOSPITALARES. A METODOLOGIA ENTRELA?OU DADOS QUANTITATIVOS E BIBLIOGR?FICOS. POR FIM, CONSTATOU-SE QUE, APESAR DA LDB ASSEGURAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO DA EDUCA??O B?SICA INTERNADO PARA TRATAMENTO DE SA?DE EM REGIME HOSPITALAR POR TEMPO PROLONGADO (BRASIL, 1996, ART. 4? A), ISSO DE FATO N?O VEM ACONTECENDO EM MUITAS DAS INSTITUI??ES PESQUISADAS, LEVANDO-NOS A CONCLUIR QUE OS DIREITOS SE ENCONTRAM ? MARGEM DAS POL?TICAS P?BLICAS.ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE O DIREITO DE SER CRIAN?A DENTRO DO AMBIENTE HOSPITALAR. ? FATO QUE AS EXPERI?NCIAS DE APRENDIZADO PERPASSAM PELO O QUE A CRIA" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "BRINQUEDOTECA, CLASSE HOSPITALAR, EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZADO, DIREITOS DA CRIANÇA HOSPITALIZADA, POLÍTICAS PÚBLICAS REGULATÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID4676_21082020110638.pdf" "created_at" => "2021-02-11 08:53:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA CRISTIANE MARASCHIN BRUSCATO" "autor_nome_curto" => "ANDREA BRUSCATO" "autor_email" => "bruscato@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01" "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:32:44" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 154 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01" "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o se reinventa com voc&ecirc;! Pensando no bem-estar e seguran&ccedil;a dos participantes e mantendo o compromisso com a dissemina&ccedil;&atilde;o de conhecimento, a s&eacute;tima edi&ccedil;&atilde;o tendo como tem&aacute;tica &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos&rdquo; traz um novo modelo de vivenciar a experi&ecirc;ncia do Maior Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o do pa&iacute;s: na sua casa. O delineamento da tem&aacute;tica se pauta na ideia de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;a, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudan&ccedil;as que alavanquem os processos educacionais, a inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa &eacute; uma das formas de utilizar esses m&uacute;ltiplos espa&ccedil;os de educa&ccedil;&atilde;o e promover a sua participa&ccedil;&atilde;o em palestras, mesas-redondas, grupos de discuss&atilde;o e muitas outras atividades que far&atilde;o parte da programa&ccedil;&atilde;o.Em 2020, o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o se reinventa com voc&ecirc;! Pensando no bem-estar e seguran&ccedil;a dos participantes e mantendo o com" "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-10-15" "final_evento" => "2020-10-17" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-02-09 09:32:44" "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 154 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01" "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o se reinventa com voc&ecirc;! Pensando no bem-estar e seguran&ccedil;a dos participantes e mantendo o compromisso com a dissemina&ccedil;&atilde;o de conhecimento, a s&eacute;tima edi&ccedil;&atilde;o tendo como tem&aacute;tica &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos&rdquo; traz um novo modelo de vivenciar a experi&ecirc;ncia do Maior Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o do pa&iacute;s: na sua casa. O delineamento da tem&aacute;tica se pauta na ideia de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;a, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudan&ccedil;as que alavanquem os processos educacionais, a inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa &eacute; uma das formas de utilizar esses m&uacute;ltiplos espa&ccedil;os de educa&ccedil;&atilde;o e promover a sua participa&ccedil;&atilde;o em palestras, mesas-redondas, grupos de discuss&atilde;o e muitas outras atividades que far&atilde;o parte da programa&ccedil;&atilde;o.Em 2020, o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o se reinventa com voc&ecirc;! Pensando no bem-estar e seguran&ccedil;a dos participantes e mantendo o com" "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-10-15" "final_evento" => "2020-10-17" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-02-09 09:32:44" "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 70 "edicao_id" => 154 "codigo" => "978-65-86901-27-6" "capa" => "6023ea877597c_10022021111535.jpg" "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "prefacio" => """ <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n <br />\r\n A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\nA compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;nc <br />\r\n No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\nNo ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas <br />\r\n O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\nO contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute <br />\r\n A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\nA an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na <br />\r\n Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\nPrecisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por <br />\r\n Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\nPor fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletivida <br />\r\n Refer&ecirc;ncias<br />\r\n FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n <br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "602fb5dd488be_19022021095805.pdf" "arquivo" => "190220211236_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-01.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-02-09 09:32:44" "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 70 "edicao_id" => 154 "codigo" => "978-65-86901-27-6" "capa" => "6023ea877597c_10022021111535.jpg" "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "prefacio" => """ <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n <br />\r\n A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\nA compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;nc <br />\r\n No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\nNo ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas <br />\r\n O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\nO contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute <br />\r\n A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\nA an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na <br />\r\n Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\nPrecisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por <br />\r\n Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\nPor fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletivida <br />\r\n Refer&ecirc;ncias<br />\r\n FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n <br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "602fb5dd488be_19022021095805.pdf" "arquivo" => "190220211236_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-01.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-02-09 09:32:44" "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 09 de fevereiro de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE O DIREITO DE SER CRIAN?A DENTRO DO AMBIENTE HOSPITALAR. ? FATO QUE AS EXPERI?NCIAS DE APRENDIZADO PERPASSAM PELO O QUE A CRIAN?A OBSERVA E VIVENCIA EM UM DETERMINADO AMBIENTE. POSTO ISSO, COMO GARANTIR EXPERI?NCIAS SAUD?VEIS DE SER CRIAN?A E VIVER A INF?NCIA DENTRO DE UM HOSPITAL? DESTA FORMA, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO QUANTITATIVO EM 38 HOSPITAIS DA CIDADE DE S?O PAULO, NO QUAL BUSCOU-SE VERIFICAR SE OS DIREITOS DE BRINCAR E ? EDUCA??O, EXPRESSOS EM V?RIOS DISPOSITIVOS LEGAIS (LEI N? 8.069/1990; LEI N? 9394/1996; LEI 11.104/2005), EST?O DE FATO GARANTIDOS ATRAV?S DA EXIST?NCIA DE BRINQUEDOTECAS E CLASSES HOSPITALARES. A METODOLOGIA ENTRELA?OU DADOS QUANTITATIVOS E BIBLIOGR?FICOS. POR FIM, CONSTATOU-SE QUE, APESAR DA LDB ASSEGURAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO DA EDUCA??O B?SICA INTERNADO PARA TRATAMENTO DE SA?DE EM REGIME HOSPITALAR POR TEMPO PROLONGADO (BRASIL, 1996, ART. 4? A), ISSO DE FATO N?O VEM ACONTECENDO EM MUITAS DAS INSTITUI??ES PESQUISADAS, LEVANDO-NOS A CONCLUIR QUE OS DIREITOS SE ENCONTRAM ? MARGEM DAS POL?TICAS P?BLICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.