Artigo E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01

E-books

ISBN: 978-65-86901-27-6

IMPACTOS DE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: IMPACTOS DO PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES DE BIOLOGIA, , E-book E-book
0 of 0
"2021-02-09 09:32:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 74061 "edicao_id" => 154 "trabalho_id" => 1701 "inscrito_id" => 3233 "titulo" => "IMPACTOS DE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA" "resumo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES É TEMA DE DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. UMA VEZ QUE AS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR PARECEM SER UM FATOR LIMITANTE PARA ESTE ASPIRANTE AO MAGISTÉRIO SE SENTIR MAIS PREPARADO. OS SABERES DOCENTES ESTÃO PERMANENTEMENTE SE (RE) CONFIGURANDO, DEVIDO ÀS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS, ÀS NOVAS METODOLOGIAS E ÀS ORIENTAÇÕES CURRICULARES. SABE-SE QUE OS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS LIGADOS AOS SABERES EXPERIENCIAIS AINDA NÃO SÃO SUFICIENTES. PARA ATENDER ESSA DEMANDA NASCE O PIBID, O QUAL TEM O OBJETIVO DE AMPLIAR AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS NO CHÃO DAS ESCOLAS, A FIM DE CONTRIBUIR COM A (RE) CRIAÇÃO ESPAÇO-TEMPO PEDAGÓGICOS MAIS SIGNIFICATIVOS A ELES E AOS ATORES ENVOLVIDOS COM O ATO EDUCATIVO, EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS. ETE ESTUDO VISA ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID BIOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA E SUPERVISORES DAS ESCOLAS-CAMPO. CONFORME A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS REALIZADAS É POSSÍVEL RATIFICAR O POTENCIAL FORMATIVO DO PROGRAMA PARA A (RE) ORIENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO QUER FAZER DA PRÁXIS, TENDO EM VISTA SER UM ELEMENTO FUNDANTE PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR ESTÁ ALINHADO A UMA IDENTIDADE DOCENTE VINCULADA ÀS ORIENTAÇÕES E NECESSIDADES PARA O PRESENTE SÉCULO. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PROPOR UMA NOVA SUB CATEGORIA DA QUALIFICAÇÃO DOCENTE, NO ÂMBITO DO PIBID, COMO MEIO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA, POIS A CONTÍNUA RELAÇÃO BOLSISTAS-COORDENADORES-SUPERVISORES TRAZ À TONA O VERDADEIRO PAPEL DO PROFESSOR, REFLETIR SUA PRÁTICA EM UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL TEORIA-PRÁTICA, HAJA VISTA O VÍNCULO ENTRE ESCOLA-UNIVERSIDADE.A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES É TEMA DE DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. UMA VEZ QUE AS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR PARECEM SER UM FATOR LIMITANTE PARA ES" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "IMPACTOS DO PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES DE BIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID3233_10092020104758.pdf" "created_at" => "2021-02-11 08:53:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRO ALBERTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRO SILVA" "autor_email" => "alexbullom24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01" "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:32:44" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 74061 "edicao_id" => 154 "trabalho_id" => 1701 "inscrito_id" => 3233 "titulo" => "IMPACTOS DE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA" "resumo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES É TEMA DE DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. UMA VEZ QUE AS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR PARECEM SER UM FATOR LIMITANTE PARA ESTE ASPIRANTE AO MAGISTÉRIO SE SENTIR MAIS PREPARADO. OS SABERES DOCENTES ESTÃO PERMANENTEMENTE SE (RE) CONFIGURANDO, DEVIDO ÀS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS, ÀS NOVAS METODOLOGIAS E ÀS ORIENTAÇÕES CURRICULARES. SABE-SE QUE OS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS LIGADOS AOS SABERES EXPERIENCIAIS AINDA NÃO SÃO SUFICIENTES. PARA ATENDER ESSA DEMANDA NASCE O PIBID, O QUAL TEM O OBJETIVO DE AMPLIAR AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS NO CHÃO DAS ESCOLAS, A FIM DE CONTRIBUIR COM A (RE) CRIAÇÃO ESPAÇO-TEMPO PEDAGÓGICOS MAIS SIGNIFICATIVOS A ELES E AOS ATORES ENVOLVIDOS COM O ATO EDUCATIVO, EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS. ETE ESTUDO VISA ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID BIOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA E SUPERVISORES DAS ESCOLAS-CAMPO. CONFORME A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS REALIZADAS É POSSÍVEL RATIFICAR O POTENCIAL FORMATIVO DO PROGRAMA PARA A (RE) ORIENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO QUER FAZER DA PRÁXIS, TENDO EM VISTA SER UM ELEMENTO FUNDANTE PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR ESTÁ ALINHADO A UMA IDENTIDADE DOCENTE VINCULADA ÀS ORIENTAÇÕES E NECESSIDADES PARA O PRESENTE SÉCULO. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PROPOR UMA NOVA SUB CATEGORIA DA QUALIFICAÇÃO DOCENTE, NO ÂMBITO DO PIBID, COMO MEIO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA, POIS A CONTÍNUA RELAÇÃO BOLSISTAS-COORDENADORES-SUPERVISORES TRAZ À TONA O VERDADEIRO PAPEL DO PROFESSOR, REFLETIR SUA PRÁTICA EM UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL TEORIA-PRÁTICA, HAJA VISTA O VÍNCULO ENTRE ESCOLA-UNIVERSIDADE.A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES É TEMA DE DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. UMA VEZ QUE AS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR PARECEM SER UM FATOR LIMITANTE PARA ES" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "IMPACTOS DO PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES DE BIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID3233_10092020104758.pdf" "created_at" => "2021-02-11 08:53:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRO ALBERTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRO SILVA" "autor_email" => "alexbullom24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01" "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:32:44" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 154 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01" "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o se reinventa com voc&ecirc;! Pensando no bem-estar e seguran&ccedil;a dos participantes e mantendo o compromisso com a dissemina&ccedil;&atilde;o de conhecimento, a s&eacute;tima edi&ccedil;&atilde;o tendo como tem&aacute;tica &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos&rdquo; traz um novo modelo de vivenciar a experi&ecirc;ncia do Maior Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o do pa&iacute;s: na sua casa. O delineamento da tem&aacute;tica se pauta na ideia de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;a, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudan&ccedil;as que alavanquem os processos educacionais, a inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa &eacute; uma das formas de utilizar esses m&uacute;ltiplos espa&ccedil;os de educa&ccedil;&atilde;o e promover a sua participa&ccedil;&atilde;o em palestras, mesas-redondas, grupos de discuss&atilde;o e muitas outras atividades que far&atilde;o parte da programa&ccedil;&atilde;o.Em 2020, o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o se reinventa com voc&ecirc;! Pensando no bem-estar e seguran&ccedil;a dos participantes e mantendo o com" "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-10-15" "final_evento" => "2020-10-17" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-02-09 09:32:44" "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 154 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01" "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o se reinventa com voc&ecirc;! Pensando no bem-estar e seguran&ccedil;a dos participantes e mantendo o compromisso com a dissemina&ccedil;&atilde;o de conhecimento, a s&eacute;tima edi&ccedil;&atilde;o tendo como tem&aacute;tica &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos&rdquo; traz um novo modelo de vivenciar a experi&ecirc;ncia do Maior Congresso de Educa&ccedil;&atilde;o do pa&iacute;s: na sua casa. O delineamento da tem&aacute;tica se pauta na ideia de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;a, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudan&ccedil;as que alavanquem os processos educacionais, a inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa &eacute; uma das formas de utilizar esses m&uacute;ltiplos espa&ccedil;os de educa&ccedil;&atilde;o e promover a sua participa&ccedil;&atilde;o em palestras, mesas-redondas, grupos de discuss&atilde;o e muitas outras atividades que far&atilde;o parte da programa&ccedil;&atilde;o.Em 2020, o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o se reinventa com voc&ecirc;! Pensando no bem-estar e seguran&ccedil;a dos participantes e mantendo o com" "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-10-15" "final_evento" => "2020-10-17" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-02-09 09:32:44" "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 70 "edicao_id" => 154 "codigo" => "978-65-86901-27-6" "capa" => "6023ea877597c_10022021111535.jpg" "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "prefacio" => """ <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n <br />\r\n A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\nA compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;nc <br />\r\n No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\nNo ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas <br />\r\n O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\nO contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute <br />\r\n A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\nA an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na <br />\r\n Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\nPrecisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por <br />\r\n Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\nPor fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletivida <br />\r\n Refer&ecirc;ncias<br />\r\n FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n <br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "602fb5dd488be_19022021095805.pdf" "arquivo" => "190220211236_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-01.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-02-09 09:32:44" "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 70 "edicao_id" => 154 "codigo" => "978-65-86901-27-6" "capa" => "6023ea877597c_10022021111535.jpg" "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01" "prefacio" => """ <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n <br />\r\n A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\nA compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;nc <br />\r\n No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\nNo ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas <br />\r\n O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\nO contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute <br />\r\n A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\nA an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na <br />\r\n Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\nPrecisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por <br />\r\n Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\nPor fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletivida <br />\r\n Refer&ecirc;ncias<br />\r\n FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n <br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "602fb5dd488be_19022021095805.pdf" "arquivo" => "190220211236_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-01.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-02-09 09:32:44" "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 09 de fevereiro de 2021

Resumo

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES É TEMA DE DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. UMA VEZ QUE AS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR PARECEM SER UM FATOR LIMITANTE PARA ESTE ASPIRANTE AO MAGISTÉRIO SE SENTIR MAIS PREPARADO. OS SABERES DOCENTES ESTÃO PERMANENTEMENTE SE (RE) CONFIGURANDO, DEVIDO ÀS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS, ÀS NOVAS METODOLOGIAS E ÀS ORIENTAÇÕES CURRICULARES. SABE-SE QUE OS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS LIGADOS AOS SABERES EXPERIENCIAIS AINDA NÃO SÃO SUFICIENTES. PARA ATENDER ESSA DEMANDA NASCE O PIBID, O QUAL TEM O OBJETIVO DE AMPLIAR AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS NO CHÃO DAS ESCOLAS, A FIM DE CONTRIBUIR COM A (RE) CRIAÇÃO ESPAÇO-TEMPO PEDAGÓGICOS MAIS SIGNIFICATIVOS A ELES E AOS ATORES ENVOLVIDOS COM O ATO EDUCATIVO, EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS. ETE ESTUDO VISA ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID BIOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA E SUPERVISORES DAS ESCOLAS-CAMPO. CONFORME A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS REALIZADAS É POSSÍVEL RATIFICAR O POTENCIAL FORMATIVO DO PROGRAMA PARA A (RE) ORIENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO QUER FAZER DA PRÁXIS, TENDO EM VISTA SER UM ELEMENTO FUNDANTE PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR ESTÁ ALINHADO A UMA IDENTIDADE DOCENTE VINCULADA ÀS ORIENTAÇÕES E NECESSIDADES PARA O PRESENTE SÉCULO. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PROPOR UMA NOVA SUB CATEGORIA DA QUALIFICAÇÃO DOCENTE, NO ÂMBITO DO PIBID, COMO MEIO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA, POIS A CONTÍNUA RELAÇÃO BOLSISTAS-COORDENADORES-SUPERVISORES TRAZ À TONA O VERDADEIRO PAPEL DO PROFESSOR, REFLETIR SUA PRÁTICA EM UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL TEORIA-PRÁTICA, HAJA VISTA O VÍNCULO ENTRE ESCOLA-UNIVERSIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.