OS PROGRAMAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIC/EM) SÃO DESENVOLVIDOS COM A FINALIDADE DE QUE JOVENS ESTUDANTES POSSAM VIVENCIAR A ROTINA DE PESQUISA CIENTÍFICA, BEM COMO ESTIMULAR NOVOS TALENTOS PARA A CIÊNCIA. É POSSÍVEL QUE OS PIC/EM SEJAM UM CAMINHO PARA DIMINUIR O ABISMO DE QUALIDADE ENCONTRADO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI COMPREENDER COMO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO ABORDADA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA REVISÃO INTEGRATIVA A PARTIR DE BUSCAS EM DUAS BASES DE DADOS INDEXADAS: SCIELO E BVS. AS PALAVRAS-CHAVE UTILIZADAS FORAM ‘INICIAÇÃO CIENTÍFICA’ E ‘ENSINO MÉDIO’. APÓS ANÁLISE, OBTIVEMOS UM TOTAL DE 11 ARTIGOS QUE ATENDIAM A TODOS OS CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS, SENDO A MAIOR PARTE (5) DAS PUBLICAÇÕES REFERENTE AO ANO DE 2015. É POSSÍVEL QUE A INSTAURAÇÃO DO PIBIC/EM NO ANO DE 2010 TENHA GERADA UMA TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO NO NÚMERO DE PUBLICAÇÃO SOBRE O ASSUNTO. ENTRE OS 11 ARTIGOS IDENTIFICADOS, SEIS (6) SÃO ORIUNDOS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL E CINCO (5) DA REGIÃO SUL, NÃO HAVENDO PUBLICAÇÕES DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. DESSA FORMA, É PROVÁVEL QUE A POLARIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES OCORRA DEVIDO AO MAIOR INVESTIMENTO FINANCEIRO REALIZADO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ALOCADAS NAS REGIÕES EM QUESTÃO. ADEMAIS, É POSSÍVEL QUE PROGRAMAS DE PIC/EM EXERÇAM INFLUÊNCIA NA DIMINUIÇÃO DAS TAXAS DE EVASÃO ESCOLAR E ESTIMULEM A APROXIMAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E SOCIEDADE.