COM A PANDEMIA DE COVID-19, CADA SETOR DA SOCIEDADE FOI SERIAMENTE AFETADO, INCLUINDO A EDUCAÇÃO. NO INÍCIO DE 2020 AS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS EM ALAGOAS DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL, MEDIDA ADOTADA PARA REDUZIR A PROPAGAÇÃO DA DOENÇA COVID-19. ASSIM, FOI ADOTADO O REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS (REAENP), VISANDO ATENDER OS ESTUDANTES E NÃO INTERROMPER O PROCESSO EDUCACIONAL EM ALAGOAS. NESSE CENÁRIO, AS METODOLOGIAS ATIVAS EMERGIRAM COMO MAIS QUE UMA TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO, MAS COMO UMA NECESSIDADE PARA OS NOVOS TEMPOS. E DENTRE AS METODOLOGIAS ATIVAS, A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DESPONTA COMO UM DESAFIO EM SUA APLICAÇÃO E AINDA COMO UMA PODEROSA FERRAMENTA PARA COMBATER A DESVALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. TENDO COMO UM DOS SEUS PILARES A PRÁTICA DO MÉTODO CIENTÍFICO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS (E NÃO DEMONSTRAÇÕES), DECIDIU-SE QUE A EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA DEVERIA SER REALIZADA POR DISCENTES DENTRO REAENP POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXECUTADA EM TURMAS DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE MACEIÓ - AL. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI BEM SUCEDIDA, COM UM AVANÇO DOS ALUNOS NO ENTENDIMENTO SOBRE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO, TENDO COMO RESULTADO REPRODUÇÕES FIÉIS DO EXPERIMENTO CIENTÍFICO PROPOSTO, QUE ENVOLVEU O ESTUDO DE CARBOIDRATOS, FERMENTAÇÃO E FUNÇÕES LINEARES. CONTUDO, HOUVE BAIXA PARTICIPAÇÃO, QUE PODE SER EXPLICADA PELO LIMITADO ACESSO DOS ESTUDANTES ÀS TDICS E PELO CENÁRIO IMPOSTO PELA PRÓPRIA PANDEMIA.