GEOGRAFIA E CARTOGRAFIAS DA PERCEPÇÃO: PROPOSIÇÕES DE COMPREENSÃO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NA REPRESENTAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS MAPAS MENTAIS
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73112 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 536 "inscrito_id" => 508 "titulo" => "GEOGRAFIA E CARTOGRAFIAS DA PERCEPÇÃO: PROPOSIÇÕES DE COMPREENSÃO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NA REPRESENTAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS MAPAS MENTAIS" "resumo" => "A CARTOGRAFIA CONSTITUI-SE COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA, PRINCIPALMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. COMPREENDER, ANALISAR, DISCUTIR E ANALISAR OS CONCEITOS-CHAVES PROPOSTOS PELA GEOGRAFIA, BEM COMO A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA SE TORNAM PEÇAS FUNDAMENTAIS PARA O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DA GEOGRAFIA. ESTA PESQUISA OBJETIVA A DISCUSSÃO DE UMA CARTOGRAFIA SOCIAL E DA PERCEPÇÃO, QUE FOMENTE O APROVEITAMENTO DA VIVÊNCIA DO DISCENTE, E A PARTIR DESTA, INTRODUZIR E ELABORAR DE FORMA GRADATIVAMENTE SOFISTICADAS OS ELEMENTOS ATINENTES À LINGUAGEM CARTOGRÁFICA. COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS A PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NAS CONTRIBUIÇÕES ORIUNDAS DE FALCÃO (2012); GIRARDI (2011); KATUTA (2009); MARTINELLI (2005); PONTUSCHKA; PAGANELLI E CACETE (2009); E, SIMIELLI (2007). ESTA PESQUISA DEVE SER COMPREENDIDA METODOLOGICAMENTE A PARTIR DE TRÊS PRISMAS: A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A REALIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS E A ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS. NESTA PESQUISA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM MAPAS NA GEOGRAFIA FOI A GRANDE MOLA MOTRIZ PARA UMA PROPOSTA DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA DESAFIADOR E DIFERENCIADO. DESTA FORMA, BUSCOU-SE DAR AOS MAPAS O PROTAGONISMO QUE LHE É ESSENCIAL POSSUIR EM UMA DISCIPLINA ESCOLAR COMO GEOGRAFIA E, QUE AO LONGO DOS TEMPOS TEM SIDO IGNORADA E/OU EQUIVOCADAMENTE UTILIZADA DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA. É MISTER RESSALTAR QUE AS PRÁTICAS COM MAPAS CONSTANTEMENTE DEVEM FAZER PARTE DO NOSSO COTIDIANO, BUSCANDO-SE PARA ISSO, PENSAR, DISCUTIR, PRODUZIR E DIVULGAR NOVAS FORMAS DE MAPEAMENTO, TENDO POR FINALIDADE QUE TODOS OS GRUPOS SOCIAIS SE APROPRIEM DA CARTOGRAFIA E DA GEOGRAFIA." "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)" "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO, CARTOGRAFIAS, LINGUAGEM CARTOGRÁFICA, REPRESENTAÇÃO ESPACIAL, MAPAS MENTAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA26_ID508_22112020145812.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE CLEMENTINO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "hcsrn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE UNINASSAU PARNAMIRIM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73112 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 536 "inscrito_id" => 508 "titulo" => "GEOGRAFIA E CARTOGRAFIAS DA PERCEPÇÃO: PROPOSIÇÕES DE COMPREENSÃO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NA REPRESENTAÇÃO ESPACIAL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS MAPAS MENTAIS" "resumo" => "A CARTOGRAFIA CONSTITUI-SE COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA, PRINCIPALMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. COMPREENDER, ANALISAR, DISCUTIR E ANALISAR OS CONCEITOS-CHAVES PROPOSTOS PELA GEOGRAFIA, BEM COMO A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA SE TORNAM PEÇAS FUNDAMENTAIS PARA O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DA GEOGRAFIA. ESTA PESQUISA OBJETIVA A DISCUSSÃO DE UMA CARTOGRAFIA SOCIAL E DA PERCEPÇÃO, QUE FOMENTE O APROVEITAMENTO DA VIVÊNCIA DO DISCENTE, E A PARTIR DESTA, INTRODUZIR E ELABORAR DE FORMA GRADATIVAMENTE SOFISTICADAS OS ELEMENTOS ATINENTES À LINGUAGEM CARTOGRÁFICA. COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS A PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NAS CONTRIBUIÇÕES ORIUNDAS DE FALCÃO (2012); GIRARDI (2011); KATUTA (2009); MARTINELLI (2005); PONTUSCHKA; PAGANELLI E CACETE (2009); E, SIMIELLI (2007). ESTA PESQUISA DEVE SER COMPREENDIDA METODOLOGICAMENTE A PARTIR DE TRÊS PRISMAS: A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A REALIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS E A ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS. NESTA PESQUISA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM MAPAS NA GEOGRAFIA FOI A GRANDE MOLA MOTRIZ PARA UMA PROPOSTA DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA DESAFIADOR E DIFERENCIADO. DESTA FORMA, BUSCOU-SE DAR AOS MAPAS O PROTAGONISMO QUE LHE É ESSENCIAL POSSUIR EM UMA DISCIPLINA ESCOLAR COMO GEOGRAFIA E, QUE AO LONGO DOS TEMPOS TEM SIDO IGNORADA E/OU EQUIVOCADAMENTE UTILIZADA DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA. É MISTER RESSALTAR QUE AS PRÁTICAS COM MAPAS CONSTANTEMENTE DEVEM FAZER PARTE DO NOSSO COTIDIANO, BUSCANDO-SE PARA ISSO, PENSAR, DISCUTIR, PRODUZIR E DIVULGAR NOVAS FORMAS DE MAPEAMENTO, TENDO POR FINALIDADE QUE TODOS OS GRUPOS SOCIAIS SE APROPRIEM DA CARTOGRAFIA E DA GEOGRAFIA." "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)" "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO, CARTOGRAFIAS, LINGUAGEM CARTOGRÁFICA, REPRESENTAÇÃO ESPACIAL, MAPAS MENTAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA26_ID508_22112020145812.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE CLEMENTINO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "hcsrn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE UNINASSAU PARNAMIRIM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }