EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: DIÁLOGOS E PERCEPÇÕES DOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A COLETA SELETIVA
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73000 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 1244 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: DIÁLOGOS E PERCEPÇÕES DOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A COLETA SELETIVA" "resumo" => "COM O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE BENS DE CONSUMO E O AVANÇO DO CAPITALISMO, CADA VEZ MAIS A SOCIEDADE PRODUZ TONELADAS DE LIXO EM TODO O PLANETA QUE SE TRANSFORMA EM SÉRIOS PROBLEMAS AMBIENTAIS. NOTA-SE QUE CADA CIDADÃO TEM UM PAPEL RELEVANTE PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. PENSANDO ASSIM, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALMEJA UMA TRANSFORMAÇÃO PESSOAL, QUE IMPLICA EM BENEFÍCIOS SOCIAIS E SUSTENTÁVEIS. SE TRANSMITIDA DESDE A INFÂNCIA, POSSIBILITA UMA MAIOR RESPONSABILIDADE SOCIAL COM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. A COLETA SELETIVA DO LIXO É UM DOS MEIOS QUE AUXILIA A AMENIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS AÇÕES DO HOMEM. DIANTE DA RESPONSABILIDADE SOCIAL FRENTE A ESTA PROBLEMÁTICA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL VERIFICAR A PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A RELEVÂNCIA DA INSTALAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES – CE. O PRESENTE ESTUDO DE CAMPO É DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA. O MESMO UTILIZOU-SE DA RODA DE CONVERSAS E DO QUESTIONÁRIO PARA INTERAGIR COM OS EDUCANDOS DISCUTINDO ESTE PROBLEMA AMBIENTAL E IDENTIFICANDO A VISÃO DOS MESMOS APÓS ESTES DIÁLOGOS. VERIFICOU-SE QUE GRANDE PARTE DOS EDUCANDOS ENCONTRA ALGUMA DIFICULDADE NO MOMENTO DE SEPARAR O LIXO. ESTES RELATARAM NÃO TER O APOIO DA FAMÍLIA E DA SOCIEDADE NA REALIZAÇÃO DESTAS AÇÕES. AO FINAL DOS DIÁLOGOS PROPORCIONADOS ATRAVÉS DA RODA DE CONVERSA, OS EDUCANDOS DEMONSTRAM EMPODERAMENTO E INTERESSE EM PRODUZIR MENOS LIXO E CUIDAR MAIS DO SEU DESTINO FINAL, AJUDANDO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 10: Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COLETA SELETIVA, ENSINO FUNDAMENTAL II, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA27_ID1244_11112020112533.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA MICAELLE DE ALENCAR" "autor_nome_curto" => "ANTONIA MICAELLE DE ALENCAR" "autor_email" => "micaellealencar363@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73000 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 1244 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: DIÁLOGOS E PERCEPÇÕES DOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A COLETA SELETIVA" "resumo" => "COM O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE BENS DE CONSUMO E O AVANÇO DO CAPITALISMO, CADA VEZ MAIS A SOCIEDADE PRODUZ TONELADAS DE LIXO EM TODO O PLANETA QUE SE TRANSFORMA EM SÉRIOS PROBLEMAS AMBIENTAIS. NOTA-SE QUE CADA CIDADÃO TEM UM PAPEL RELEVANTE PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. PENSANDO ASSIM, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALMEJA UMA TRANSFORMAÇÃO PESSOAL, QUE IMPLICA EM BENEFÍCIOS SOCIAIS E SUSTENTÁVEIS. SE TRANSMITIDA DESDE A INFÂNCIA, POSSIBILITA UMA MAIOR RESPONSABILIDADE SOCIAL COM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. A COLETA SELETIVA DO LIXO É UM DOS MEIOS QUE AUXILIA A AMENIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS AÇÕES DO HOMEM. DIANTE DA RESPONSABILIDADE SOCIAL FRENTE A ESTA PROBLEMÁTICA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL VERIFICAR A PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A RELEVÂNCIA DA INSTALAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES – CE. O PRESENTE ESTUDO DE CAMPO É DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA. O MESMO UTILIZOU-SE DA RODA DE CONVERSAS E DO QUESTIONÁRIO PARA INTERAGIR COM OS EDUCANDOS DISCUTINDO ESTE PROBLEMA AMBIENTAL E IDENTIFICANDO A VISÃO DOS MESMOS APÓS ESTES DIÁLOGOS. VERIFICOU-SE QUE GRANDE PARTE DOS EDUCANDOS ENCONTRA ALGUMA DIFICULDADE NO MOMENTO DE SEPARAR O LIXO. ESTES RELATARAM NÃO TER O APOIO DA FAMÍLIA E DA SOCIEDADE NA REALIZAÇÃO DESTAS AÇÕES. AO FINAL DOS DIÁLOGOS PROPORCIONADOS ATRAVÉS DA RODA DE CONVERSA, OS EDUCANDOS DEMONSTRAM EMPODERAMENTO E INTERESSE EM PRODUZIR MENOS LIXO E CUIDAR MAIS DO SEU DESTINO FINAL, AJUDANDO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 10: Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COLETA SELETIVA, ENSINO FUNDAMENTAL II, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA27_ID1244_11112020112533.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA MICAELLE DE ALENCAR" "autor_nome_curto" => "ANTONIA MICAELLE DE ALENCAR" "autor_email" => "micaellealencar363@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }