ORIGEM E CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE METODOLOGIAS ATIVAS
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72929 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 987 "titulo" => "ORIGEM E CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (OU SIMPLESMENTE CÁLCULO) ESTÁ VINCULADO A GRADE CURRICULAR DE DIVERSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE AQUELES LIGADOS À ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AS ENGENHARIAS. A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA TRADICIONAL. ESSA PESQUISA FOI FEITA COM UMA TURMA DE 32 DISCENTES, NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, EM 2019, NA FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ-RO. A PROPOSTA FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS, SENDO O PRIMEIRO LIGADO A CONSTRUÇÃO DO MAPA MENTAL E CONCEITUAL, FOCANDO NA PARTE CONCEITUAL E HISTÓRICA. NA OPORTUNIDADE SEGUINTE FOI PROPOSTO O TBL (APRENDIZAGEM BASEADA EM TIMES), COM UM TEXTO REFERENTE AO CÁLCULO QUE ABORDAVA OS CONCEITOS HISTÓRICOS, SEUS APERFEIÇOAMENTOS E O INÍCIO DE SUA ABORDAGEM NO BRASIL. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL ANALISAR OS DADOS, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO, COM QUARTO PERGUNTAS PONTUAIS A RESPEITO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA INSERIDA. PORTANTO, É RELEVANTE OFERECER AO DISCENTE UMA FORMA SIGNIFICATIVA DE TRABALHAR COM O CDI, PARTINDO DE EXERCÍCIOS CONTEXTUALIZADOS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES CONCRETAS. ASSIM, A INCLUSÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS É UMA ALTERNATIVA EFICAZ PARA AUXILIAR O ESTUDANTE A SANAR AS POSSÍVEIS DÚVIDAS NO DECORRER DA DISCIPLINA E AO MESMO TEMPO TORNAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SIGNIFICATIVOS PARA OS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DO CÁLCULO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID987_06112020163145.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO MALICKA MUSIAU" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "musiau73@gmail.com" "autor_ies" => "EEEMTI ALEJANDRO YAGUE MAYOR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72929 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 987 "titulo" => "ORIGEM E CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (OU SIMPLESMENTE CÁLCULO) ESTÁ VINCULADO A GRADE CURRICULAR DE DIVERSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE AQUELES LIGADOS À ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AS ENGENHARIAS. A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA TRADICIONAL. ESSA PESQUISA FOI FEITA COM UMA TURMA DE 32 DISCENTES, NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, EM 2019, NA FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ-RO. A PROPOSTA FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS, SENDO O PRIMEIRO LIGADO A CONSTRUÇÃO DO MAPA MENTAL E CONCEITUAL, FOCANDO NA PARTE CONCEITUAL E HISTÓRICA. NA OPORTUNIDADE SEGUINTE FOI PROPOSTO O TBL (APRENDIZAGEM BASEADA EM TIMES), COM UM TEXTO REFERENTE AO CÁLCULO QUE ABORDAVA OS CONCEITOS HISTÓRICOS, SEUS APERFEIÇOAMENTOS E O INÍCIO DE SUA ABORDAGEM NO BRASIL. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL ANALISAR OS DADOS, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO, COM QUARTO PERGUNTAS PONTUAIS A RESPEITO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA INSERIDA. PORTANTO, É RELEVANTE OFERECER AO DISCENTE UMA FORMA SIGNIFICATIVA DE TRABALHAR COM O CDI, PARTINDO DE EXERCÍCIOS CONTEXTUALIZADOS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES CONCRETAS. ASSIM, A INCLUSÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS É UMA ALTERNATIVA EFICAZ PARA AUXILIAR O ESTUDANTE A SANAR AS POSSÍVEIS DÚVIDAS NO DECORRER DA DISCIPLINA E AO MESMO TEMPO TORNAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SIGNIFICATIVOS PARA OS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DO CÁLCULO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID987_06112020163145.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO MALICKA MUSIAU" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "musiau73@gmail.com" "autor_ies" => "EEEMTI ALEJANDRO YAGUE MAYOR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }